Pesquisar

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fundação Pró-Sangue convoca doadores, estoque em patamar de emergência



Riselda Morais durante doação de sangue


O estoque de bolsas de sangue do tipo O negativo da Fundação Pró-Sangue está em patamar de emergência. De acordo com a entidade, o total de doação no mês de setembro fechará com um índice de 28% menor do que o patamar ideal para abastecer com conforto os 128 hospitais da rede pública da região metropolitana de São Paulo
Requisitos básicos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
- Pesar no mínimo 50kg; - Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; - Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.
Impedimentos temporários:
- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;
- Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem nos últimos 12 meses;
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses; - Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 11 anos de idade; - Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; - Uso de drogas ilícitas injetáveis; - Malária.
Respeitar os intervalos para doação: Homens 60 dias: até 4 doações por ano; Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano. Para obter mais informações sobre como doar, ligue para o Alô Pró-Sangue 0800 55 03000
Curiosidades sobre sangue e transfusão
1. Quatro é o número de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue.
2. O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto.
3. Qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 e 67 anos de idade e com mais de 50 kg de peso, pode ser doadora de sangue.
4. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml / kg de peso para as mulheres e 9 ml / kg de peso para os homens. O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml ± 50 ml, aos quais podem ser acrescidos até 30 ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.
5. A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue.
6. Doando sangue você não ganha nem perde peso.
7. Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
8. A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Portanto, você não corre risco de contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue.
9. Cinco são as etapas para uma doação de sangue: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto-exclusão, doação propriamente dita e lanche pós- doação.
10. Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.
11. O sangue doado é testado para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Sífilis e doença de Chagas.
12. Plasma é a parte líquida do sangue e corresponde a cerca de 55% do seu volume. Os outros 45% do volume do sangue são representados pelas células: glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos.
13. Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São essas células que dão a cor vermelha ao sangue.
14. Plaquetas são pequenos fragmentos celulares cuja função é ajudar na coagulação do sangue, evitando sangramento em excesso.
15. Glóbulos brancos ou leucócitos são células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções.
16. Todas as células do sangue são produzidas na medula dos ossos, principalmente nos ossos chatos.
17. Uma unidade de sangue total doado pode ser fracionada em concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado.
18. A validade de um concentrado de hemácias varia de 35 a 42 dias.
19. A validade de um concentrado de plaquetas é de apenas 5 dias.
20. A validade de uma unidade de plasma varia de 1 a 5 anos.
21. Aférese é um tipo especial de doação que permite a coleta de apenas um componente do sangue.
22. Pela técnica de aférese é possível doar separadamente plasma, plaquetas, leucócitos ou hemácias.
23. Mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue no Brasil.
24. De cada 10 candidatos à doação de sangue que comparecem na Fundação Pró-Sangue, 8 estão aptos para doar e dois estão temporária ou definitivamente inaptos para doar.
25. Anemia é a principal causa de inaptidão à doação de sangue na Fundação Pró-Sangue.
26. Para o homem, após uma doação de 450 ml de sangue o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas.
27. Para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue: o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas.
28. Ainda não há nenhum substituto para o sangue humano.