Pesquisar

terça-feira, 31 de julho de 2012

Pista de Caminhada da Gamelinha recebe equipamentos para atividade física e iluminação


Por: Riselda Morais

Nova pista de Caminhada Gamelinha


Para sair do sedentarismo, manter a forma, perder peso, tonificar os músculos e reduzir os riscos de doenças cardíacas o exercício mais eficaz ainda é uma boa caminhada, que pode ser feita ao ar livre e com custo zero, na pista de caminhada Gamelinha, que acaba de passar por uma reforma com estrutura de qualidade e uma iluminação que proporciona fazer caminhada noturna com segurança.
Criado por iniciativa da população que, aos poucos, foi plantando diversos tipos de espécies nas margens do Córrego Gamelinha e utilizando-as simultaneamente para caminhada, o Corredor Verde, sito a Av. Dr. Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, Zona Leste, passou a ser usado diariamente por centenas de pessoas para a prática de esporte. 
O Corredor Verde tem cerca de 3,8 km² de  extensão, vai da Radial Leste (Av. Conde de Frontin) na Vila Matilde até a Avenida Itaquera, com 25 metros de largura, onde podem ser encontradas diversas espécies de plantas silvestres e mais de 60 espécies de  árvores frutíferas, entre elas mangueira e goiabeira. As margens do poluído córrego Gamelinha pode-se também observar aves das espécies Sabiá-Laranjeira, Sabiá-do-Campo, Beija-Flores, Pardais, Pombos Domésticos, Rolinhas, Ben-te-vis e Sanhaço-Cinzento, entre outras.
A pista de caminhada tem aproximadamente 1.260 m² de pavimentação que antes da reforma encontrava-se em mal estado, quebrado pelas raizes das árvores, com arbustos altos e escura, o que tornava o lugar perigoso.
Mais uma vez a população se mexeu, fazendo abaixo assinado e encaminhando para a Subprefeitura Penha, tendo sido o último, entregue em outubro de 2011. Em 13/04 o Vereador Toninho Paiva, acompanhado do chefe de gabinete da subprefeitura Penha Ricardo Andreoli e o Engenheiro Angelo Vilano estiveram no local e prometeram o término da reforma para 90 dias.
A pista de caminhada, está localizada no trecho entre as Ruas Dr. Ulisses de Coutinho e Fernão Albernaz, um trecho de aproximadamente 450 m² recebeu uma excelente estrutura, pista dupla com nova pavimentação e rampa de acessibilidade para portadores de necessidades, pequenos canteiros com plantas ornamentais, bancos, 3 jogos de barras fixas e 2 jogos de academia para a terceira idade e lixeiras. A nova iluminação conta com 30 postes e 60 lâmpadas de 100 watts que proporcionam fazer caminhadas noturnas com segurança.
Para os irmãos Airton e Luzia, que frequentam o corredor verde há mais de 10 anos, a reforma saiu melhor do que o reivindicado. “Eles fizeram mais do que pedimos, havíamos solicitado nos abaixo assinado apenas à reforma da pavimentação que estava trincada porque as árvores levantaram o piso e a iluminação“, diz Luzia.
Já Airton, lembra que além da atual reforma, é importante que a pista receba manutenção. “A iluminação ficou muito boa, ficou excelente, precisávamos mesmo de uma pista dessas, mas é importante que seja feita a manutenção“, enfatiza Airton.

Avenidas Itaquera, Líder e Aricanduva ganham faixas exclusivas de ônibus

Por: Riselda Morais


Zona Leste é a região mais beneficiada com faixa exclusiva

Nem todos os motoristas respeitam a faixa, ônibus circulam nas
 outras faixas e veículos pequenos invadem a exclusiva na Líder


Faixa exclusiva à direita torna percurso mais rápido






Andar nos ônibus das linhas que trafegam pelas avenidas Aricanduva, Itaquera e Líder, na Zona Leste da capital paulista, ficou mais rápido em cerca de 15% depois que a Prefeitura implantou  37.3 km  de faixas exclusivas de ônibus.
 As vias voltadas ao transporte público, exclusivas como corredores à direita, têm o espaço delimitado por tachões, a sinalização de chão reflexivo. 
  Foram implantados 12,4 km de corredor nas avenidas Líder e Itaquera; 5,9 km na Aricanduva, entre a praça Júlio Colaço, próximo a Radial Leste e a Avenida Itaquera e mais 19 km também na Av. Aricanduva entre  a Avenida Ragueb Chohfi e a Avenida Itaquera. 
Os dois novos trechos de corredores à direita da Avenida Aricanduva, com extensão total de 24,9 foram implantados  na segunda-feira (30/07) pela Prefeitura  Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes, SPTrans e da CET, somando-se os novos trechos aos já existentes, a Avenida Aricanduva conta com 50,1 km de faixas exclusivas.
As faixas funcionam de segunda a sexta-feira, o horário de restrição para os demais veículos é  das 6h às 20 horas, nos dois sentidos, a fiscalização será feita  através de radares e a multa para veículos ou caminhões que  desrespeitarem e entrarem na via é de R$127,69  mais 5 pontos na CNH.
As faixas são  de tráfego exclusivo  das 27 linhas que operam na região, com uma frequência de 165 ônibus por hora  e fazem o transporte diário de cerca de 220 mil passageiros.
Serão implantados um total de 68,5 km de vias exclusivas em importantes regiões da capital, a maior parte beneficia a Zona Leste. Na radial leste, por exemplo, a velocidade média dos ônibus aumentou nos dois sentidos, em 26% e diminuiu o tempo do percurso em 15 minutos. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Marcha para Jesus reuniu mais de 1 milhão de pessoas

Por: Riselda Morais




O tempo contribiu com um lindo dia sol. Os evangélicos realizaram neste sábado (14/07) a 20ª Marcha para Jesus na zona norte da capital. O evento que reuniu mais de 1 milhão de  fiéis adorando a Jesus, teve seu inicio com uma oração de agradecimento, pedindo proteção e as bênçãos do Senhor. Por volta das 14hs, a Marcha que contou com 15 carros de som, chegou a praça Campos de Bagatelle onde os fiéis assistiram a 34 shows musicais de artistas e bandas. No palco montado na praça Heróis da Força Espedicionária, apresentaram-se das 12 h as 21h30m, Aline Barros, Diante Do Trono, Thalles Roberto, Cassiane, Jamily, André Valadão, Kleber Lucas, Eyshila, Lázaro, Soraya Moraes, Regis Danese, Fernanda Brum, Bruna Karla, Davi Sacer, Asaph Borba, Ao Cubo, Renascer Praise, Jotta A, DJ Alpiste, Mariana Valadão, Lauriete, Tempero Do Mundo,Carlinos Félix, Liz Lanne, Talita Pagliarin, Scooby, Katsbarnea, Banda Inesquecível, Asaph Hernandes, Banda Baque, Onix 46, Banda Dopa, Pedras Vivas, Som E Louvor. A Marcha para Jesus começou em 1987, em Londres, e se espalhou pelo mundo, nesta edição 2012, mais de 170 países acompanharam o evento que tem como lema: Reinando com Jesus.  Segundo dados do Censo divulgados no fim de junho, o número de evangélicos cresceu de 15% para 22% em dez anos, enquanto o de católicos caiu de 74% para 65%.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pizza, uma opção rápida e saborosa

Por: Riselda Morais


   
De todos os tipos, de todos os sabores, doces, salgadas, com uma infinidade de combinações que servem como prato principal e sobremesa, no fim de semana, no encontro com os amigos, na festa de confraternização ou aquele pedaço amanhecido no café da manhã, ela é sempre saborosa  e  a opção mais prática e rápida para saciar a fome.
    A pizza é parte obrigatória em nosso universo gastronomico e um dos pratos mais apreciados na capital paulista, que tem cerca de 6 mil pizzarias que fazem desta, a cidade que tem o segundo maior consumo de pizza do mundo, atrás apenas de New York. . No Estado de São Paulo são mais de 11 mil pizzarias com um consumo médio de mais de 1 milhão de pizzas por dia e cerca de 43 milhões de pizzas por mês, movimenta mais de 10 bilhões por ano. A nível nacional, o Brasil é o segundo maior consumidor de pizza, possui cerca de 25 mil pizzarias, um negócio altamente rentável que envolve uma grande cadeia de fornecedores e distribuidores que geram mais de 127 mil empregos diretos e indiretos, com um movimento superior a 20 bilhões ao ano, perde apenas para os Estados Unidos.
    Doces, salgadas, são mais de 230 tipos de pizzas catalogadas, com uma infinidade de sabores, uma grande variedade de recheios e coberturas. Mais incrível é que quanto mais surgem novas combinações irresistivéis ao paladar como a pizza de pasta de brigadeiro com sorvete de creme, ou a de morango com chocolate e banana ou as que desafiam o paladar como a de kani com shoyo, mais gostamos de preservar as receitas centenárias, tradicionais como a Napolitana, Portuguesa, calabresa, quatro queijos e as mais pedidas nas pizzarias paulistas, a Margherita  - queijo muçarela e folhas de manjericão (nomeada em homenagem à princesa-consorte Margherita di Savoia). e a muçarela -tomate, queijo muçarela, orégano e azeitonas pretas.
    A pizza é um prato consagrado, cujo consumo  ganhou dimensões expressivas no dia a dia do brasileiro, onde quase tudo acaba em pizza. No dia 10 de julho comemoramos oficialmente em São Paulo, o Dia da Pizza. A data em homenagem a redonda é comemorado desde 1985, foi instituída pelo secretário de Turismo, Caio Luis de Carvalho, data de encerramento do concurso estadual que elegeu as 10 melhores receitas de margherita e muçarela.
    A história da pizza tem inicio em Roma, quando na Era Cristã, os nobres comiam o pão da Abraão, chamada de Piscea, uma massa feita apenas com água, sal, farinha, ervas e alho. Chegou a corte de Nápoles no século XVI, onde ganhou novos sabores e difundiu-se pelo mundo. Na capital paulista, a pizza chegou com os imigrantes italianos que se estabeleceram nos bairros do Brás e do Bexiga. Os napolitanos acrescentaram à massa rústica dois ingredientes definitivos, o molho de tomate e o orégano, além de coberturas como muçarela, linguiças, aliche e calabresa. Na correria entre uma compra e outra, no café da manhã, com os amigos ou na festa, boa pizza!

terça-feira, 10 de julho de 2012

6ª Virada Esportiva agitou o fim de semana da garotada no Parque do Carmo

    Por: Riselda Morais

Parque do Carmo ficou cheio mesmo antes das atividades começarem

Três guindastes foram usados para salto de Bungee Jump

As crinças aproveitam o fim de semana

Show com palhaços na Viradinha Esportiva

A 6ª Virada Esportiva, realizada desde as 8:00 h do sábado (30/06) até as 18:00 hs  do domingo (01/07) pela  PMSP e coordenada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME)  ofereceu quase três mil atividades em cerca de 1 mil pontos diferentes da capital paulista.
    A diversidade de modalidades levou milhões de pessoas a dar adeus ao sedentarismo e incorporar alguma prática esportiva no fim de semana em que as avenidas, ruas de lazer, clubes escolas, CEUs, CDCs, praças e parques da cidade ofereceram algo diferente do habitual.
    Entre as atividades oferecidas em toda a cidade, o munícipe teve acesso a pista de tênis, tirolesa, simulador de vôo de asa delta, surfe mecânico, escalada, arvorismo, dança de salão, alongamento, ginástica facial, massagens e oficinas, skate solidário, aquapoint e patinação no gelo, esgrima, tênis, escalada aquática, dentre outras atividades, além de assistir espetáculo de “motoshow”, futebol de atores e jogo de basquete para cadeirantes.
    O Parque do Carmo, em Itaquera, Zona Leste da capital paulista ficou lotado antes mesmo das atividades começarem, o tempo bom contribuiu para que  o fim de semana fosse bem aproveitado pelas famílias e as modalidades fizeram sucesso entre a criançada. Os interessados praticaram esportes radicais, divertiram-se com o tubo gigante do Skap Shoop, participaram do simulador de balonismo que alçou os participantes de 38 metros de altura, saltaram de Bungee Jump de uma altura de 50 metros,  usaram o simulador de vôo de asa delta, surfe mecânico, participaram da Viradinha Esportiva com atividades infantis e shows de palhaços, entre outras atividades. 
    Todas as atividades foram acompanhadas por monitores e contaram com equipamentos de segurança.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

São Paulo comemora 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

Por: Riselda Morais


Civis e militares participaram do desfile cívico

Militares reformados e Riselda Morais durante o evento

Governador Geraldo Alckmin participa das comemorações

Nesta Segunda-feira, 09 de julho de 2012, foi comemorado em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o obelisco do Ibirapuera que é o maior símbolo do movimento, os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.
O evento contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin, do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberval Ferreira França, do delegado geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima e do superintendente da Polícia Científica, Celso Perioli, além da participação de outras autoridades.
Durante o evento, foi celebrada a memória dos heróis da revolução e de todos aqueles que  lutaram durante os 85 dias para a criação da nova constituição. Foram sepultadas no mausoléu, as  cinzas de três combatentes, onde já repousam os ícones de revolução MMDC - Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, os  quatro manifestantes mortos em 23  de maio de 1932.
Antes do desfile cívico, o atual comandante Alfredo Pires Filho passou o comando do Exército para Amado Rúbio, também foram feitas homenagens com entrega de Medalha Constitucionalista.
O dia 9 de julho passou a ser feriado civil em 1997, em celebração da data magna do Estado, em memória a paulistas e voluntários de outros Estados  e até de outros países que pegaram em armas para lutar pelo regime democrático, deflagrando a Revolução. O feriado foi criado pelo Projeto de Lei nº 710/1995, do deputado estadual Guilherme Gianetti. Aprovado pela Assembléia Legislativa, o projeto virou Lei Estadual nº 9.497, de 5 de março de 1997, sancionada pelo então governador Mário Covas.
O movimento armado que recebeu o nome de Revolução Constitucionalista,  ocorreu   no  período  de 9 de julho a 02 de  outubro de 1932, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro, com o objetivo de derrubar o presidente Getúlio Vargas.
Participaram da luta armada mais de 35 mil paulistas e mais de 890 pessoas morreram durante o combate. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Corinthians derrota o Boca Juniors e se consagra Campeão da Libertadores 2012

Por: Riselda Morais

Os céus da capital paulista mais pareciam noite de ano novo e nas ruas um buzinaço, na noite desta quarta-feira (04/07), com a fiel torcida comemorando o primeiro campeonato do Corinthians na Libertadores. Finalmente o gelo foi quebrado e os traumas do time que tem mais de cem anos, ficaram para trás  com o time se consagrando campeão invicto, com oito vitórias e seis empates, derrotando o Boca Juniors por 2x0 no estádio do Pacaembu lotado, após o empate  por 1x1 na Bombonera, Argentina. 
Romarinho, o herói da primeira partida, não entrou em campo, mas o Emerson fez sua estrela brilhar diante da torcida Corinthiana fazendo os dois gols da vitória, sendo o primeiro aos 8 e o segundo aos 27 minutos dos segundo tempo.
O Corinthians é a nona equipe brasileira a conquistar a Taça de campeão da Libertadores, depois do São Paulo (1992,1993,2005), Santos (1962,1963, 2011), Cruzeiro (1976, 1997), Grêmio (1983, 1995), Internacional (2006, 2010), Flamengo (1981), Vasco (1998) e Palmeiras (1999).
O último time a vencer a Libertadores invicto havia sido próprio Boca Juniors em 1978, Estudiantes em 1969 e 1970, Independiente 1964 e o Santos em 1963.
Com a conquista do título, o “Timão“ garantiu sua vaga no Mundial de Clubes,  campeonato no qual poderá enfrentar o Chelsea, em maio e sair vencedor da Liga dos Campeões.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sustentabilidade é responsabilidade de todos

Por: Riselda Morais




    Nos últimos tempos, temos ouvido com frequência o termo sustentabilidade,  é importante que tenhamos consciência que a sustentabilidade depende de todos os indivíduos: dos governos, das empresas, da sociedade como um todo. Para sermos uma sociedade sustentável precisamos antes de tudo, respeitar  o meio ambiente. O  desenvolvimento econômico, o crescimento das cidades, indústrias e a grande quantidade de veículos,  causam muitos danos ao ar, ao solo, a água, mas não podemos estagnar, precisamos do desenvolvimento econômico. Já podemos perceber que uma nova cultura está se criando no mercado, trata-se de governança corporativa, onde a sustentabilidade corporativa agrega valor a empresa, aos produtos e a marca, fazendo-a mais competitiva, onde todos influenciam e são influenciados reciprocamente. Pensemos uma indústria, tudo que ela fizer terá impacto positivo ou negativo na vida dos Stake holders, que são os funcionários, clientes, o meio ambiente, a comunidade. Mas a sustentabilidade corporativa aplica-se também a pequena e média empresa, que também tem impacto local e precisa ser sustentável em seu ambiente, isto significa, crescer mantendo o ambiente saudável para  as próximas gerações. Assim como para as empresas é importante que haja uma mudança na política empresarial com a implantação de novos conceitos, uma reavaliação de valores, ética e conduta dentro do modelo de gestão e de produção, para a sociedade, é importante que o indivíduo, mude sua cultura, seu comportamento, adotando práticas que visem uma relação mais harmônica entre ele e o meio ambiente, na qual favoreça o desenvolvimento econômico  e proteção ao meio ambiente.
    Enquanto pessoas comuns, como nós podemos fazer isso?. Muito simples, não existe uma grande empresa sem o cliente, o consumidor. Ao fazer uma compra devemos escolher o produto da empresa que busca a preservação do meio  ambiente, tem responsabilidade social, não se envolve em corrupção.  Ao procurar um trabalho, dar preferência as empresas que valorizam seus funcionários, que investem no valor humano e que tem responsabilidade social, participa na comunidade com projetos e  ações sociais, isto significa que a empresa investe na melhoria da qualidade de vida de seus empregados, de suas famílias e da comunidade. Uma empresa com desenvolvimento sustentável ganha muito mais que as outras, com o fortalecimento da marca e com a fidelização do produto, do cliente, com a valorização da empresa na sociedade e no mercado, com isenções fiscais nas três esferas do governo (federal, estadual e municipal), com produtividade porque seus funcionários trabalham motivados, valorizados e através das mudanças comportamentais da sociedade, retorno publicitário principalmente porque sua exposição na mídia advém de ganhos sociais e valores transmitidos em suas campanhas, onde a sociedade percebe os diferenciais da marca, produtos e serviços em relação aos concorrentes.
    Em si tratando de  sustentabilidade, não podemos deixar de citar os 3 Rs, uma vez que Reduzir, Reutilizar e Reciclar são práticas importantes do desenvolvimento sustentável, que podem reduzir o custo de vida, ajudar a economizar e gerar o consumo consciente (só compramos produtos ou contratamos serviços que realmente precisamos), evitando desperdícios, fazendo uso racional da água, energia e combustível.
Reutilizar, não jogar fora aquilo que pode ser usado para outros fins, transformado ou doando, assim ajudará outra pessoa que precisa sem desperdiçar ou destruir a natureza.
Reciclar - tudo que é reciclável é transformado novamente em matéria prima e volta ao ciclo produtivo, gera renda, emprego e protege o meio ambiente de resíduos que levam anos e até séculos para se decompor. Os recicláveis são os plásticos, vidro, metal e papel. Por isto, é muito importante que cada um de nós separe o lixo reciclável do orgânico e encaminhe para empresas ou cooperativas recicladoras. Mas não basta, muita gente não consegue encaminhar seu lixo reciclável, por isto, precisamos separar nosso lixo e cobrar do poder público a coleta seletiva que é obrigação da Prefeitura da Cidade.
    Como vimos são atitudes simples, como plantar uma árvore, não pisar na grama, não destruir a natureza, não jogar lixo na rua, ficar pouco tempo no chuveiro, desligar a luz, transformar objetos, fazer doações de móveis, computadores, impressoras  ou objetos que não vai usar, separar o lixo, comprar o necessário,  enfim, mudanças comportamentais, a adoção de uma nova cultura que promovem o desenvolvimento sustentável para a nação, para o mundo.

Proteja-se das doenças que chegam com o inverno

Por: Riselda Morais

Olhos vermelhos, ardendo, inchados, lacrimejando,
com secreção, intolerância a luz


    Com a chegada do inverno, o ar frio, seco e os dias nublados, deixamos a casa fechada por mais tempo, medida que torna o ambiente propício a proliferação de vírus, bactérias, ácaros, fungos e a poeira domiciliar que contém substâncias que além de contribuir com o aparecimento de doenças respiratórias, provocam alergias. No inverno, a saúde merece mais atenção,  sofremos verdadeiros choques térmicos ao sair da cama e do chuveiro, o ar frio e seco por ser imunossupressor, agride o organismo, ou seja, reduz  a atividade e eficiência do sistema imunológico , uma vez que nossa imunidade baixa, as gripes, resfriados, amigdalite, asma, sinusite, rinite, e alergias se instalam.
Quando começam os espirros, coriza, lacrimejamento, nariz entupido, arranhadura na garganta, chiado no peito, difícil mesmo é descobrir com qual das doenças de inverno estamos lidando, geralmente nos dizemos logo gripados ou resfriados, mas há diferenças.
    A gripe tem sintomas mais fortes, febre, dor na garganta, dor no corpo, dor de cabeça, é causada por um vírus. Os sintomas do resfriado são bem parecidos com os da gripe só que mais leves, também causado por vírus, mas podemos nos resfriar várias vezes no mesmo ano.  A rinite alérgica assemelha-se a um estado gripal, espirros, coriza e nariz entupido mas não é causada por vírus, trata-se de uma inflamação no revestimento interno do nariz provocado por alergia a alguma substância, geralmente poeira e ácaros. A poeira domiciliar é composta de escamas da pele humana, pelos de animais, fibras de tecidos, estofamentos, restos de alimentos, bactérias e fungos (bolores e mofos), nela vivem os ácaros que são seres microscópicos. Segundo alergologistas, a rinite alérgica pode provocar vários outros problemas como desconforto na garganta, ronco, sono agitado, respiração pela boca, voz anasalada e pode evoluir para sinusite, adenóide (carne esponjosa no nariz), faringite, otite, amigdalite, entre outras doenças e ainda alterações do olfato, do paladar, da audição, dores de cabeça, falta de ar, tosse, febre, além de olheiras e alterações oculares.
    Outro transtorno que pode chegar junto com as baixas temperaturas é a conjuntivite alérgica,  também provocada pelo ar frio e seco e por contato com ácaros, segundo os oftalmologistas, esse tipo é diferente da conjuntivite que aparece no verão (provocada por vírus ou bactérias). É na verdade uma inflamação da conjuntiva (membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra) deixa os olhos vermelhos, ardendo, inchados, lacrimejando, com secreção, intolerância a luz, visão distorcida, sensação de areia nos olhos.
    A causa das alergias tanto pode estar no ambiente que ficamos por mais tempo, como casa e trabalho, como  naquela blusa pesada que estava guardada no armário desde o inverno passado e foi usada sem lavar, nos sapatos, tapetes, cortinas e até nos bichinhos de pelúcia.
Algumas medidas podem ser tomadas para evitar os transtornos com as doenças durante o inverno:
- Evitar bebidas geladas e ambientes fechados.
- Lavar bem as mãos (você cumprimentou alguém gripado, segurou na barra de  ferro do ônibus ou do metrô, segurou no corrimão, pegou em uma maçaneta, o vírus ou bactéria pode estar ali e você se contaminar).
- Evite estresse, segundo os imunologistas, 10 minutos de estresse agudo deixa o organismo vulnerável por 6 horas, ou seja, a imunidade já era.
- Alimente-se adequadamente (pequenas porções que contenham vitaminas, sais minerais, gorduras, proteínas e açúcar, consuma frutas, verduras, legumes, tome água diariamente em boa quantidade e bebidas quentes).
- Lave as roupas de frio (blusas, casacos, cobertores) antes de usar.
- Evite ter no quarto ursinho de pelúcia, livros, tapetes, carpetes, cortinas, almofadas e não cole o berço ou a cama na parede. Dê preferência a persianas, pisos laváveis, cobertores e travesseiros antialérgicos.
- Evite produtos com cheiro (desinfetantes, inseticidas), substitua a vassoura e espanador por pano úmido.
- Evite banhos muito quentes (deixe a água na  temperatura corporal).
- Não fume dentro de casa.
- Não compartilhe toalhas, travesseiro, lençóis e evite contato com animais de pelo.