Pesquisar

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Polícia Militar inicia elaboração de Boletim Eletrônico de Ocorrências


2º BPM/M é precursor de projeto experimental que foi sucesso e já está sendo implantado em todo o Estado


Por: Riselda Morais 
Ten. Cel. PM João Abner Nossa, Comandante do 2º PBM/M “2 de Ouro“


        Por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo,  o CPAM4 - 2º BPM/M - 4ª CIA foi escolhido pelo governador Geraldo Alckmin, para ser o precursor da implantação do Boletim Eletrônico de Ocorrências em caráter experimental, o projeto deu certo e já está sendo implantado em todo o Estado de São Paulo.  Comandado pelo Ten. Cel. PM João Abner Nossa, o 2º PBM/M “2 de Ouro“ tem se destacado realizando operações de preservação e manutenção da ordem pública em toda a área como bloqueios, visibilidade e inibido a ação de infratores
“O Boletim eletrônico é uma prática que foi realizada em caráter experimental na área do nosso Batalhão, de 15 de fevereiro de 2011 até 23 de março de 2011, portanto, agora já completamos um ano dessa boa prática que estamos realizando aqui na região”, declarou o Ten. Cel. PM João Abner.
    Segundo o Coronel, além do apoio ostensivo das viaturas que integram o Programa da Força Tática e ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motos, aliado ao trabalho realizado pelas Cias subordinadas, o Batalhão conta com um importante aliado no combate a criminalidade, a implantação do RDO - Release Boletim de Ocorrência. O Boletim eletrônico de Ocorrências consiste nas ocorrências de baixo potencial ofensivo que não demandam um trabalho de polícia judiciária, investigativa, imediato ou de perícia, que são: Perda ou furto de documento; Perda ou furto de placa de veículo; Perda ou furto de celulares; Furto de veículos; Desaparecimento de pessoas;Encontro de pessoas.
    Com o Boletim Eletrônico sendo feito, também pela PM, a população ganhou e muito, em tempo, acessibilidade e facilidade para a realização de um Boletim de Ocorrência, o Ten. Cel. PM João Abner lembra que, para registrar essas ocorrências que não têm um alto potencial ofensivo e que ocorre com muita frequência, a população era obrigada a se deslocar até um distrito policial, da Policia Civil. Há alguns anos atrás foi implantado pela Polícia Civil a Delegacia Eletrônica, isto já dinamizou o serviço para a população que tem acesso a Internet e que pode fazer o Registro dessas ocorrências via Internet. “Só que nem todas as pessoas têm acesso a Internet ou sabem acessar o meio eletrônico para fazer o Registro, então essas pessoas de baixa renda que não tem computador, eram obrigadas a comparecer nos distritos para fazer o registro”, diz.
“O Governo do Estado, no ano passado, inovou possibilitando que a Policia Militar realizasse esses registros em todas as bases, em todos os quartéis da Policia Militar no Estado inteiro e o 2º BPM/M, nosso Batalhão, foi escolhido para ser o precursor, para realizar esses registros em caráter experimental, neste mês de abril, estamos completando um ano que foi implantado em nosso Batalhão, posteriormente foi implantado em outros Batalhões até ser implantado no Estado inteiro”, enfatiza o Ten. Cel. PM Abner.
    Segundo o Coronel Abner, a realização do Boletim de Ocorrência Eletrônico não tem custo alto quando se compara ao retorno, porque esse tipo de serviço não demanda um custo, por ser realizado pelos próprios policiais que já trabalham nas bases, nos quartéis, logo não demanda custo efetivo e o custo financeiro é razoável, muito pequeno porque são pontos da computador que são colocados, a parte de informática. “Um serviço de baixo custo que possibilita a população realizar esse registro em qualquer quartel, em qualquer base da PM, a pessoa que tinha que comparecer no distrito policial e passava horas esperando, porque as vezes uma ocorrência mais grave como um flagrante, uma prisão está sendo realizada, por exemplo, ela tinha que esperar, esse tempo a pessoa já está ganhando, e por outro lado, a Policia Civil sendo desonerada dessas ocorrências da baixo potencial tem mais tempo para fazer o trabalho de investigação, judiciário propriamente dito”, afirma o Coronel.
O 2º BPM/M foi fundado em 1º de dezembro de 1891, tem 820 Policiais Militares, atua em uma área de 45,5 km² que possui um comércio expressivo, terceiro setor e residencias, agrega além da USP Leste, estações metroviária, ferroviária e terminais de ônibus, com uma população estimada em 424,580 habitantes além da população flutuante atrelada aos comércios e meios de transportes. Durante a fase experimental do Boletim Eletrônico de Ocorrência foram realizados aproximadamente 1.020 (Um mil e vinte) registros, sendo 41 deles em um único mês em Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa. “Nos temos todos nossos programas de policiamento intensificados, 24 hs por dia e temos um policiamento comunitário muito forte, também muito eficiente, com três Bases Comunitárias fixas, a Base da Paz  que fica ao lado da Igreja da Paz, a Base Jardim Verônica e a Base 1º de Maio. Essas Bases Comunitárias são bases modelos, bases pilotos visitadas normalmente por representantes e por policiais de outros países, para fazer uma troca de informações e realizar um aporte de experiências nessas bases comunitárias. Nós temos uma integração muito forte, muito dinâmica com os Conselhos Comunitários de Segurança que é o canal entre as Polícias Militar, Civil e Secretaria de Segurança Pública com a comunidade, explica o Coronel Abner.
O resultado do trabalho efetivado pelo 2º BPM/M desencadeou o atendimento em todo o Estado de São Paulo, beneficiando toda a população que tem seu tempo valorizado, recebendo um atendimento dinâmico, enquanto as viaturas que outrora estariam empenhadas nessa natureza de atendimento, intensificam a atividade de polícia, oferecendo maior segurança a população.
“Procurem as nossas bases, procurem nossos quartéis, nós estamos sempre inovando nosso serviço, estamos prontos para atendê-los a qualquer momento, os policiais estão preparados, estão motivados para realizar esse serviço e estamos a disposição para visitas, é só fazer contato com a gente e vir aqui que estamos prontos para recebê-los”, convida o Ten. Cel. PM Abner.  
Ten. Cel. PM João Abner Nossa está no 2ª BPM/M desde 2006, desde promoção a Major, atuou inicialmente como Coordenador Operacional, assumiu o sub-comando do Batalhão, comandou interinamente por dois anos e meio, foi promovido ao posto de Tenente Coronel, em 24 de maio de 2010, assumindo como comandante titular.
Piloto: Unidades da PM onde o Boletim Eletrônico de Ocorrências já pode ser registrado:
2º BPM/M - Av. Amador Bueno da Veiga, 2774 - Vila Esperança;
1ª Cia - Rua Nhatumani, 467 - Vila Ré - Tel.: 2023-3322;
2ª Cia - Av. São Miguel, 7.901 - Pq. Cruzeiro do Sul - Tel.: 2956-4467;
3ª Cia - Rua Rosa Mendes, 10 - Jardim Penha - Tel.: 2546-4063;
4ª Cia - Rua Cerro de Matheus Simões, 197 - Pq. Boturussu - Tel.: 2546-3747;
Base Largo 1º de Maio - Largo 1º de Maio, s/nº - Ermelino Matarazzo - Tel.: 2542-0904/2545-3851;
Base da Paz - Rua Miguel Rachid, 926 - Vila Robertina - Tel.: 2542-0953
Base Reverendo Mattathias - Pça Reverendo Mattathias Gomes dos Santos, 33 - Jd. Verônica e as 4 Bases Comunitárias de Segurança que intensificam o patrulhamento na área.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Alimentação inadequada provoca crescimento da obesidade na população brasileira

Por: Riselda Morais

Pesquisa aponta que 49%  dos brasileiros estão com sobrepeso
e 15,8% da população brasileira está obesa


    Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 49%  da população brasileira está com sobrepeso e 15,8% da população está obesa. 
    O governo planeja reduzir o ritmo do crescimento da obesidade no país  e não reverter a tendência.
“O crescimento da obesidade entre a população adulta é preocupante e difícil de se conter”, admitiu o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
    O aumento da obesidade tem uma causa óbvia que é a alimentação inadequada, com gordura saturada em excesso.
    Segundo estudo do Ministério, 34,6% dos brasileiros não dispensam carne  gordurosa, 56,9% tomam leite integral regularmente e 29,8% tomam refrigerante pelo menos cinco vezes por semana, enquanto os alimentos saudáveis são pouco consumidos, apenas 20,2% dos brasileiros consomem cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia.
    No ranking da má alimentação os homens, especialmente os mais jovens, lideram, 45,9%  chegam a consumir quase duas vezes mais carne vermelha com gordura e não costumam tirar a pele do frango  contra 24,9%  das mulheres. O consumo de refrigerante é de 34,3% na população masculina, enquanto apenas 25,9% das mulheres ingerem o refrigerante cinco vezes ou mais por semana. Em contrapartida, o consumo de hortaliças  e frutas é menor entre os homens, apenas 25,6%  consomem cinco ou mais porções por dia contra 35,4% das mulheres, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Segundo o estudo,  os hábitos alimentares tornam-se mais saudável de acordo com o grau de escolaridade e com a idade.
Entre os homens com idade superior a 65 anos, 27,6%  têm uma alimentação mais saudável.
    O consumo de hortaliças e frutas está presente no cardápio de 44,5% dos brasileiros com mais de  12 anos de estudo contra 27,5% entre as pessoas com menos de oito anos de estudo.
    Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha medidas como acordos com a indústria para redução de sal, a criação de espaços públicos para a prática de atividades físicas e programas de saúde nas escolas possam ajudar a conter a tendência e se a dieta do brasileiro continuar neste ritmo, nos próximos 12 anos  o número de brasileiros obesos estará igual a dos Estados Unidos.
“Agora é hora de virar o jogo”, disse Alexandre Padilha.
    O  grau de escolaridade interfere negativamente quando se avalia o consumo de bebida alcoólica, quanto maior o número de anos de estudo maior o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. 
             Os dados mostram que 17% da população brasileira consome bebida alcoólica de forma exagerada.
    Analisando só os homens com mais de 12 anos de estudo o percentual sobe para 20,1% contra 11,9% das mulheres com o mesmo nível de escolaridade, esse  percentual cai para  7,6% entre as mulheres com escolaridade menor que 8 anos de estudo .

Diretor de Clínica de Fertilidade pode ser pai biológico de 600 crianças

    

Bertold Wiesner, diretor de uma clínica de fertilidade em Londres doou seu sémen para o banco de esperma da própria clínica na frequência de 20 doações por ano em um período de 20 anos. O cientista britânico ajudou a 1500 mulheres tornarem-se mães e pode ser pai de 600  crianças concebidas na clínica, a estimativa considera os padrões nados-vivos, tendo em conta a possibilidade de gêmeos e abortos. 
Testes de DNA feitos por 18 pessoas geradas entre 1943 e 1962 na clínica de Wiesner apontaram que 12 delas eram filhos do próprio. Ou seja, o dono da clínica foi o doador do esperma em 2/3 dos casos.
Bertold dirigiu a Barton Clinic, juntamente com a sua mulher.
Para o advogado David Gollancz, concebido com sémen da clínica e  já localizou 11 meio irmãos, entre eles o documentarista e cineasta canadense Bary Stevens, é difícil saber quantos filhos exatamente o médico concebeu e quem são eles, porque Mary Banson, que morreu há 11 anos, destruiu todos os arquivos da clínica, que estava situada na elegante região de Portland Place. O estabelecimento era procurado sobretudo por clientes de classe média e alta, incluindo um lorde.

Foto da apresentadora Sônia Abrão de maiô vira “meme“ na internet

     

Uma foto da apresentadora da Rede TV Sônia Abrão de maiô, postada por ela mesma no Istagram mas sem a intenção de viralizar, virou hashtag e ganhou os Trendind Topics do Brasil no Twitter na tarde da terça-feira (10/04). 
    A pose da apresentadora, em que ela está vestindo um maiô preto e se fotografa com o celular em frente ao espelho virou um “meme“, os usuários homens e mulheres passaram a refazer a pose que foi batizada de “Soniabraoing”. A foto teria sido feita em um ensaio fotográfico para uma revista e a apresentadora resolveu postar quando a encontrou em seus arquivos e acreditava que ninguém veria.     A  pose  que não tem nada de anormal virou paródias nas redes sociais onde os internautas podem se deparar com figuras bem bizarras imitando a apresentadora!

José Serra chama de ‘lixo’ livro sobre privatizações do governo FHC

    O  ex-governador José Serra chamou o livro do jornalista Amaury Ribeiro Junior  “ Privataria Tucana“ de “lixo”.
No livro o jornalista fala do suposto esquema de corrupção que envolveria Serra, enquanto ocupava a pasta do Planejamento no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Ao ser questionado sobre o livro, enquanto o senador Aécio Neves limitou-se a declarar que não se interessa pelo conteúdo: “Não é uma literatura que me interesse. Os que se interessarem devem lê-lo” ,  o ex-governador  José Serra desabafou: “Vou comentar o que sobre lixo? Lixo é lixo”.
Durante a campanha eleitoral, Amaury Ribeiro Junior foi acusado de encomendar a quebra de sigilo fiscal de Verônica, filha de Serra, e de    Eduardo  Jorge Caldas Pereira.

Pérolas do Romário

Por: Riselda Morais



    Sinto saudades dos jogos da Copa do Mundo e da Seleção Brasileira com Bebeto, Romário, Branco  e Dunga, lembro que durante os jogos  eu vibrava em frente a TV com os gols feitos por estes quatro jogadores, em especial pelo  tetracampeão Romário.
    Em campo, seu habitat por mais de 20 anos o “peixe“ não errava passes e dava show, era demais, fora de campo sempre nos fez rir, quando com ar irritado, nos mandou pérolas como : “Mal ele entrou no ônibus e já quer sentar na janela.” 
Atualmente o “baixinho“ transita pelo campo minado da política brasileira onde  está  cada dia mais crítico e não poupa ninguém.                 Quanto as obras para a Copa do Mundo 2014 ele não tem poupado palavras, entre suas declarações está:
“O Brasil não vai fazer a maior Copa de todos os tempos. E não adianta ficar pirando! Vamos passar vergonha. Será a Copa da mentira, onde será tudo maquiado”.
    Outra disparada de Romário 
foi: “Não estou chamando ninguém de ladrão, só estou dizendo que vão roubar. Isso é claro e já estou prevendo.” Com essa, começo a achar que o baixinho é vidente, basta esperar um pouco e vamos assistir a coisa acontecendo!
    Entre as recentes polêmicas causadas pelo Deputado Federal  Romário que envolvem a má gestão dos próprios políticos brasileiros, está as pérolas que ele escreve nas redes sociais:  “Vai ser o maior roubo da história do país”, postou Romário no Facebook, “Esta palhaçada vai piorar quando faltar um ano e meio para o mundial. O pior está por vir, porque o governo irá viabilizar as obras emergenciais, que não precisam de licitações. Por isso, estamos fadados a assistir ao maior roubo da história do Brasil”.
Em muitas postagens Romário alerta quanto a corrupção na política: “Nosso atraso nas obras da Copa do Mundo é um absurdo. A Copa até vai sair, mas vão erguer uns puxadinhos aqui, fazer umas maquiagens ali. Tudo mais caro do que deveria ser por causa da pressa...Vai chover obra sem licitação e a corrupção vai correr solta.”
    Parlamentar atuante e sem papas na língua, Romário diz que povo tem toda a razão ao reivindicar e exigir mais seriedade por parte dos políticos e maior responsabilidade nas questões relativas à Copa do Mundo no Brasil.
“Muitos colegas desta Casa talvez não gostem de ouvir o que eu digo, mas são pessoas que não têm seriedade. Aqui tem muito mau caráter. Gente que, definitivamente, não é do bem.”

Aniversário de 5 anos de Gabriela

Por: Riselda Morais   

                                                                                                             Foto: Karol Barbosa - DK Studio


  

 A princesa Gabriela comemorou  na sexta-feira, 06 de abril, o seu 5º aniversário, ao lado de familiares e amigos, com uma linda festinha.  Durante toda a festa ela esbanjou alegria e distribuiu sorrisos a todos os convidados enquanto além de muitos mimos e presentes, recebeu o carinho  dos pais Virgínia Jabur e Gabriel Brito, dos avós  Roseli Jabur e Fermino Passavaz, dos tios Riselda Morais e  Antonio Carlos B. Malta, Victor e Juliana Jabur, Karol Barbosa e Danilo Martins e da prima Gabriela Malta. Deixamos aqui nossos votos de muitas felicidades para toda a vida, que possamos comemorar muitos aniversários desta linda princesinha!

Legalização do Aborto de Anencéfalo

Por: Riselda Morais
   
O Supremo Tribunal  Federal liberou o aborto de anencéfalos por 8 votos a 2. A legalização   do aborto  a partir de agora é valido para gravidez resultante de estupro, quando há risco de morte para a mulher e no caso de anencefalia,  para todos os outros casos a mulher que pratica o aborto  pode receber pena de três a dez anos de prisão.
    A aprovação legaliza mas não elimina a polêmica  que envolve o aborto e nem o sofrimento pelo qual a mulher passa. Durante a gestação de um bebê anencéfalo a mãe sempre sofrerá ao saber que não vai amamentar, vestir, ensinar seu filho a andar, falar, enfim, tê-lo como gostaria e se decide por fazer o aborto ela vai sofrer também por saber que está antecipando a  morte de um filho desejado.
    A anencefalia é um tipo de má formação do tubo neural que afeta a constituição do cérebro, tratada por profissionais da saúde como pacientes de alta gravidade e com baixa expectativa de vida.
    No caso de  uma gravidez resultante de estupro ou de um bebê anencéfalo, há agora a legalização para não obrigar uma mulher a gerar um filho indesejado, quando ela não tem condições psicológicas, físicas ou econômica para manter a gestação e o aborto é pago pelo SUS. Mas não muda o fato que é a mulher quem decide, não só sobre a vida dela mas de outro indivíduo, que saudável ou doente, desejado ou indesejado é outra vida, um ser sem direito a escolher lutar pela vida ou morrer para não fazer sofrer a quem de forma voluntária ou não o gerou. 
    Quanto ao aborto em si, sempre ouvimos que o aborto é uma questão de saúde pública, é realmente, afinal muitas mulheres perdem a vida ao realizar procedimentos clandestinos de aborto, em qualquer lugar,  nas mãos de qualquer um. A grande diferença entre as situações, está que essas mulheres fazem suas escolhas, existe o anticoncepcional, a camisinha, muitas formas de prevenção, mas elas abrem mão do cuidado e se deixam engravidar, depois decidem que  não querem aquele bebê e  optam pelo aborto em clínicas clandestinas, logo elas assumem os riscos enquanto o bebê não tem escolha.
Em todos os casos de aborto está a mulher limitando o direito a vida da criança. A questão é:
- O sofrimento dos pais justifica a interrupção da gravidez?
    No caso de uma gestação  resultante de um estupro, há a repulsa do ato e a rejeição emocional e psicológica que é transferida para o feto, melhor que esteja legalizado e que a mulher tenha o direito de escolha,  mas não seria o caso de tratar essa mãe psicologicamente para que ela entenda que aquela criança também é parte dela, sangue de seu sangue e carne de sua carne? Um ser indefeso e inocente, que se o direito a vida lhe for preservado irá nascer e poderá lhe trazer muitas alegrias como mulher e mãe?.
    No caso da gestação de anencéfalo em que a mãe sofre a tortura psicológica de saber que tem em seu ventre um bebê que  não sobreviverá, que poderá morrer em seu ventre ou fora dele, é sem dúvida um dano   emocional e  uma dor da alma. Mas também ela tem direito a escolha e o bebê não.
    Olhando  a vida friamente e de uma forma egoísta, é justo que  o poder público custeie os procedimentos de forma segura para que as mulheres não façam o aborto em condições precárias que podem lhes levar a morte ou a graves lesões e olhando com os olhos da alma, digo que, é injusto tirar a vida de uma criança e uma vida é sempre uma vida e só Deus tem o direito de decidir sobre o seu fim.
    A liberdade de escolha e de decidir sobre o próprio corpo, sobre a própria vida é concedido as mulheres, mas que não confundamos a anencefalia com outras deformidades congênitas do cérebro, que a vida de crianças que têm condições de viver fora do útero não sejam ceifadas ou se tornará um crime consentido pela justiça. Como mulher acredito que em todos os casos de aborto a mulher sofre danos, independente de ser o aborto legalizado ou não. Acredito que não somos só corpo, mas também alma, espírito e cada aborto realizado é uma vida que é ceifada e  a lei não tem o poder de mudar isso. Mas reconheço que cada mulher tem o direito de decidir sobre a própria vida e sobre o próprio corpo,  apesar de não concordar que alguém decida sobre tirar a vida de seu semelhante, principalmente se este semelhante for seu filho e estiver em seu ventre! Gostaria de acreditar que todas as mulheres , independente do tipo de gestação e do tipo de legalização do aborto, irão agir com o amor da alma e permitir que a natureza decida o momento que seus bebês devem lhes deixar e não marcar uma hora para ceifar-lhe a vida por mais curta que seja!