Pesquisar

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Gianni Infantino eleito presidente da FIFA

Riselda Morais



    Gianni Infantino foi eleito nesta sexta-feira (26) como o presidente da FIFA para o restante do mandato em curso até 2019 pelo Congresso Extraordinário da FIFA, realizada em Zurique. Ele foi eleito como o presidente da FIFA após o segundo escrutínio com 115 votos do total de 207 votos. 
Em consonância com os Estatutos da FIFA, o mandato do Gianni Infantino teve início após a conclusão do Congresso.
   No início do processo, foi confirmado ao Congresso que 207 associações membros da FIFA tinham direito a voto (as associações membros da Indonésia e Kuwait não puderam votar devido a suas respectivas suspensões). O candidato Tokyo Sexwale retirou-se da eleição depois de seu discurso no Congresso.
  Pela manhã o Congresso Extraordinário da FIFA aprovou um conjunto de reformas marco para a estrutura de governança da FIFA, incluindo as melhorias na governação do futebol mundial, uma clara separação de tomada de decisões comerciais e políticos, um maior escrutínio de altos funcionários e compromissos para as mulheres no futebol e os direitos humanos.
Resultados das eleições para o cargo de presidente da FIFA:

1ª votação:
SAR o Príncipe Ali Bin Al Hussein: 27 votos
Shk. Salman Bin Ebrahim Al-Khalifa: 85 votos
Jérôme Champagne: 7 votos
Gianni Infantino: 88 votos

2ª votação:
SAR o Príncipe Ali Bin Al Hussein: 4 votos
Shk. Salman Bin Ebrahim Al-Khalifa: 88 votos
Jérôme Champagne: 0 votos
Gianni Infantino: 115 votos
Gianni Infantino é um advogado suiço-italiano. Ele é Secretário-geral da UEFA e a partir de hoje, está também à frente da entidade máxima do futebol mundial, a FIFA, sucedendo Sepp Blatter.
                                                                                                                    Fonte: FIFA Media