Pesquisar

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Canil da PM completa 65 anos, com 294 cães treinados à serviço da população

                                                                                                                    Foto: Divulgação/SSPSP



   O Canil da Policia Militar do Estado de São Paulo completa 65 anos de serviços oferecidos à população, com 294 cães treinados em todo o Estado. 
    A solenidade de aniversário foi realizada na manhã desta terça-feira (29), na Associação dos Oficiais da Policia Militar (AOPM), no Tremembé, zona norte da Capital e contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que recebeu medalha de alusão. O Secretário agradeceu a PM, comandantes, oficiais e praças, pelo trabalho, competência e lealdade nesses nove meses de gestão, em que diminuiu a criminalidade. “Tenho alegria e satisfação em receber essa honraria. É muito importante relembrar a história da PM e do Canil, este importantíssimo instrumento de combate à criminalidade, às drogas, ao narcotráfico e também de auxílio à vida nos resgates”, declarou o Secretário.
   No Canil Central, unidade subordinada ao 3º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) “Humaitá”, são 52 cães treinados de nove raças diferentes, entre elas, pastores alemães, belgas e labradores, no local trabalham 120 agentes que contam com 24 viaturas. No total a Polícia Militar conta com 23 canis setoriais.
   Para ingressar no canil, os animais passam por testes comportamentais, morfológicos e genéticos. Os cães selecionados passam por um treinamento que dura de um ano a um ano e meio, em média. Eles trabalham até os oito anos e, após a aposentadoria, são encaminhados para adoção. Nesse processo, tem prioridade o PM que trabalhou por mais tempo com o cão.
   Este ano, os cães do Choque participaram de oito buscas e capturas, 93 varreduras antibombas e 131 procuras de drogas. O efetivo da unidade prendeu 72 pessoas em flagrante e abordou outras 6.206, além de ter fiscalizado 1557 carros e motos. De janeiro até agora, foram apreendidos 8,5 quilos de maconha e 9 kg de cocaína.