Pesquisar

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Comerciantes e moradores de Vila Guilhermina reivindicam a instalação de uma agencia bancária no bairro

Por: Riselda Morais

Chico, Claudia, Neto, Wagner e Ronald 


Você já imaginou se tivesse que caminhar por quilômetros para pagar suas contas ou receber sua aposentadoria?. Não?. Você deve estar pensando: - Porque  faria  isso, se posso acessar a Internet e fazer tudo através do banco online.  Ou... prefiro ir de carro a caminhar. Tem toda razão. 
Mas nem todas as pessoas têm o privilegiado direito às escolhas.
Os moradores e comerciantes do Bairro de Vila Guilhermina, na Zona Leste da capital, sabem bem o que é precisar de uma agencia bancária e não ter por perto, ter que se deslocar para outros bairros para realizar seus serviços bancários. 
Segundo a comerciante Claudia, proprietária do Cantinho Natural, instalado no bairro há 4 anos, o bairro tem apenas uma casa lotérica para suprir as necessidades dos moradores que não têm como se deslocar para outros bairros.
“As pessoas dependem dessa lotérica, certa vez ela teve um problema de funcionamento com alguma peça e ficou por cerca de 40 dias sem funcionar, temos um comércio grande aqui, foi um transtorno para muitas pessoas e para muitos comerciantes que tiveram que se deslocar para os bancos da Vila Dalila ou para a Penha“, diz Claudia.
Para o aposentado José Pinto da Silva é bem mais complicado receber sua aposentadoria do que para muitos aposentados do país, ele leva no mínimo 45 minutos para chegar até uma agencia bancária e diz que a implantação de um banco facilitaria sua vida. 
“Para receber minha aposentadoria, preciso ir até uma agência no bairro de Arthur Alvim, para isso preciso pegar metrô e depois uma perua que passe na Marciel Monteiro“, declara o Sr. José.
A  dificuldade enfrentada pelo Sr. José se estende para  muitos outros idosos.
Morador do bairro há 30 anos e proprietário de  um comércio no bairro, Ronald,  afirma que para muitos idosos a dificuldade é ainda maior .“Dependendo do tipo de banco que precisam, alguns idosos caminham do bairro de Vila Guilhermina até o centro do bairro de Vila Matilde, porque não há linha de ônibus direto para lá”, diz.
Neto, proprietário do Restaurante Sabor do Norte mostra um abaixo assinado, feito por moradores e comerciantes reivindicando uma agência bancária no bairro. “Seria bom que viesse uma agência do Bradesco, Itaú ou Santander, porque são os bancos mais usados pelos moradores e se instalasse no centro do bairro, onde tem mais comércios“, enfatiza.