Pesquisar

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ajude a população de Rua: Em baixas temperaturas ligue para o CAPE

  
  Com a chegada das baixas temperaturas, muitos moradores de rua acabam morrendo de frio quando não são acolhidos,  por isto é importante que os munícipes liguem para a Central de Atendimento Permanente e de Emergência ao se depararem com moradores de rua durante as frentes frias. Durante o período da operação,  o serviço de acolhimento da população de rua caracteriza Estado de Emergência sempre que a temperatura for igual ou menor que 13 graus centígrados.  As vagas são ampliadas nos Centros de Acolhida. Sob essas condições a estrutura da secretaria é reforçada com a ação de outros setores da administração da prefeitura, como Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.
Quando a temperatura atinge 13 graus, os 31 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), fazem um trabalho preventivo de abordagem para a retirada de pessoas em situação de rua e seu encaminhamento para a rede de proteção social da secretaria. A CAPE (Central de Atendimento Permanente e de Emergência), que é responsável por todo o trabalho de abordagem e encaminhamento aos moradores em situação de rua no município, encaminha essas pessoas, de acordo com as suas necessidades, para albergues e hospitais. A Capital disponibiliza 10 mil leitos para a população de rua. O Centro de Acolhimento Emergencial Alcântara Machado, no Brás, e o Centro de Acolhida para Adultos Castro Lopes, em Ermelino Matarazzo, oferecem 215 vagas.
Os acolhidos são atendidos por  equipes multidisciplinar composta por educadores, assistentes sociais e psicólogos. O objetivo é orientá-los e encaminhá-los para os serviços da rede sócio-assistencial como, por  exemplo, inclusão em programas de transferência de renda, capacitação para o mercado de trabalho, retorno à cidade de origem, obtenção de documentos, entre outros benefícios.
O Centro de Acolhimento Emergencial fica situado na Avenida Alcântara Machado, 91 –Brás, e o horário de funcionamento é das 20h às 8h. O centro de acolhida  está localizado na Rua Professor Antônio Castro Lopes, 1265 – Ermelino Matarazzo. Então se você se deparar com um morador de rua não hesite e ligue: SÃO PAULO: (11) 3397-8850 ou (11) 3228-5668  ou 156- O atendimento nesses números são permanente! (24 horas/dia)