Pesquisar

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Fortes chuvas causam três mortes, em um único dia, na Zona Leste de São Paulo

Riselda Morais



Na tarde de sábado (09/01), em um período de apenas três horas, chuveu na Zona Leste da capital, mais da metade do esperado para todo o mês de janeiro. 
   Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas de alta intensidade com volume de 148 milímetros, o que equivale a 57% do total esperado para o mês de janeiro, que é 268 milímetros, foram provocadas pelo encontro de uma área de instabilidade vinda do interior do estado com a massa de ar quente e úmida da zona leste da capital.
   A chuva provocou extravasamentos de vários rios e córregos, entre eles o Córrego Gemelinha, que deixou a Av. Bernardino de Brito da Fonseca intransitável; o Córrego Aricanduva, Lageado, Rio Verde, Itaquera, Água Vermelha, Imirim, entre outros.
   Pessoas que moram próximas aos rios tiveram suas residências prejudicadas pelos alagamentos, cerca de 2 mil casas no Jardim Helena, Vila Jacuí e São Miguel Paulista; 300 casas no Itaim e 1.500 casas em Guianases.
As chuvas também fizeram três vítimas na Zona Leste. 
   Um homem foi carregado pela enxurrada no Córrego Itaim, em Itaim Paulista.
    Um homem de 46 anos foi carregado pela enxurrada ao tentar ajudar uma senhora no Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista. 
Lucas Alisson Nakamoto, de 15 anos, foi arrastado pela enxurrada no Córrego Aricanduva. O jovem caiu no córrego Aricanduva, na altura da avenida Arraias do Araguaia, no Jardim Santa Terezinha, quando voltava do Shopping para casa com um amigo, a pé, por volta das 20h, a chuva aumentou e a vítima pulou o guard-rail para se proteger dos carros, escorregou e acabou caindo na água. 
As buscas pelo corpo tiveram início na tarde do sábado, continuaram por quarto dias, foi encontrado no início da noite desta terça-feira (12), às margens da Rodovia Castello Branco, em Osasco. Os familiares da vítima acompanharam o trabalho do Corpo de Bombeiros. 
   Lucas foi enterrado no Cemitério da Vila Formosa nesta quarta-feira (13).