Pesquisar

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Caos na Vila Matilde devido ao uso irregular de vias públicas

Alunos da FAATESP transformam a Rua Gil de Oliveira em estacionamento impedindo os veículos estacionados nas vagas de 45º da praça do metrô e nas garagens de saírem

Riselda Morais



Os usuários do Metrô Vila Matilde que deixam seus veículos estacionados, nas vagas de 45º na  praça do Metrô, enquanto vão trabalhar estão sendo pegos de surpresa na volta para casa ao se deparar com um verdadeiro caos na Rua Gil de Oliveira. 
Os alunos da Faculdade FAATESP, no número 91, invadem a via pública com seus veículos, especialmente no horário das aulas noturnas, impedindo que os veículos estacionados regularmente saiam e que os moradores entrem ou saiam de suas garagens.
“Deixo meu carro estacionado aqui para pegar o metrô e ir trabalhar, todas as noites é este transtorno, ontem tive que esperar as aulas acabarem para poderem liberar meu carro, hoje está ainda pior”, declarou Marcos indignado.
O uso indevido do espaço público  é uma rotina na Rua Gil de Oliveira, os estudantes não respeitam nem mesmo os moradores, estacionam em frente as garagens e no meio da rua, são carros e motos estacionados em locais irregulares e proibidos, uns deixam o número do celular no painel e outros simplesmente largam o carro lá, tirando o direito de ir e vir dos outros. “Já aconteceu de baterem em meu carro ao sair e ainda me agredirem”, diz um usuário das vagas de 45º que estava com seu veículo prezo pelo caos.
Segundo o morador José Adalir Ervas a situação fica ainda mais complicada para seu sobrinho que é médico e muitas vezes não consegue tirar seu veículo da garagem para atender emergências. “Muita aglomeração, muito movimento que prejudica nossos destinos, ocasionam muitos problemas e se não solucionar agora teremos outros problemas posteriores, nós estamos cansados, não gosto... não gosto”, desabafa o Sr. José e conclui: “Queremos saber onde reclamar, queremos que tomem providencias para evitar esta série de problemas, é melhor evitar antes de lamentar”.
Outros moradores não suportaram a desordem na rua e colocaram sua casa a venda e algumas foram vendidas para a própria faculdade que está ampliando seu espaço.
Os moradores e usuários das vagas de 45º declaram já ter ligado para a Polícia Militar através do número 190 e foram orientados a ligar para a CET no número 1188, mesmo ligando  várias vezes, a Companhia de Engenharia de Tráfego ainda não enviou seus agentes ao local. A Assessoria de imprensa da CET foi contactada para esclarecer mas até o fechamento desta edição não se pronunciou.
Em nota, a FAATESP declarou ter conhecimento do uso indevido da alça de retorno da Rua Gil de Oliveira como estacionamento de carros e motos no horário das aulas noturnas e que repudia veementemente esta prática e diz que de maneira nenhuma incentiva que os alunos parem os carros, de forma irregular, atrás de outros veículos que estejam estacionados nas vagas de 45º ou mesmo na frente de garagens de casas vizinhas, lembra que cabe aos órgãos públicos a fiscalização e que compete a eles tomar as medidas cabíveis e necessárias.