Pesquisar

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

25ª Bienal Internacional do Livro tem 1500 horas de programação em dez dias

Riselda Morais



     Conhecer um novo mundo a cada página, conhecer pessoas sem as ver fisicamente, voar sem ter asas, viajar o mundo sem sair de casa, caminhar sem movimentar as pernas e sonhar sem precisar dormir. O mergulho no mar da imaginação e a imersão no mundo do conhecimento acontece a cada capítulo, a cada página virada, a cada livro.
     Para quem gosta do universo literário, ler, assistir palestras, conhecer autores e até mesmo para aquelas pessoas que erroneamente dizem que livro impresso vai acabar, está sendo realizada entre os dias 03 e 12 de agosto, a 25ª Bienal Internacional do Livro. 
     Ocupando uma área de 75 mil m² no Anhembi, com investimento de 32 milhões, a feira realizada pela Câmara Brasileira do Livro, tem 197 expositores, com 291 autores nacionais e 22 autores internacionais, traz selos editoriais de todos os gêneros, 14 espaços culturais  e 1500 horas de atividades para todos os públicos, de crianças a adultos.
Multicultural a Bienal une entretenimento, conhecimentos sem fronteiras, inovação e muita literatura durante esses dez dias de atividades. 
     Durante os encontros e palestras, os leitores podem ter contato com os autores A.J. Finn autor de “A Mulher na janela” que vai virar filme e será apresentado pela Fox; Victoria Aveyard; o autor da série “ A escola do bem e do Mal” Soman Chainani; Yoav Blum; Lauren Blakely, Mario Sergio Cortella, Maurício de Souza, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Eva Furnari, Luiz Felipe Pondé, Fernanda Montenegro, Ziraldo, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gonçalves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leitão, Djamila Ribeiro, Lázaro Ramos, Marcelo D’Salete e os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon.
     O evento destaca o livro como principal fonte de conhecimento em meio aos milhões de canais de acesso a conteúdos de tecnologia. 
      Na área de negócios a feira trouxe este ano, a “1ª Jornada Profissional” com players nacional e internacional; o “InterLivro” fórum de discussões sobre o mercado editorial e “Papo de mercado” dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais de cadeia do livro como tendências e futuro do setor.
Para os adeptos do Cosplay (representar personagem a caráter) houve o 1º concurso de Cosplay com camarim especial para os participantes e um dia com entrada gratuita para os cosplayers caracterizados.
     A acessibilidade foi apresentada com a tecnologia quebrando barreiras e igualando as oportunidades para todas as pessoas. 
     Uma das formas de promover acessibilidade foi uma câmera acoplada a armação de óculos que transforma automaticamente, os textos dos livros e jornais em áudio. Outras formas que podem ser apreciadas é a narração de histórias em libras e deficientes visuais contando histórias para o público, áudio livros e livros acessíveis em múltiplos formatos.