Pesquisar

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Diabetes, a doença silenciosa que atinge 9 milhões de brasileiros

Por: Riselda Morais



   Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que 6,2% da população brasileira adulta, o correspondente a 9 milhões de brasileiros de ambos os sexos,  são portadores do diabetes. 
A doença já atinge  7% ou 5,4 milhões de mulheres, enquanto os homens apresentaram uma menor proporção, 5,4%  que corresponde a 3,6 milhões de homens diabéticos. Quando se trata de faixa etária a prevalência aumenta de acordo com a idade, ou seja, maior a idade, maior o índice de portadores. A maior incidência (19,9%) apresentou-se, segundo a PNS, entre pessoas com idade entre 65 e 74 anos. Seguidos de pessoas com idade entre 60 e 64 anos com 14,5% de portadores. A menor incidência apresentada foi entre pessoas na faixa etária de 18 a 29 anos em que apenas 0,6% das pessoas são portadores do diabetes.
O diabetes é uma doença crônica metabólica que pode ser hereditária ou adquirida caracterizada pelo aumento de glicose no sangue. O diabetes surge quando o pâncreas deixa de produzir, em quantidade suficiente para o organismo, a insulina,  hormônio que é responsável pela redução da glicemia, ao permitir que o açúcar que está presente no sangue penetre nas células e se transforme em energia. Quando não tratado, o diabetes pode provocar outras doenças como a cegueira, infarto, Acidente Vascular Cerebral, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e até a amputação de membros. 
Os tipos de diabetes mais comuns são  1, 2  e o gestacional.
- Diabetes tipo 1 ou insulinodependente - o  paciente necessita de aplicação de injeções diárias de insulina, porque seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é insuficiente.
 - Diabetes tipo 2 - o organismo produz insulina normalmente, porém o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo da doença atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso.
 - Diabetes gestacional -  as taxas de glicose do sangue durante a gravidez são elevadas, principalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto. É recomendado que mulheres que tiveram casos de diabetes gestacional façam controle das taxas nos anos posteriores à gravidez.
   Praticar atividade física diariamente, exercícios aquáticos como natação, hidroginástica ou aeróbios como a corrida ou caminhada pode controlar os níveis glicêmicos e ajudar no controle da doença. 
   Os portadores do Diabetes têm direito a 6 medicamentos de graça, fornecidos pelo Ministério da Saúde através do programa Farmácia Popular.
   Segundo informações do Ministério da Saúde, o paciente pode retirar o produto em qualquer um dos 34,5 mil estabelecimentos do programa, sendo 532 da rede própria do SUS e 33,9 mil farmácias particulares credenciadas. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.