Pesquisar

domingo, 28 de outubro de 2012

Fernando Haddad (PT) é o novo prefeito de São Paulo


Por: Riselda Morais

Haddad vota ao lado da filha Carolina e mostram o número 13, sigla do PT


       O petista Fernando Haddad venceu a disputa pela Prefeitura Municipal de São Paulo. 
Durante a campanha, Fernando Haddad  (PT PP / PT / PSB / PC do B) ) começou a aparecer nas pesquisas com 3% das intenções de voto, foi crescendo nas pesquisas conforme apresentava suas propostas para o governo municipal de forma mais detalhada e surpreendeu ao tirar Celso Russomano da disputa  para o segundo turno , saindo da terceira para a segunda posição, ganhando o direito de continuar na disputa pela PMSP ao receber 1 .776.317 votos, 28,98% dos votos válidos  contra José Serra (PSDB PR / DEM / PV / PSDB / PSD) que teve 1.884.849 votos, o correspondente a 30,75% no primeiro turno.
Indicado pelo o ex-presidente Lula, Fernando Haddad recebeu o apoio da presidente Dilma Rousseff  e de partidos aliados, na campanha para o segundo turno, ocupou  a primeira posição na preferência dos eleitores paulistas e elegeu-se prefeito de São Paulo com 3.387.720 votos,  55,57  % dos votos válidos contra 2.708.768 votos 44,43 % de José Serra (PSDB).
No discurso da vitória Fernando Haddad  declarou que foi eleito pelo sentimento de mudança que domina os eleitores de São Paulo e esclareceu: 
“Ser eleito pela força da mudança significa não ter tempo a perder. Não ter medo de enfrentar, nem ter justificativas a dar para tornar esse sonho realidade. Significa não ter paciência e não pedir paciência. Antes de tudo, traçar prioridades e unir a cidade em torno de um projeto coletivo, de todos os paulistanos, de todos os moradores de São Paulo”. Haddad também observou que São Paulo é uma das cidades mais ricas e ao mesmo tempo uma das mais desiguais do planeta e reafirmou seu objetivo: “diminuir a grande desigualdade existente em nossa cidade, é derrubar o muro da vergonha que separa a cidade rica e a cidade pobre”. 
Fernando Haddad lembrou o papel da prefeitura de melhorar e aumentar a oferta e a qualidade de alguns dos serviços públicos mais essenciais como a saúde, o transporte, a educação, a habitação  e afirmou: “Melhorar esses serviços é também uma forma concreta de distribuir renda, diminuir os desequilíbrios, aumentar e garantir a paz social “ ao encerrar o discurso enfatizou: “As cidades foram inventadas para unir, não para desunir. Proteger e não fragilizar. Acarinhar e não violentar. Para dar conforto e não sofrimento. São Paulo tem seus grandes problemas, mas tem e terá as próprias soluções. O Brasil moderno nasceu aqui e o surpreendente Brasil do novo milênio também estará aqui. São Paulo é de todos os nascidos aqui, todos os que vieram pra cá. São Paulo é de todo o Brasil. Muito obrigado”, finalizou o prefeito Fernando Haddad.