Pesquisar

terça-feira, 31 de julho de 2012

Avenidas Itaquera, Líder e Aricanduva ganham faixas exclusivas de ônibus

Por: Riselda Morais


Zona Leste é a região mais beneficiada com faixa exclusiva

Nem todos os motoristas respeitam a faixa, ônibus circulam nas
 outras faixas e veículos pequenos invadem a exclusiva na Líder


Faixa exclusiva à direita torna percurso mais rápido






Andar nos ônibus das linhas que trafegam pelas avenidas Aricanduva, Itaquera e Líder, na Zona Leste da capital paulista, ficou mais rápido em cerca de 15% depois que a Prefeitura implantou  37.3 km  de faixas exclusivas de ônibus.
 As vias voltadas ao transporte público, exclusivas como corredores à direita, têm o espaço delimitado por tachões, a sinalização de chão reflexivo. 
  Foram implantados 12,4 km de corredor nas avenidas Líder e Itaquera; 5,9 km na Aricanduva, entre a praça Júlio Colaço, próximo a Radial Leste e a Avenida Itaquera e mais 19 km também na Av. Aricanduva entre  a Avenida Ragueb Chohfi e a Avenida Itaquera. 
Os dois novos trechos de corredores à direita da Avenida Aricanduva, com extensão total de 24,9 foram implantados  na segunda-feira (30/07) pela Prefeitura  Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes, SPTrans e da CET, somando-se os novos trechos aos já existentes, a Avenida Aricanduva conta com 50,1 km de faixas exclusivas.
As faixas funcionam de segunda a sexta-feira, o horário de restrição para os demais veículos é  das 6h às 20 horas, nos dois sentidos, a fiscalização será feita  através de radares e a multa para veículos ou caminhões que  desrespeitarem e entrarem na via é de R$127,69  mais 5 pontos na CNH.
As faixas são  de tráfego exclusivo  das 27 linhas que operam na região, com uma frequência de 165 ônibus por hora  e fazem o transporte diário de cerca de 220 mil passageiros.
Serão implantados um total de 68,5 km de vias exclusivas em importantes regiões da capital, a maior parte beneficia a Zona Leste. Na radial leste, por exemplo, a velocidade média dos ônibus aumentou nos dois sentidos, em 26% e diminuiu o tempo do percurso em 15 minutos.