Pesquisar

terça-feira, 2 de julho de 2013

UNIFESP inaugura Centro Médico de Excelência a FIFA na Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física do Departamento de Ortopedia e Traumatologia

Centro está aberto a todos os times, nos diferentes níveis, com ênfase especial aos esportes de alto rendimento.

Riselda Morais



José Auricchio Junior - Secr. Esportes do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Lopes - Diretor da Escola Paulista de Medicina, Soraya Smaile - Reitora da Universidade Federal de São Paulo, Moisés Cohen - Coordenador do Centro FIFA-UNIFESP, Prof. Dr. Jiri Dvorak, Chefe do Escritório Médico da Fifa e Presidente do F-Mark


Autoridades assistem vídeo ao lado de Campeões como Clodoaldo, Basílio, José Elias, Nenê e Zetti.


Foi realizada nesta segunda-feira (01/07), no Anfiteatro Leitão da Cunha, sob a apresentação de Fabiana Scaranzi, a Cerimônia de Abertura Oficial do Centro Médico de Excelência da FIFA na Disciplina de Medicina Esportiva e Atividade Física do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. 
Aos 80 anos de vida, a Escola recebeu creditação da FIFA com um dos seus Centros, o credenciamento foi concedido por 5 anos, depois de rigoroso processo seletivo, a instituição  ainda terá que apresentar relatório anualmente. 
O objetivo do F-MARK é o desenvolvimento de uma base científica para proteger a saúde dos jogadores e promover o futebol como atividade de lazer saudável. Com estrutura completa, contando com ambulatórios, centros cirúrgicos e reabilitação, no centro, os atletas, jogadores e suas equipes vão encontrar uma equipe de especialistas de diferentes ramos para cuidar de sua saúde e garantir seu bem estar. 
A reitora da UNIFESP, Soraya Smaile enfatizou a importância do Campus, que é o maior no Estado em número de alunos na graduação, programas de pós-graduação e de extensão. “Nós temos aqui hoje, a honra de sediar este Centro de Excelência, que certamente trará bastante conhecimento para nossa Universidade, nos propiciará desenvolver a pesquisa e o conhecimento por meio dessa parceria tão prestigiosa“, afirmou Soraya.
O Coordenador do Centro FIFA-UNIFESP, Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Moisés Cohen, lembrou o incrível poder que o futebol tem de transformar beneficamente a vida das pessoas e da sociedade, voltou a origem em 26 de outubro de 1863, na Inglaterra quando o futebol foi criado e aos poucos foi se tornando organizado, até que em 21 de maio de 1904 foi fundada a FIFA, hoje, a entidade máxima do futebol mundial. 
“No momento em que a violência tornou-se banal na sociedade em geral, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social ao tirar crianças e adolescentes das ruas, ajuda na prevenção e no combate as drogas e a violência, contribuindo para a promoção da saúde e da própria segurança pública“, enfatizou Dr. Moisés.
Segundo o Dr. Moisés, a prática do futebol melhora a autoestima e o rendimento laboral, além da inclusão social, o futebol ainda proporciona inúmeros benefícios a saúde humana, atuando na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras doenças. 
“Não há dúvida que o futebol pode ser adotado como forma de melhorar a convivência na sociedade e na promoção da paz social“, enfatiza.
Durante palestra o Prof. Dr. Jiri Dvorak, Chefe do Escritório Médico da Fifa e Presidente do F-MARK apresentou campanhas realizadas com atletas brasileiros e internacionais, dados sobre programas desenvolvidos e estudos sobre incidência de lesões nos atletas, temperaturas de gramados e condições de jogos e ofereceu simbolicamente uma maleta que contém um kit que poderá ser oferecido para cada uma das equipes durante os jogos por um custo de 3 mil dólares cada.
O Secretário Estadual de Esportes, José Auricchio Junior, falou sobre os excelentes resultados obtidos pelo Centro de Medicina de Excelência a FIFA do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da USP, que já suporta o novo sistema, incentivado pelo Governo do Estado e supervisionado pelo Dr. Moisés e referiu-se e cada atleta que passa pelo Centro como cidadão. 
”No momento não se discute tanto o legado que a Copa, enfim, a prática que os grandes eventos esportivos vão deixar ao nosso País, absolutamente valoroso no ponto de vista de qualidade que se traz a sociedade paulista e sociedade brasileira, do investimento do retorno direto do cidadão”, diz Auricchio.
Compuseram a mesa o Prof. Dr. Jiri Dvorak, Chefe do Escritório Médico da Fifa e Presidente do F-Mark; Soraya Smaile - Reitora da Universidade Federal de São Paulo; Antonio Carlos Lopes - Diretor da Escola Paulista de Medicina; Moisés Cohen - Coordenador do Centro FIFA-UNIFESP, Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia; Celso Jatene - Secretário de Esportes da Cidade de São Paulo e José Auricchio Junior - Secretário de Esportes do Estado de São Paulo.
Também estiveram presente o Prof. Rubens Belfort - Presidente da SPDM - Academia Brasileira de Oftalmologia; Prof. Flávio Faloca - Presidente da Sociedade Brasileira  de Ortopedia e Traumatologia; Prof. Marcos Esner Musafir- Presidente do Instituto Nacional de Traumato e Ortopedia; Federação Paulista de Futebol  - Dr. Jorge Pagura e Dr. Jaime Franco. Vereadores: Gilberto Natalini; Marco Aurélio Cunha e Orlando Silva. Campeões: Clodoaldo, Basílio, José Elias, Nenê e Zetti. Coordenadores do Centro de Excelência da UNIFESP - Dr. André Padrinelli; Dr. Arnaldo Ernandes. Coordenador do Centro de Excelência FIFA de Brasília - Dr. Paulo Lobo e o Diretor do Núcleo de Auto Rendimento Dr. Irineu Loturco além de jornalistas de rádios, TVs e Jornais.