Pesquisar

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A caminhada ainda é um dos exercícios mais eficazes para quem quer perder peso

Por: Riselda Morais


    Para quem quer sair do sedentarismo, iniciar uma atividade física, não é tão complicado quanto muita gente pensa e pode ter custo zero para aquelas pessoas que não podem pagar uma academia.
    Para manter a forma, perder peso, tonificar os músculos e reduzir os riscos de doenças cardíacas o exercício mais eficaz ainda é uma boa caminhada, que pode ser feita ao ar livre, em um parque ou em uma praça.
    Dados de uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan, apontam que se o objetivo é emagrecer, é importante levar em conta a intensidade da atividade,  o trajeto percorrido, o tempo  despendido, a velocidade média alcançada e a frequência com que se faz a caminhada. Segundo o estudo, para se obter resultados eficazes, a quantidade de passos dados, por caminhada, deve ser igual ou superior a 10.000, mas para que não tenhamos que sair por aí contando passos, ela recomenda que devemos ter em mente, que uma passada larga corresponde a aproximadamente um metro, logo, para atingirmos o objetivo diário seria necessário caminhar aproximadamente uma hora e meia ou dez quilômetros.
     Para os profissionais da área, professores de educação física e personal trainer, todos os exercícios aeróbios, como caminhada, natação, pedalada e a dança são ideais para reduzir medidas e eliminar gorduras mas quem quer acelerar a queima calórica deve mesclar a caminhada com corrida.
    Quem não tem o costume de correr, seja na esteira ou no parque, pode fazer um trote leve que é uma velocidade intermediária entre caminhar e correr. Depois que o corpo estiver acostumado aos exercícios pode aumentar a velocidade alternando para cada três minutos de caminhada, um minuto de corrida e, para cada cinco minutos de caminhada, dois minutos de corrida. Nesse ritmo em 30 minutos serão queimadas aproximadamente 300 calorias ou um pouco mais de 600 calorias em dez quilômetros. Pode parecer pouco mas a sensação de bem estar e ralaxamento após uma caminhada, além de todos os benefícios já citados ainda diminue o estresse. 
    Não podemos desanimar quando o ponteiro da balança insiste em continuar subindo enquanto malhamos, malhamos, malhamos, devemos sim, observar que as roupas ficam folgadas.         Quem  faz exercícios aeróbios conjugados com treinamento de musculação não deve levar a sério o ponteiro da balança mas a redução de medidas que poderá ser percebida através das roupas.
    Uma pesquisa realizada pela US News & World Report, nos Estados Unidos, revelou que fazer exercícios aeróbicos conjugados ao treinamento de força aumenta o metabolismo da mulher. Durante a pesquisa, foram separados dois grupos. Enquanto o Grupo A realizava somente exercícios aeróbicos, o Grupo B fazia exercícios aeróbicos juntamente com o trabalho de fortalecimento muscular. Ao final do estudo, os integrantes do Grupo A perderam 1,5kg de gordura e 0,250 de músculo. Já no Grupo B houve perda de 5kg de gordura e um ganho de 0,750kg em massa muscular.
    Segundo especialistas em emagrecimento, um quilo de gordura consome apenas duas calorias por dia porque suas células poupam mais energia do que gastam, enquanto um quilo de músculo consome 100 calorias por dia porque precisa de mais energia para funcionar. Os músculos pesam maIs que a gordura mas possuem menor volume na aparência.
Uma pessoa que faz exercícios físicos regularmente, de três a cinco vezes por semana tem mais disposição, pode consumir mais calorias porque seu metabolismo gasta mais, fica mais magra e mais bonita, reduz as chances de desenvolver doenças como insuficiência cardíaca, obesidade, diabetes, hipertensões e doenças nas articulações.
Dicas:
 - Alongue-se, antes e depois dos exercícios.
- Quem faz exercícios de força e resistência deve fazer um aquecimento leve para evitar lesões musculares.
- Os exercícios devem ser feitos regularmente, entre 3  e 5 vezes por semana e por no mínimo 20 minutos.
- Procure respirar corretamente, inspirar pelo nariz e expirar pela boca, assim a inspiração permite uma ventilação mais segura e eficiente e a expiração permite  a troca de ar mais rápida.
- Use roupas leves e confortáveis que  facilitem os movimentos.
- Use tênis leves, salto baixo com sistema de amortecimento e solado flexível, confortáveis.
- Antes, durante e depois da atividade hidrate-se bem,  beba bastante água!
- Faça  a caminhada antes da 10 horas da manhã  ou depois da 16 horas.
- Use protetor solar antes de se expor ao sol.
- Em praças e parques, dê preferência a locais planos para evitar quedas.