Pesquisar

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Febraban orienta população a recusar cédulas manchadas de tinta

Por: Riselda Morais





Munidos de explosivos, ladrões já roubaram mais de 46 caixas eletrônicos instalados em farmácias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais da grande São Paulo, este ano.
Grande parte dos caixas eletrônicos estão equipados com um dispositivo que mancha as cédulas com tinta rosa após a explosão.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta a população a rejeitar as cédulas que estiverem manchadas da tinta rosa. Em nota a imprensa, a federação informa que as cédulas estão sendo tratadas da mesma forma que as notas falsificadas e orienta as pessoas se recusarem-se a receber o dinheiro marcado que é produto de roubo. Ainda segundo a nota, os bancos estão orientados a reter as notas marcadas, fazer a identificação do portador e encaminhar as cédulas suspeitas para análise no Banco Central.
Por proteção e para ajudar a coibir os roubos, nunca aceite notas manchadas, a pessoa que aceitar, mesmo que de boa fé, ao repassá-la pode ser considerada suspeita e até mesmo ser presa até que prove sua inocência.

Saiba reconhecer os sintomas de estresse em seu animal de estimação


Por: Riselda Morais



       O estresse é comum no ser humano diante das inquietudes da vida, o problema maior é que a tensão nervosa está atingindo os animais de estimação, nesta matéria, vamos falar dos sintomas de estresse apenas no melhor amigo do homem, o cão. Alguns cães são mais inquietos, mais elétricos enquanto outros mais tranquilos, mas quando estão passando por tensão nervosa percebe-se o nervosismo acima do normal. - Como pode-se perceber estes sinais?. Através de comportamentos e latidos diferentes do habitual.
Entre os sintomas de estresse no animal, estão o corpo muito tenso ou muito largado, alongamentos e bocejos mais frequentes, abano de cauda e movimentação diferentes, olhos muito arregalados ou injetados de sangue, evitar olhar você ou outros cães no  rosto, salivar muito, coçar-se ou lamber-se muito ou mostrar atividades abaixo do normal, além de ganidos, latidos e uivos excessivos e sem motivo aparente.
Assim como acontece com as pessoas, existem os cães introvertidos, retraídos, que preferem ficar pelos cantos e os extrovertidos, mas pode ser que, como os sintomas não são a doença, possam caracterizar doenças físicas no animal ao invés da tensão nervosa, por isto, ao perceber que seu cão está se comportando de forma diferente do normal leve-o ao veterinário.
Há vários fatores que deixam o cão estressado, doenças, mudança de hábitos dos donos; a mudança de residência causa estresse temporário até o animal se readaptar, vizinhança, crianças ou novos animais ou novos membros em casa. Nesses casos a reação do animal pode advir da frustração de estar levando a pior, perdendo terreno em seu território, por isto, ele pode passar a medir forças latindo e enfrentando o dono. Para desestressar o animal muitas vezes é necessário desestressar o dono primeiro, acalmando o ambiente, se o dono está tranquilo o cão se tranquiliza; casos a parte, dar carinho ao animal, proporcionar-lhe atividade física e mental e disciplina pela socialização, muitas vezes levar o animal para passear, brincar com ele e dar carinho é o suficiente para desestressar. Ao dar comando ao animal seja objetivo e categórico e lembre-se que o animal é perigoso quando os donos são perigosos e não sabem socializá-lo, além de não dar a atenção devida. O animal reflete a personalidade do dono, quer seja calmo, estressado, nervoso, perigoso, barulhento ou “zen”.

Anvisa aprova vacina contra HPV para homens


A  Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso da vacina que combate o Papiloma Vírus Humano, HPV, em homens com idades entre 9 e 26 anos. A vacina combate quatro tipos do vírus que causa verrugas genitais e pode causar o câncer. 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os tipos 16 e 18 respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Já os tipo 6 e 11 estão presentes em 90% das verrugas genitais. Nos homens, o HPV pode levar a câncer no pênis, no ânus e na orofaringe.
A aplicação da vacina em mulheres foi aprovada desde 2006.
O laboratório responsável pela fabricação da vacina conseguiu a aprovação com base em um estudo divulgado na “New England Journal of Medicine”, uma das principais publicações médicas do mundo, que comprovava a redução de 90% das verrugas externas na região genital.
O estudo clínico foi feito em 4.065 homens de 18 países, com idades entre 16 a 26 anos. A eficiência da vacina foi testada para os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Por atacar quatro tipos de HPV, a vacina recebe o nome de quadrivalente. Durante a pesquisa, o efeito da substância foi testado em comparação com placebos. Além do combate às verrugas, a vacina foi eficiente em 85,6% dos casos para evitar a infecção persistente pelo vírus.
O uso de vacinas contra o vírus em homens já existia no Brasil, com o remédio sendo prescrito por médicos por conta da relevância de estudos que já apontavam o efeito benéfico das imunizações no sexo masculino.
A substância não está disponível na rede pública e custa R$ 900.  Mas a agência regulatória brasileira ainda não havia aprovado a indicação de nenhuma das substâncias para homens.

Corrida da Amizade em São Paulo

Por: Riselda Morais


Já estão abertas as inscrições para a terceira edição da Corrida da Amizade/Friendship Day, que será realizada dia 10 de julho . A prova terá 7 km e tem percurso único, quase todo plano, a largada será as 8hs  na Avenida República do Líbano, passa pelo clube a Hebraica e pelas avenidas Juscelino Kubistchek, Cidade Jardim e Marginal e chegada no Shopping Eldorado.
A prova terá premiação para os cinco primeiros colocados masculino e feminino e todos que completarem a prova receberão medalha de conclusão. Todos os inscritos recebem kit com camiseta da prova e outros produtos. 
A prova deverá contar com a participação de 4.500 pessoas e as inscrições podem ser realizada no site: http://www.corpore.org.br/. 
O prefeito Gilberto Kassab participou do lançamento oficial da prova, acompanhado pelo secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad.  A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, investirá R$ 120 mil na realização do evento, para a compra de grades, cones, cavaletes e oferecerá apoio logístico.
 “A corrida mostrará algo especial que temos na cidade de São Paulo: a solidariedade e a fraternidade entre todas as pessoas. Não apenas entre árabes e judeus, mas entre todas as comunidades étnicas e religiosas. A Cidade é acolhedora, tanto que é considerada a terra das oportunidades. Para nós, esse evento não tem como missão aproximar as pessoas. O objetivo dele é mostrar ao mundo como vivemos aqui”, afirmou Gilberto Kassab.
Com organização da ONG Iniciativa Caminho de Abraão, o trajeto simboliza a jornada que o profeta fez pelo Oriente Médio. No entanto, a prova não tem caráter religioso e busca aproximar culturas e comunidades, promovendo conhecimento e respeito através do esporte, saúde e diversão, oferecendo aos esportistas a possibilidade de participar de um evento e percurso diferenciado. 
“Com esse evento queremos homenagear São Paulo, uma cidade que sabe receber, acolher e respeitar as diferenças culturais de todos que aqui vivem”, afirma Fernando Latorre, coordenador executivo da Iniciativa Caminho de Abraão. 
A ONG Caminho de Abraão foi fundada em 2004 no Projeto de Negociação da Universidade de Harvard (EUA) pelo professor William Ury. A entidade não mantém vínculos políticos, religiosos ou partidários e não tem fins lucrativos. Foi por meio dela que foi feita a proposta da Corrida da Amizade, cuja primeira edição aconteceu em 2009. A prova faz alusão ao roteiro percorrido pelo profeta Abraão há 4 mil anos, quando ele começou sua caminhada nas ruínas de Harran e foi até Hebron/Al Khalil, totalizando 1,2 mil km.
Na cidade de São Paulo, a corrida reunirá membros das comunidades cristã, judaica e muçulmana - principais culturas monoteístas da Capital - para promover o conhecimento e respeito mútuo por meio do esporte. Segundo a ONG, São Paulo é a cidade ideal para sediar a Corrida da Amizade, pelo seu perfil de receber, acolher e respeitar as diferenças de todos que aqui vivem.

Proibida venda de tinta spray para menores de 18 anos


Por: Riselda Morais

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.408 que proibe a venda de tinta spray a menores de 18 anos. A lei publicada no D.O.U. de 26/05 prevê que a comercialização de tintas em embalagem aerosol só será permitida a maiores de 18 anos mediante apresentação do documento de indentidade e o comerciante deverá colocar na nota fiscal de venda do produto a identificação do comprador.
A lei, prevê ainda, que não é crime “a prática do grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público e privado mediante manifestação artística”, desde que haja consentimento do proprietário,  público ou privado, e também observância das leis em vigor sobre a questão. Prevê também que as embalagens do produto terão que conter, de forma destacada e legível a advertencia: “ “Pichação é crime (Art. 65 da Lei nº 9.605/98). Proibida a venda para menores de 18 anos”.
Os fabricantes, importadores e distribuidores dos sprays têm 180 dias para fazer as alterações das embalagens. 
Quem descumprir a lei receberá advertencias, multas e poderá cumprir penas. Já para quem for flagrado pichando a pena continua sendo detenção de três meses a um ano e multa.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

10º Mutirão de Cirurgia da Catarata


Por: Riselda Morais
Triagem

Exame oftalmológico para detectar a Catarata

Novecentos voluntários participaram da ação saúde



Foi realizada neste domingo (22) a 10ª edição do Mutirão de Cirurgia da Catarata, no estacionamento do Shopping Interlar Aricanduva, na Zona Leste da capital.
Nesta edição, as filas começaram a se formar bem cedo, muitas pessoas madrugaram para garantir os primeiros lugares, o atendimento teve inicio a partir das 8hs, passaram por lá cerca de 15 mil    pessoas. Foram previamente inscritas, cerca de 3 mil pessoas acima de 50 anos que foram examinadas por uma equipe de 900 voluntários, médicos oftalmologistas e estudantes da área de saúde e 1050 cirurgias da catarata foram agendadas. 
O estacionamento ficou lotado, as pessoas passaram por uma triagem, a partir do exame superficial, as que não apresentaram problemas foram dispensadas,  as que apresentaram problemas foram encaminhadas para o exame oftalmológico e as que tiveram a catarata diagnosticada já saíram do local com a cirurgia agendada.
A ação foi iniciada em 2002, desde então, mais de 17.500 pessoas foram beneficiadas com a cirurgia de catarata, só na 9ª edição (2010) 1.735 idosos fizeram a cirurgia da catarata gratuitamente. Além de diagnosticar a Catarata, a ação identifica outras doenças como retinopatia, oclusões arteriais e glaucomas. O Mutirão de Cirurgia de Catarata é realizado pelo Centro Comercial Aricanduva em parceria com o Instituto São Paulo de Ação Voluntária, Espaço Cultural Gilson Barreto, Cesmo Oftalmologia e conta com o apoio do Rotary Clube, do Movimento Escoteiro, da Sabesp e da Prefeitura de São Paulo.

sábado, 21 de maio de 2011

Combate a Violência Sexual Infanto Juvenil


Por: Riselda Morais
     O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil é 18 de maio. Com o slogan “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”, a data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. 
Instituído em 2000, o dia faz alusão a um crime, ocorrido no Espírito Santo, há 27 anos, em que Araceli Cabrera Sanches , então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada. A campanha do Dia 18 de maio, produzida pelo CEDECA/BA, foi adotada pelo Governo Federal.
A exploração sexual infanto juvenil no Brasil existe em 930 municípios, dos quais 436 são cidades turísticas do Nordeste brasileiro, segundo estudo realizado pela Unicef em conjunto com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e com o Grupo de Investigação Sobre Violência e Exploração Sexual (VIOLES).
O estudo apontou que quase 1/5 das cidades brasileiras possuem redes organizadas de prostituição infantil.
Uma investigação do CECRIA - Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes, identificou a existência de 131 rotas internacionais de mulheres e menores de idade, que abrangem o Brasil, para a exploração sexual. 
Além da exploração sexual infantil, as crianças brasileiras sofrem também com as drogas. Existem cerca de 23 mil crianças e adolescentes nas ruas, sendo as drogas e a violência dentro de casa, as facilitadoras para que isto aconteça, deixando essas crianças em condição difícil de ser resgatadas. 
Há porém, a necessidade de que a população participe da desnaturalização da violência sexual contra crianças e adolescentes. 
É preciso romper o pacto do silêncio que encobre o abuso sexual e não ter medo de denunciar. Uma das formas de colaborar é através do Disque Denúncia que é um número de fácil atendimento, teve o número de atendentes duplicado de dezembro para cá e o serviço passou a operar 24 horas. Foi implantado também um monitoramento das denúncias que foram encaminhadas para que se acompanhe o desfecho de cada caso denunciado, com isso, a população tem um feed back, um retorno da denúncia feita, uma vez que ela tem um papel importante ao denunciar o abuso sexual infantil.
Para denunciar casos de violência sexual: DISQUE 100
O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Por meio do 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
As denuncia também podem ser feitas aos Conselhos Tutelares – Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público e as Varas da Infância e da Juventude – Em município onde não há Conselhos Tutelares, as Varas da Infância e da Juventude podem receber as denúncias.  
Outros órgãos que também estão preparados para ajudar são as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher.