Pesquisar

terça-feira, 6 de março de 2018

Cuidado Scammers: Mulheres protejam seus corações e a sua conta bancária!

Riselda Morais


Major General Harold Greene de Massachusetts, EUA faleceu em 5 de agosto de 2014 no Afeganistão tem sua foto usada em um perfil falso criado em 2016 com o nome de José William.
Lance Corporal Joshua Leakey das Forças Armadas Britânicas premiado com a Cruz de Victoria tem sua foto usada por scammers com o  nome Lance Walson.

    Os Scammers nada mais são do que golpistas virtuais, estelionatários virtuais, que vivem de dar golpes financeiros nas pessoas usando a emoção, os sentimentos e a solidão delas para lhes explorar financeiramente, tirar o máximo de dinheiro possível.
O golpe virtual romântico que é conhecido como “golpe do amor”, “golpe do eu te amo”, “golpe Don Juan” parte corações e esvazia contas bancárias de homens e mulheres em todo o mundo com falsas promessas de amor e casamento.
Tudo começa com uma solicitação de amizade, de um perfil falso, em uma rede social. Fazem-se passar por estrangeiros em boas condições financeiras e empregados em altos cargos. Geralmente usam fotos de perfil de pessoas bonitas, que realmente existem, que são idôneas e tem algum destaque na sociedade onde vive, porém, quem está por trás deste perfil não é a pessoa da foto e sim estelionatários virtuais, scammers, com planos bem arquitetados para aplicar o crime financeiro envolvendo a vítima emocionalmente. 
Começam conquistando a amizade, depois a confiança, passam a se dizer apaixonados, fazem proposta de casamento e anunciam que enviarão pacotes do exterior contendo presentes diversos, como óculos, bolsas, celulares, anéis de ouro para o ‘noivado’, documentos e, em muitos casos, dinheiro em espécie, dólares, libras ou euros.  
Pedem nome completo, número de telefone fixo, número de telefone móvel, endereço residencial e de e-mail para o suposto envio dos presentes via postal ou através de um viajante, chegam a enviar fotos dos pacotes, caixas ou envelopes e, a partir daí,  a quadrilha concretiza o golpe fazendo com que a vítima passe a fazer depósitos e mais depósitos usando as mais diversas mentiras, criando motivos e mais motivos para enganar a vítima, alegando que as mercadorias ficaram retidas na alfândega e só seriam liberadas após o pagamento de taxas e outros valores. 
Enquanto envolvem a vítima e a extorquem financeira e psicologicamente, os estelionatários virtuais sentem-se seguros por trás de seus computadores ou celulares, no conforto da certeza da impunidade, podendo estar no mesmo país, em outros países ou continentes, protegidos por lindos rostos de pessoas idôneas que sequer sabem que estão sendo usadas como ferramentas do crime.  Uma vez que a vítima cai no golpe passa a vivenciar seu prejuízo financeiro, sua dor, frustração e vergonha sozinha, seu dinheiro não é recuperado e o trauma psicológico passa a fazer companhia para toda a vida.
Entre as milhares de pessoas que já tiveram suas fotos roubadas para criar identidades falsas usadas para o “golpe do amor” temos:
O médico Steve G. Jones, dos EUA; 
Lance Corporal Joshua Leakey das Forças Armadas Britânicas premiado com a Cruz de Victoria por sua ação heróica no Afeganistão teve sua foto roubada e o perfil falso criado com o nome de Lance Walson; e o caso mais impressionante Major General Harold Greene de Massachusetts, EUA que faleceu em 5 de agosto de 2014 no Afeganistão, teve sua foto usada em um perfil falso criado em 2016 com o nome de Jose William.
Nos Estados Unidos, segundo informações do FBI, os golpes românticos são os responsáveis pelos maiores prejuízos financeiros de todos os crimes facilitados pela internet. 
O Centro de Queixas de Crimes na Internet do FBI informou ter recebido 15 mil denúncias de estelionatos românticos virtuais em 2017, um aumento de 20% em relação ao ano de 2016. 
Os prejuízos informados passam de US$230 milhões, mas o FBI avalia o valor real como sendo muito maior, estimando que apenas 15% desses crimes chegam a ser denunciados à polícia.
A Receita Federal do Brasil fez no ano passado, um alerta a população sobre o crescente número de vítimas do chamado “golpe do amor”. Muitas vítimas procuram o órgão para liberar bens vindos do exterior que supostamente estariam retidos no aeroporto.  
A Receita Federal do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, alerta que não exige pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente e todos os tributos aduaneiros administrados pelo órgão são recolhidos por meio Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).