Pesquisar

terça-feira, 12 de março de 2013

AACD Móoca conta com empresários e moradores da Zona Leste para captação de recursos

Por: Riselda Morais

Unidade atende crianças de até 14 anos e precisa de reforma na área de Hidroterapia e Fisioaquática para melhor atender

Unidade AACD Moóca tem 14 anos e precisa de recursos para
 realizar reforma e manter os serviços gratuitos oferecidos

As crianças recebem tratamento até a adolescência em um
 processo de acompanhamento permanente

Gerente Adm. de Unidade, Luiz Antonio Alve e Coordenadora de  Voluntariado, Célia no Bazar

“Nosso trabalho aqui é tentar dar um pouco mais de independência para a criança,
 dentro do quadro que ela apresenta”, diz Renata,  Coordenadora do setor de Fisioaquática.



A Unidade Moóca da AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente tem, em 2013, o desafio de reformar o setor de Hidroterapia (piscinas, banheiros, áreas molhadas) para melhor atender as crianças com necessidades especiais e, para realizar este trabalho precisa contar com recursos doados por empresários e moradores da Zona Leste. A unidade oferece tratamento a nível ambulatorial nas especialidades de Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Clínica, Fisiatria, Ortopedia, Pediatria, Fisioterapia e Odontologia, mas é na parte de Hidroterapia e Fisioaquática que precisa de mais atenção. 
Segundo a Coordenadora e Supervisora do setor de Fisioaquática, Renata, responsável pela Agenda de atendimento de pacientes e pela Organização do Setor - estrutura física, administrativa e coordenação das meninas - a estrutura física, principalmente dos banheiros precisa ser adaptada para que o atendimento seja melhor realizado, uma vez que o objetivo é oferecer mais qualidade de vida e uma recuperação mais rápida para as crianças, cujo número de atendidas aumentam a cada dia. “Nosso trabalho aqui é tentar dar um pouco mais de independência para a criança, dentro do quadro que ela apresenta. A gente quer que ela ganhe em alguma coisa, sabe..., se a criança não faz nada, então vamos ver se ela consegue rolar; se ela consegue sentar; se ela consegue ficar em pé; se ela consegue simplesmente tocar em você e te dar um abraço, isso pra gente já é um ganho, é o que a gente busca “ declara Renata demonstrando amor pelo trabalho que realiza e ressalta a importância de orientar a família para que ela saiba como lidar com a criança especial em casa. “Ter uma criança com necessidade especial em casa, não é fácil, então a gente aqui, acolhe muito a família, dando orientação, para que ela saiba no dia-a-dia como cuidar dessa criança, porque o que fazemos aqui é o insite inicial, precisamos da família também“, afirma.
  A AACD conta com 16 unidades, sendo 4 na capital paulista, com 2.500 funcionários e 1560 voluntários, realiza cerca de 7.000 atendimentos a crianças, adolescentes e adultos por mês, sendo que deste total, 120 funcionários e 180 voluntários são responsáveis por 650 atendimentos por dia, só na unidade Moóca. 
Há 62 anos oferecendo tratamento especializado gratuito, a instituição oferece a pessoas portadoras de deficiência, através de equipes especializadas e multidisciplinar, o tratamento mais adequado no menor espaço de tempo possível nos casos clínicos de: Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Lesão Encefálica Adquirida Infantil e Adulto, Mielomeningocele, Malformações Congênitas, Amputados, Doenças Neuromusculares e Poliomielite.
Referência em tratamento para pessoas especiais, a AACD atua com as especialidades médicas: Cardiologia, Cirurgia de coluna vertebral, Cirurgia de mão, Cirurgia pediátrica, Cirurgia plástica, Dermatologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Genética, Infectologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Urologia, além de Assistência Social, Bioengenharia, Enfermagem, Engenharia Clínica, Nutrição, Odontologia, Ortóptica, Setor escolar, Técnicos em Radiologia, Órteses e Prótese, Esporte adaptado, Programa Trabalho Eficiente e as Terapias: Arte-reabilitação, Fisioterapia, Fisioterapia aquática, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Pedagogia, Psicologia, Reabilitação desportiva e Terapia Ocupacional. “A AACD é uma instituição de vanguarda no tratamento e na reabilitação de pacientes amputados, desmembrados por acidentes, violência urbana, nascimento, vascular e algumas vezes  Mielomeningocele, desde o ano passado está tratando Esclerose Múltipla e Parkinson e a unidade Moóca é bastante completa no atendimento, ela oferece as mesmas especialidades que nós praticamos na central, é uma unidade bastante capacitada”, afirma a Coordenadora de Captação de Recursos da AACD, Lívia Westin.
Segundo o Gerente Administrativo da Unidade Moóca, Luiz Antonio Alves, o objetivo é atender aos pacientes de toda a região, qualquer pessoa que precise de cuidados especiais e venha com um diagnóstico, após passar por triagem, será avaliado por equipe especializada em sua deficiência para ser atendido da forma mais adequada na instituição. “Para que isto aconteça, precisamos ter profissionais adequados e recursos para cuidar”, afirma.
Funcionando em uma área de aproximadamente 1850 m² de área construída, sito a Rua Taquari nº 549, dentro do Pátio da Subprefeitura e em frente a faculdade São Judas, no bairro da Moóca, esta unidade da AACD atende em dois turnos - divididos entre o período das 07:30 as 18:20 hs e oferece também, o serviço de Psicopedagogia para 30 alunos, divididos em 4 salas de aula, com 1 professor, 1 voluntário e 1 ajudante em cada sala, deixando os alunos aptos a entrar na 5ª série em qualquer escola. Uma das preocupações de Luiz Antonio é quanto ao índice de falta nas Terapias que ele considera alto: “Temos um índice de falta em torno de 18% e o grande motivo é o transporte, a dificuldade de locomoção, a gente procura facilitar, tem uma perua da AACD que faz o transporte gratuito, sai do metrô Bresser e vem até a AACD Moóca durante todo o dia e o mês inteiro“, explica.
Outra opção para facilitar o transporte é o  Serviço de Atendimento Especial - ATENDE oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo que pega a criança em casa, gratuitamente, leva para a terapia e deixa-a em casa outra vez. A unidade conta também com um Bazar, que funciona das 8:00 hs às 17:00 hs, com a ajuda de voluntários e doações que vão desde roupas usadas em bom estado, até eletrodomésticos e utilidades domésticas onde tudo que é arrecadado é revertido para as terapias das crianças. “Para ser voluntário, a pessoa tem que ter mais de 18 anos e 4 hs semanais disponíveis, pode nos ligar, fazemos uma ficha e uma dinâmica para ver onde melhor se encaixa “, esclarece a Coordenadora do Voluntariado, Célia.
“Todo voluntário passa por uma avaliação, não  de suas competências técnicas, mas de seu perfil, para que ele possa ser encaixado na AACD, onde sinta-se bem, o lado humano, porque é justamente isso que ele faz... dá apoio humano“, explica Luiz.
Tão importante quanto o voluntariado para a AACD, são os recursos que chegam através de parceiros e mantenedores e tornam todo esse atendimento gratuito possível, por isto, a Unidade Moóca, inaugurada há 14 anos, precisa que abracemos sua causa. 
Segundo Livia, o mantenedor pode doar regularmente, mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. “Destinamos os recursos para as Terapias, as reformas, para as coisas que vão ficando obsoletas e precisamos acompanhar..., por exemplo, as crianças vão crescendo e as cadeiras não as comportam mais, precisamos dar continuidade“ enfatiza Lívia e acrescenta “eu brinco que as crianças entram crianças e saem adolescentes e a gente não as abandona no meio do caminho, fazemos o atendimento, o processo inteiro e esse processo requer um acompanhamento permanente, é nisso que a gente precisa dos mantenedores“.
Luiz lembra que a Zona Leste é uma região grande na área têxtil e de produtos, que tanto a Pessoa Física quanto a Jurídica pode contribuir para este trabalho continuar. “Os empresários que tenham lotes que não vão usar, seja por pequenos defeitos ou por ser de uma coleção passada e queira nos doar para transformarmos em recursos ou queiram contribuir com a realização de nossa obra, em parte ou no todo, podem procurar a Ineida no telefone (11) 2081-6192“, diz.