Pesquisar

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Polícia Militar inicia elaboração de Boletim Eletrônico de Ocorrências


2º BPM/M é precursor de projeto experimental que foi sucesso e já está sendo implantado em todo o Estado


Por: Riselda Morais 
Ten. Cel. PM João Abner Nossa, Comandante do 2º PBM/M “2 de Ouro“


        Por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo,  o CPAM4 - 2º BPM/M - 4ª CIA foi escolhido pelo governador Geraldo Alckmin, para ser o precursor da implantação do Boletim Eletrônico de Ocorrências em caráter experimental, o projeto deu certo e já está sendo implantado em todo o Estado de São Paulo.  Comandado pelo Ten. Cel. PM João Abner Nossa, o 2º PBM/M “2 de Ouro“ tem se destacado realizando operações de preservação e manutenção da ordem pública em toda a área como bloqueios, visibilidade e inibido a ação de infratores
“O Boletim eletrônico é uma prática que foi realizada em caráter experimental na área do nosso Batalhão, de 15 de fevereiro de 2011 até 23 de março de 2011, portanto, agora já completamos um ano dessa boa prática que estamos realizando aqui na região”, declarou o Ten. Cel. PM João Abner.
    Segundo o Coronel, além do apoio ostensivo das viaturas que integram o Programa da Força Tática e ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motos, aliado ao trabalho realizado pelas Cias subordinadas, o Batalhão conta com um importante aliado no combate a criminalidade, a implantação do RDO - Release Boletim de Ocorrência. O Boletim eletrônico de Ocorrências consiste nas ocorrências de baixo potencial ofensivo que não demandam um trabalho de polícia judiciária, investigativa, imediato ou de perícia, que são: Perda ou furto de documento; Perda ou furto de placa de veículo; Perda ou furto de celulares; Furto de veículos; Desaparecimento de pessoas;Encontro de pessoas.
    Com o Boletim Eletrônico sendo feito, também pela PM, a população ganhou e muito, em tempo, acessibilidade e facilidade para a realização de um Boletim de Ocorrência, o Ten. Cel. PM João Abner lembra que, para registrar essas ocorrências que não têm um alto potencial ofensivo e que ocorre com muita frequência, a população era obrigada a se deslocar até um distrito policial, da Policia Civil. Há alguns anos atrás foi implantado pela Polícia Civil a Delegacia Eletrônica, isto já dinamizou o serviço para a população que tem acesso a Internet e que pode fazer o Registro dessas ocorrências via Internet. “Só que nem todas as pessoas têm acesso a Internet ou sabem acessar o meio eletrônico para fazer o Registro, então essas pessoas de baixa renda que não tem computador, eram obrigadas a comparecer nos distritos para fazer o registro”, diz.
“O Governo do Estado, no ano passado, inovou possibilitando que a Policia Militar realizasse esses registros em todas as bases, em todos os quartéis da Policia Militar no Estado inteiro e o 2º BPM/M, nosso Batalhão, foi escolhido para ser o precursor, para realizar esses registros em caráter experimental, neste mês de abril, estamos completando um ano que foi implantado em nosso Batalhão, posteriormente foi implantado em outros Batalhões até ser implantado no Estado inteiro”, enfatiza o Ten. Cel. PM Abner.
    Segundo o Coronel Abner, a realização do Boletim de Ocorrência Eletrônico não tem custo alto quando se compara ao retorno, porque esse tipo de serviço não demanda um custo, por ser realizado pelos próprios policiais que já trabalham nas bases, nos quartéis, logo não demanda custo efetivo e o custo financeiro é razoável, muito pequeno porque são pontos da computador que são colocados, a parte de informática. “Um serviço de baixo custo que possibilita a população realizar esse registro em qualquer quartel, em qualquer base da PM, a pessoa que tinha que comparecer no distrito policial e passava horas esperando, porque as vezes uma ocorrência mais grave como um flagrante, uma prisão está sendo realizada, por exemplo, ela tinha que esperar, esse tempo a pessoa já está ganhando, e por outro lado, a Policia Civil sendo desonerada dessas ocorrências da baixo potencial tem mais tempo para fazer o trabalho de investigação, judiciário propriamente dito”, afirma o Coronel.
O 2º BPM/M foi fundado em 1º de dezembro de 1891, tem 820 Policiais Militares, atua em uma área de 45,5 km² que possui um comércio expressivo, terceiro setor e residencias, agrega além da USP Leste, estações metroviária, ferroviária e terminais de ônibus, com uma população estimada em 424,580 habitantes além da população flutuante atrelada aos comércios e meios de transportes. Durante a fase experimental do Boletim Eletrônico de Ocorrência foram realizados aproximadamente 1.020 (Um mil e vinte) registros, sendo 41 deles em um único mês em Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa. “Nos temos todos nossos programas de policiamento intensificados, 24 hs por dia e temos um policiamento comunitário muito forte, também muito eficiente, com três Bases Comunitárias fixas, a Base da Paz  que fica ao lado da Igreja da Paz, a Base Jardim Verônica e a Base 1º de Maio. Essas Bases Comunitárias são bases modelos, bases pilotos visitadas normalmente por representantes e por policiais de outros países, para fazer uma troca de informações e realizar um aporte de experiências nessas bases comunitárias. Nós temos uma integração muito forte, muito dinâmica com os Conselhos Comunitários de Segurança que é o canal entre as Polícias Militar, Civil e Secretaria de Segurança Pública com a comunidade, explica o Coronel Abner.
O resultado do trabalho efetivado pelo 2º BPM/M desencadeou o atendimento em todo o Estado de São Paulo, beneficiando toda a população que tem seu tempo valorizado, recebendo um atendimento dinâmico, enquanto as viaturas que outrora estariam empenhadas nessa natureza de atendimento, intensificam a atividade de polícia, oferecendo maior segurança a população.
“Procurem as nossas bases, procurem nossos quartéis, nós estamos sempre inovando nosso serviço, estamos prontos para atendê-los a qualquer momento, os policiais estão preparados, estão motivados para realizar esse serviço e estamos a disposição para visitas, é só fazer contato com a gente e vir aqui que estamos prontos para recebê-los”, convida o Ten. Cel. PM Abner.  
Ten. Cel. PM João Abner Nossa está no 2ª BPM/M desde 2006, desde promoção a Major, atuou inicialmente como Coordenador Operacional, assumiu o sub-comando do Batalhão, comandou interinamente por dois anos e meio, foi promovido ao posto de Tenente Coronel, em 24 de maio de 2010, assumindo como comandante titular.
Piloto: Unidades da PM onde o Boletim Eletrônico de Ocorrências já pode ser registrado:
2º BPM/M - Av. Amador Bueno da Veiga, 2774 - Vila Esperança;
1ª Cia - Rua Nhatumani, 467 - Vila Ré - Tel.: 2023-3322;
2ª Cia - Av. São Miguel, 7.901 - Pq. Cruzeiro do Sul - Tel.: 2956-4467;
3ª Cia - Rua Rosa Mendes, 10 - Jardim Penha - Tel.: 2546-4063;
4ª Cia - Rua Cerro de Matheus Simões, 197 - Pq. Boturussu - Tel.: 2546-3747;
Base Largo 1º de Maio - Largo 1º de Maio, s/nº - Ermelino Matarazzo - Tel.: 2542-0904/2545-3851;
Base da Paz - Rua Miguel Rachid, 926 - Vila Robertina - Tel.: 2542-0953
Base Reverendo Mattathias - Pça Reverendo Mattathias Gomes dos Santos, 33 - Jd. Verônica e as 4 Bases Comunitárias de Segurança que intensificam o patrulhamento na área.