Pesquisar

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Iniciadas as obras do Território CEU José de Anchieta, em Arthur Alvim

Por: Riselda Morais

Prefeito Fernando Haddad; Tereza Beatriz Ribeiro Herling; Luciana Penna; Maria do Rosário Ramalho;
Simão Pedro; Celso Jatene; Gabriel Chalita; José Roberto Mesquita; Evandro Maziero 
    O Prefeito Fernando Haddad anunciou nesta terça-feira (23), o início das obras do Território CEU José de Anchieta, sito a Rua José Balangio, 188 - Arthur Alvim. 
A Prefeitura de São Paulo através da  Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras - SIURB e da Secretaria Municipal da Educação deu inicio a execução da movimentação da terra para a execução das obras do novo CEU que terá um terreno com uma área de 42.219 m² e 9.700 m² de área construida.
Segundo Evandro Mazeiro, engenheiro da construtora alemã que construirá o CEU, a obra irá gerar cerca de 300 empregos diretos e 150 empregos indiretos.
O prefeito Fernando Haddad lembrou da concepção do Projeto CEU em 2001, cuja ideia inicial é ter cinema e Universidade dentro do equipamento e falou da importância da obra para a geração de emprego: “O Brasil inteiro está parando obras e nós estamos começando obras, porque a maneira de combater a crise e gerar emprego é com investimento, não recolhendo as armas no momento que o povo está precisando de você”, afirmou Haddad.
O CEU José de Anchieta será composto por 5 pavimentos de bloco vertical e 3 pavimentos esportivos, uma piscina externa de recreação e uma piscina infantil, bloco de vestiários para campo, novos acessos viários, paisagismo da área com criação de caminhos que interligarão o CEU ao Centro Estadual de Educação - CEE, entre os quais será criada uma praça pública. Segundo a SIURB o prazo da obra é de 12 meses e o investimento é de R$ 39,2 milhões.
O Secretário de Esporte Celso Jatene enfatizou a importância do CVC, do uso do campo pelos jovens de segunda a sexta-feira e dos adultos durante os fins de semana para os manter afastados das ruas. Quanto a reforma do clube Arthur Alvim, que ficará dentro do Território CEU para uso da comunidade Jatene declarou:“ Vamos pegar um espaço  já meio degrado e transformar em Esporte, lazer, educação, Núcleo de Cultura, Assistência Social, espaço para a terceira idade, Universidade e espaço para criança”.
Já o Secretário Municipal da Educação, Gabriel Chalita enfatizou o potencial dos jovens e a importância do acesso ao estudo e a universidade que funcionará também no CEU. “A educação sozinha já tem uma força impressionante e o CEU consegue trazer várias outras atividades conjuntamente para a família toda”, declarou Chalita.
O Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro que foi morador da Cohab I por 31 anos, lembrou que algumas pessoas queriam mudar de Arthur Alvim por não ter equipamentos públicos à disposição e declarou: “É a realização de um sonho dos moradores do bairro, não precisa mais mudar da Cohab, aqui nossos jovens, nossas crianças, vão ter equipamentos de qualidade”.
Também participaram do evento a Secretária Adjunta Tereza Beatriz Ribeiro Herling; Luciana Penna; Maria do Rosário Ramalho; Marcos Mendonça; Paulo Roberto Mourão; Secretário Municipal de Comunicação Nunzio Briguglio; Secretário Municipal de Serviços Simão Pedro; Secretário de Esportes Celso Jatene; Secretário da Educação Gabriel Chalita; Subprefeito da Penha José Roberto Mesquita; Engenheiro da Construtora Evandro Maziero e líderes comunitários, entre eles o Pastor e morador do bairro, Sr. Adão de 93 anos.