Pesquisar

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Obra Social Dom Bosco comemora 30 anos a serviço da vida


Por: Riselda Morais


Cerimônia de Condecoração com a “Salva de Prata” concedida à instituição pela Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo

Dep. Est. Vitor Sapienza, Padre Rosalvino com a “Salva de Prata” entregue pelo Vereador Floriano Pesaro

Autoridades locais, políticos e parceiros participam da Cerimônia


Leandro da Costa Lopes saiu da Dom Bosco para o exterior, é trapezista no Circo de Soleil
Parceiros da Obra Social Dom Bosco


Foi realizada nesta sexta-feira, 25/11, no CFC - Centro de Formação e Cultura Dom Bosco -  a cerimônia de Condecoração com a “Salva de Prata”, concedida pela Câmara Municipal de São Paulo, representada pelo Vereador Floriano Pesaro à Obra Social Dom Bosco em  comemoração aos 30 anos à serviço da vida em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.
Floriano Pesaro lembrou a história de Dom Bosco e  suas obras que hoje existem em 150 países em todo o mundo em  prol do desenvolvimento social e humano. “Desde o século XIX, Dom Bosco já usava as ferramentas da inclusão e desenvolvimento social, família como foco e prioridade, esse é o princípio que norteia a obra social Dom Bosco”, afirma Floriano e ao observar que padre Rosalvino efetivou o sonho de Dom Bosco em Itaquera enfatizou: “acreditem que a pobreza, a fome e a miséria podem acabar.
A Obra Social Dom Bosco de Itaquera, sob a presidência do padre Rosalvino, realiza serviços específicos de grande importância para a comunidade de Itaquera e Guaianases. Atende diária e diretamente a 390 crianças de 0 a 3 anos no Centro de Educação Infantil; 1700 jovens e adultos, com idade acima de 15 anos, nos períodos da manhã, tarde e noite no ensino profissionalizante; nos núcleos Sócioeducativos atende (610 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses no CCAs e  1200 crianças e adolescentes com idades até 17 anos e 11 meses no CFC; 90 idosos matriculados que freqüentam regularmente o Núcleo de Convivência de Idosos Viver Bem; 160 atendimentos diários nos oito abrigos de atendimento institucional; 120 adolescentes de 12 a 21 anos de idade, bem como suas famílias nos serviços de Medidas Sócioeducativas que é composto de dois Núcleos de Atendimento: Prestação de Serviços à Comunidade; Liberdade Assistida Comunitária.
O subprefeito de Itaquera Cel. Paulo Máximo esteve no evento representando o prefeito Gilberto Kassab e elogiou o trabalho realizado: “Tivesse nós, outros tantos padres como o padre Rosalvino, tenho certeza que nossa sociedade estaria em um patamar muito melhor, basta olhar a quantidade de jovens que ele educa, ensina, capacita e torna verdadeiros cidadãos”, observou. 
O deputado estadual Vitor Sapienza é um antigo parceiro da entidade, lembrou momentos vividos enquanto aluno de uma escola religiosa e afirmou “os Salesianos ocupam um lugar especial em meu coração”.
Leandro da Costa Lopes foi uma das crianças atendidas  na Dom Bosco , onde começou sua carreira na Ginástica Olímpica, foi para o exterior há 10 anos com ajuda da entidade, hoje é trapezista no Circo de Soleil e diz que realizou seu sonho graças a entidade.” Tive a oportunidade de sair do Brasil, mostrar meu trabalho lá fora, realizar o sonho de entrar no Circo de Soleil, tenho orgulho de ter passado pela Dom Bosco, não só eu, mas outros amigos que seguiram, saíram da favela e estão na Europa, Estados Unidos e Ásia”, declarou Leandro.
Leandro agradeceu ao padre Rosalvino por manter as crianças fora das ruas e alertou aos jovens: “ Para seguir, tentar uma carreira, ter sucesso lá fora é difícil, tem que provar que é artista de alto nível para entrar em uma companhia tão grande quanto o Circo de Soleil”, diz.
Padre Rosalvino lembrou que a Obra Social Dom Bosco  começou com atitudes simples, pequenas coisas e que há 30 anos as pessoas tinham medo de passar em Itaquera até mesmo durante o dia. Emocionado declarou: “Nos queremos ser imortais pela causa do jovem, da criança, da comunidade; por essa causa somos capazes até de dar a vida. Meu partido é o PD - Partido de Deus, do pobre, da caridade”, afirmou padre Rosalvino e lembrou sua história, disse que viveu em um orfanato Salesiano e afirmou: “Sou um apaixonado de Dom Bosco e dessa missão de educar, cuidar da criança e do jovem”.  
Participaram do evento parceiros da entidade, políticos e autoridades locais.