Pesquisar

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Baião de Dois: A união mais que perfeita do arroz e feijão


Por: Riselda Morais



    A dupla arroz e feijão é a base da alimentação de 70% dos brasileiros que consomem em média 31,6 kg de arroz e  16,5 kg de feijão por pessoa ao ano, com um consumo populacional  médio de 3,5 milhões de toneladas de feijão, já o arroz tem consumo de 8,7 milhões de toneladas de arroz por ano, segundo dados do IBGE. 
A parceria mais famosa da culinária brasileira tem uma combinação completa   e saudável na receita  típica nordestina do Baião de Dois, pois os nutrientes que incluem fibras, cálcio e proteínas, saciam a fome por mais tempo e aceleram o metabolismo no gasto de calorias, logo,  se consumido em pequenas porções, além de ser muito nutritivo ainda contribui para a manutenção do peso. 
O que torna o prato ainda mais importante na alimentação, é que o feijão de corda ou fradinho, preferido dos nordestinos, tem uma proteína chamada vicilina  que é capaz de reverter a disposição de gordura no fígado e baixar o colesterol 
O arroz e o feijão de corda ou feijão fradinho se completam em nível protéico. 
O arroz é um cereal rico em lisina (aminoácido deficiente no feijão), carboidratos, vitaminas, minerais e o feijão em  metionina (aminoácido deficiente no arroz), proteínas (uma que baixa o colesterol), ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras, juntos garantem a  absorção pelo organismo de 80% das proteínas. 
O terceiro ingrediente do Baião de Dois, o queijo coalho é um dos complementos alimentares mais ricos, aromáticos, saborosos e socializantes, nos fornece proteínas, vitamina A e  do complexo B (tianina e riboflavina), cálcio e fósforo, acompanhado da proteína da carne de sol  e da mandioca que é uma excelente fonte de energia, vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C e carboidratos temos uma refeição completa, saudável e que auxilia no transito intestinal.
O nome desta saborosa comida nordestina “Baião de Dois”, designa da dança que   ganhou popularidade com  a música de Luis Gonzaga, nosso saudoso e centenário “Rei do Baião“, e os ingredientes podem ser encontrados em Supermercados e Casas do Norte em todo o País. 

Receita do Baião de Dois


Ingredientes:

200 g de bacon picado
100 g de lingüiça tipo calabresa picada
100 g de lingüiça tipo paio picada
250 g de carne-seca 
12 xícaras (chá) de água
1 kg de feijão-de-corda ou fradinho, verde 
300 g de arroz agulhinha
3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa 
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
1 pimentão vermelho picado
250 gr de queijo coalho
2 tomates sem pele
sal, coentro e cebolinha a gosto

Modo de Preparo:


 Corte a carne-seca em cubos bem pequenos e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira, trocando a água várias vezes para tirar o excesso de sal. No dia seguinte, escorra a carne-seca e coloque em uma panela com 6 xícaras (chá) de água e cozinhe por cerca de 40 minutos ou até ficar quase macia. Retire do fogo, escorra e reserve.
Em uma panela, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e frite o bacon, a calabresa e o paio por cerca de 10 minutos ou até dourar.
Acrescente a carne-seca, o feijão-de-corda e o restante da água e misture bem. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o feijão-de-corda começar a ficar macio. Retire do fogo e reserve.
Em outra panela, leve ao fogo o restante da manteiga e refogue a cebola  e  o alho  por cerca de 5 minutos ou até a cebola ficar macia.
Acrescente o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e um pouco transparentes. Retire do fogo e coloque o arroz na panela com o feijão-de-corda e volte ao fogo, caso seja necessário, adicione mais água quente. Tempere com o sal, misture e cozinhe por mais 25 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o pimentão, os tomates, o  coentro, a  cebolinha  e  o  queijo coalho em cubos, misture bem e retire do fogo. 
Sirva acompanhado de bifes de carne seca grelhado na manteiga de garrafa,  queijo coalho grelhado na manteiga de garrafa (aqueça a manteiga, frite o queijo até dourar)) e mandioca cozida a gosto, quem preferir pode fritar a mandioca depois de cozida.