Pesquisar

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Inaugurada Unidade Básica de Saúde Integral do Jardim Maringá/Talarico

Unidade apresenta novo modelo de funcionamento e atende de segunda-feira à sábado

Riselda Morais
Com novo modelo, Unidade realizará atendimento a demanda espontânea e de
consultas agendadas

Secretário Municipal de Saúde José de Filippe Junior e o Secretário Municipal de Esportes Celso Jatene
 “A gente tá, mais ou menos, há uns 8 anos numa luta direta junto ao Ministério
 Público para implantar essa UBS", afirma Chiquinho




Entidades recorreram ao Ministério Público para implantar UBS

Foi inaugurada nesta terça-feira (17/09), às 10 horas, a UBS Jardim Maringá/Talarico. A unidade está localizada na Rua Muaná, 214 em Jardim Maringá, no Distrito da Vila Matilde e apresenta um novo modelo de funcionamento, com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 14 h, realizando todas as atividades oferecidas durante a semana. 
A UBS conta com uma equipe de 120 profissionais de saúde com atendimento em especialidades clínicas como ginecologia e obstetrícia, pediatria, psicologia e assistência social, enfermagem, entre outras e realizará o atendimento da demanda espontânea, pessoas que buscam o atendimento sem horário prévio além do atendimento agendado. Conta também com trinta e seis agentes comunitários de saúde, equipe multidisciplinar de atendimento domiciliar e atendimento estratégico de saúde da família.
O Secretário Municipal de Saúde José de Filippe Junior informou que dentro deste novo modelo, além do atendimento sem consulta marcada e com atendimento agendado há ainda o departamento de Regulação que realiza os encaminhamentos para outros especialistas e para a realização de exames e o prontuário eletrônico que facilitará o acesso aos resultados dos exames e ao histórico médico e de atendimentos recebidos pelo paciente em outros equipamentos de saúde. “Com o prontuário eletrônico, temos no computador os exames feitos nos laboratórios que precisavam vir em papéis antes, agora no sistema que nós  implantamos, põe o número do cartão SUS, ele pega os dados de outros lugares e traz para o médico se você passou por alguma emergência, por um AMA “, enfatizou Filippe.
O Secretário Municipal de Esportes, Celso Jatene, lembrou que acompanhou a luta da comunidade para a implantação da UBS e da creche da região enquanto vereador. “Começamos com o abaixo assinado da luta da creche que levou 6 anos e começamos o abaixo assinado da luta da UBS” lembrou Jatene e agradeceu a José Maria, Secretário Adjunto da PMSP do último mandato, por segundo ele, “colocar a UBS nos trilhos, com as primeiras emendas, foram 2 anos de emendas”, informou e acrescentou: “Quando um homem público, tem espírito público, a gente não pode deixar de lembrar”.
  A luta da comunidade para implantar a UBS Jardim Maringá teve inicio no ano de 2000, sem respostas dos Órgãos Públicos, em 2008, líderes comunitários e cerca de 25 entidades recorreram ao Ministério Público solicitando providências. A implantação foi aprovada em 2010 e só agora inaugurada a Unidade.
“Esta comunidade do Maringá e Talarico merece tudo que tem e muito mais, porque é uma comunidade que se une e luta independentemente do vereador, do partido, que sabe lutar pelo que quer, sabe conquistar as coisas pela luta”, observou Celso Jatene.
Para Francisco de Assis Timóteo, o “Chiquinho“, o resultado fez valer a pena os anos de luta e esta é apenas uma, das muitas melhorias que as entidades buscam para a região. “A gente tá, mais ou menos, há uns 8 anos numa luta direta junto ao Ministério Público, unindo todas as entidades, para através da união nos fortalecer e trazer esse benefício”, afirmou Chiquinho que é um líder comunitário atuante, participa do Conselho Participativo, do Conselho do Meio Ambiente e do Conselho de Saúde, além de realizar várias ações sociais dentro da comunidade.