Pesquisar

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A forma dos pés refletem a personalidade do indivíduo

Cada tipo de pé define traços de cada personalidade  e  pode revelar informações muito valiosas sobre sua saúde e seu estado de ânimo

Riselda Morais


  Características e traços de nossa personalidade podem ser reveladas através de diversas partes de nosso corpo e de nosso comportamento e com nossos pés não é diferente, especialistas afirmam que o formato dos pés e dos dedos representam um pouco da personalidade e segundo eles, quanto mais lindos os pés mais equilibrado é o seu dono. 
O estudo “Tus pies reflexo de tu personalidad”, publicado pelo holandês Imre Somogvi mostra que através da reflexologia se pode identificar as características de cada pessoa. 
Ainda segundo Imre, outro fator importante para detectar a personalidade através dos pés é observar o modo como cada pessoa pisa, como os coloca sobre o solo. 
Através destes simples detalhes podemos descobrir dados transcedentais sobre o caráter e a personalidade de um indivíduo. Por outro lado, o formato do pé geralmente influencia também no equilíbrio corporal e no jeito de andar permitindo que se perceba os detalhes ocultos que afetam e rodeiam uma pessoa.

Existem quatro tipos de pés que correspondem a quatro tipo de caráter, que determinam o jeito de ser de cada pessoa, as estatísticas apontam que o pé Grego, aquele em que o 2º dedo é o mais comprido que o 1º e os restantes vão diminuindo em relação a ele é o mais comum, seguido do pé egipcio, o maior é o 1º dedo ou o halux e os seguintes vão diminuindo progressivamente com 1/3 da população, depois o pé romano, aquele em que o 1º e o 2º têm o mesmo comprimento e vai diminuindo progressivamente e por último, o pé quadrado em que todos os dedos ainda poderão ter todos o mesmo tamanho com 10%, vamos conhecer os detalhes.

Os pés são diferentes na comparação do esquerdo para o direito e de pessoa para pessoa, se diferem em tamanhos e formatos, assim como os dedos são variados, mais compridos, mais curtos, mais fininhos ou mais gordinhos.
1 - Pé quadrado
Pé quadrado - “Giselle” ou “pé campesino”


O pé quadrado é um pouco áspero e o tamanho de cada um dos dedos, incluindo o dedão (polegar) é quase o mesmo, por conseguinte, a forma do pé é muito parecida com um retângulo. 
Este tipo de pé se denomina “Giselle” ou “pé campesino”, geralmente é característico aquelas pessoas que são muito analíticas, que gostam de pesar e examinar detalhademante todas as faces de um problema antes de tomar uma decisão, avaliar previamente os aspectos positivos e negativos  de cada ação a ser realizada. 
Essas pessoas são práticas, não se deixam influenciar e decidir por impulsos momentâneos e sim com base em princípios muito sólidos. São pessoas confiantes e seguras que sempre concluem aquilo que se propõem a executar.
2 - Pé Grego
Pé grego


Este pé se caracteriza porque o segundo dedo é mais alto, mais estreito, se projeta a partir do eixo do pé e se sobressai em relação aos outros  dedos. 

Neste caso, os dedos se separam, formando uma figura similar a de um triângulo.
Os que possuem este tipo de pé geralmente são pessoas muito ativas, atletas e de mente criativa, gostam de atividades e se entusiasmam muito facilmente, são muito hábeis em incentivar e motivar a todos que os rodeiam. 
Por outro lado, são pessoas muito impulsivas, algumas vezes, podem sofrer estresse excessivo e contagiar os que estão ao seu lado.

3 - Pé Comum ou Pé Romano

Pé comum ou pé Romano

Este tipo de pé é característico de uma pessoa com um corpo equilibrado e bem torneado, é típico de pessoas extrovertidas e de natureza sociável. 
Quem tem este tipo de pé sempre está disposto a aprender coisas novas e participar de experiencias intelectuais, estimulantes e inovadoras. Este tipo de pé é típico de viajantes, por isto as vezes os denominamos de “pé de ar“, são pés leves, harmonicos e proporcionais, o que lhes facilita ser aerodinâmicos. 
Os que têm esta forma de pé, adoram descobrir novas culturas, enriquecer-se com novos conhecimentos. O perigo é que são radicais, sua segurança e seu orgulho excessivo podem, em ocasiões, levá-los a ter comportamentos excentricos, o que lhes pode causar algum problema.

4 - Pé afinado ou pé Egípcio

Este tipo de pé tem uma forma alongada e apertado, em que todos os dedos se fundem e o dedão se estreita na parte superior. Este pé tem uma forma bastante delicada e sutil e denota uma pessoa sonhadora, com um espirito idealista. Também chamado de “pé de água”, este pé pertence aqueles que apreciam acima de tudo sua intimidade e vida privada, estão cheios de aspectos ocultos, com tendência a escapar da realidade. Se trata de pessoas que mudam de estado de ânimo com frequência e tendem a ser impulsivas e rebeldes frente aos convencionalismos da vida cotidiana.
        Segundo o estudo, a forma e o tamanho dos dedos dos pés e das unhas são um reflexo dos traços do caráter, por exemplo, os que têm pés pequenos amam a boa vida e gostam de ter trabalhos agitados, enquanto que aqueles que têm pés maiores tem caráter empreendedor, tem êxito nos negócios e novas empresas. 
Quando os dedos dos pés estão retorcidos refletem sinal de rendição, os dedos longos denotam ambição e dedos grandes simbolizam um alto grau de racionalidade. 
Imre Somogvi  afirma que, com ajuda da reflexologia podemos obter informações muito relevantes sobre a saúde de um indivíduo. 
“A massagem em algumas partes do pé cria estímulos nervosos que se transmitem diretamente ao cérebro e que causam uma sensação de bem estar. Através da massagem nos pés, se pode aliviar as dores, inclusive de quem sofre de problemas no abdomen, especialmente na região do estômago e intestino”, afirma.
Para analisarmos corretamente o formato dos pés, vamos olhar para o pé direito e contar os dedos da direita para a esquerda. Cada dedo tem um significado: 1. Confiança. 2. Amor. 3. Ideias e criatividade. 4. Afetividade. 5. Tristeza. 6. Alegria. 7. Desejo. 8. Atividade. 9. Apego. 10. Medo e insegurança.
- Dedo gordinho e duro significa vitalidade , disposição e entusiasmo e dedos murchos indicam bloqueios de emoções.
 - Dedos pontiagudos  expressam ansiedade, tensão e imaginação reprimida.
- Dedo arredondado indica que o indivíduo é amigável e diplomático.
- Protuberância no dedão, joanete indica que os desejos pessoais estão subordinados aos de outra pessoa.
- Dedo em forma de garra indica introspecção (dificuldade de falar de si mesmo), obsessividade e controlador.
- Harmonioso você coloca uma régua na diagonal e todos os dedos tocam a sua borda, indica pessoa equilibrada e estável.
- Dedão mais curto dificuldade de expressar sentimentos.
- Dedão grande demais pessoa faladeira, tagarela.
- Dedo sonhador, não tem contato com o chão, potencial para fugir da realidade, muita imaginação.
- Calosidade indicam frustrações e mágoas guardadas.
- Dedo desviado, se for em direção ao dedão significa que vive fazendo comparação do presente com o passado e se for em direção ao dedinho pressa em alcançar o objetivo e  viver o futuro.
Dedo de ponta quadrada pessoa inflexível e que não age com tato, se os outros se incomodarem azar o deles.
- Dedo torcido novas atitudes, está procurando um novo rumo.
- Dedos retraídos indica que é dominador e manipulador.
- Dedos separados distancia afetiva da família.
- Dedo escondido por baixo do outro dificuldade de expressar sentimentos.
- Dedo grande demais em relação aos outros: Esse dedo maior mostra que você se desenvolveu mais numa certa área. 
Se é o dedo do desejo ou da vontade que supera o tamanho dos outros, indica que é determinado para conseguir o que quer. Se for o dedo da tristeza que está acentuado, pode ter uma tendência à melancolia.