Pesquisar

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Moedas que foram criadas especialmente para celebrar a Copa do Mundo

Riselda Morais





Desde sua primeira competição realizada no Uruguai em 1930, a Copa do Mundo organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), é realizada de quatro em quatro anos. A alegria toma conta das torcedoras e torcedores das 32 seleções que disputam o título dentro do país anfitrião e por um período de aproximadamente um mês, os  gritos de “é goooool,” “é campeão,” ecoam estádios afora.
A cada quadriênio, este gigantesco evento esportivo, acompanhado por bilhões de torcedores, ganha também álbuns de figurinhas com os jogadores, mascotes e também moedas comemorativas criadas especialmente para celebrar a Copa do Mundo.
As séries de moedas em homenagem as Copas do Mundo tiveram início na Copa da Argentina em 1978 e se mantem até hoje. As moedas podem ser vistas no Museu de Valores do Banco Central do Brasil.

Conheça as moedas criadas especialmente para homenagear as Copas do Mundo.

1978 - Copa da Argentina

Esta foi a primeira Copa em que foi criada a moeda em homenagem ao mundial, nele participaram 16 seleções. A série de moedas criada pelo Banco Central da República Argentina era feita em cobre, alumínio e níquel, traziam imagens de jogadores de futebol, de estádios e da logomarca da Copa de 1978: mãos alçando a bola-símbolo do evento e valores de 20 a 3.000 pesos.

1994 - Copa dos Estados Unidos

Pela primeira vez a Casa da Moeda dos E.U.A. usou nas moedas comemorativas um desenho comum, no verso das moedas havia inscrições gravadas com as expressões “Liberty” (Liberdade) com cada letra separada por uma estrela e “In God We Trust” (Em Deus Nós Confiamos). 

1998 - Copa da França

O Banco Central da França criou moedas em ouro e prata, sendo a primeira com temas alusivos a Copa, representações gráficas dos jogadores, bolas, campos de futebol e dos continentes e a segunda com alusões aos países ganhadores das edições anteriores da Copa do Mundo.

2014 - Copa do Brasil

O Banco Central do Brasil lançou nove moedas comemorativas,com tiragem máxima de cinco moedas, sendo uma de ouro com valor de face de R$ 10,00 com uma bola na rede no reverso e no anverso uma taça; duas de prata e seis de cuproníquel (liga metálica de cobre e níquel). Os dois modelos de prata tinham valor de R$ 5 com gravações de imagens em homenagem as cidades-sede dos jogos e da Fuleco, mascote da edição da Copa Brasil.

2018- Copa da Rússia

Para esta Copa, o Banco Central da Rússia lançou quatro moedas de prata, com valor de face de três rublos, que trazem no anverso imagens de monumentos instalados em cidades russas que estão sediando as partidas, Moscou, Novgorod, Samara e Vladivostok e no reverso a imagem de um jogador de futebol com uma bola. Lançou também uma moeda de metal não valioso de 25 rublos com a imagem do troféu da Fifa. 

Fonte: Banco Central.