Pesquisar

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking de acesso a informação online


Por: Riselda Morais

        Informação é a base de tudo, os brasileiros sabem disso e valorizam a idéia. 
Segundo dados da comScore, apresentados durante o MediaOn, 5º Seminário Internacional de Jornalismo Online,  o Brasil é o segundo país do mundo no acesso a páginas de notícias e informação, ocupa o primeiro lugar no ranking os Estados Unidos.
Para quem acredita que, quem acessa a Internet quer apenas entrar em sites de relacionamentos, vem a boa surpresa:  99,2% dos internautas brasileiros com mais de 15 anos acessam  sites de notícias, com quantidade de acesso a informação superior ao nível dos Suecos (97,9%), que ocupam o terceiro lugar no ranking com número de acessos inferior  aos internautas estadunidenses que alcançam uma porcentagem de 100%. 
Para Alex Banks, diretor da comScores para o Brasil e América Latina, o número do mercado brasileiro mostra a relevância que a categoria tem entre os usuários de internet que acessam a rede da casa ou do trabalho.
Ainda segundo dados da comScore, entre os internautas que acessam os sites de notícias 50,6% são homens entre 35 e 45 anos. Os bloggers de notícia também têm um bom grau de relevância, superando a do mercado norte americano. A participação entres os brasileiros chega a 97,4% dos internautas, superando a Suécia com 72,6% e os Estados Unidos com 70,8%.
Outro dado que chama a atenção é a quantidade de acesso para leitura de notícias e jornais brasileiros através de smartphones e tablets. Segundo o levantamento 1 bilhão a cada 100 bilhões (1%) de páginas de internet visitadas, o tráfego veio de telefones móveis, tablets ou smartphones. Para a leitura de jornais a porcentagem de acesso através dos equipamentos móveis sobe para 2,4% ou 2,4 vezes acima de média das demais categorias que compõem a Internet no Brasil. Nos Estados Unidos este número sobe para 10,9%, superados pela Inglaterra com 12,4%.