Pesquisar

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Brasil atinge marca de 1.8 milhão de empreendedores individuais


Por: Riselda Morais
     
     O Brasil atingiu a marca de 1.8 milhão de empreendedores individuais, são 800 mil empreendedores a mais do que a meta inicial do programa criado em 2009 que pretendia atingir a marca de 1 milhão, marca esta que foi alcançada em março deste ano.
Os empreendedores individuais são pessoas que trabalham por conta própria no comércio, pequenas empresas, indústria ou prestação de serviços, alguns exemplos são: cabeleireiros, pipoqueiros, doceira, borracheiro, barbeiro, artesão, carpinteiro, encanador, engraxate, jardineiro, jornaleiro, manicure, maquiadora e quitandeira, entre muitos outras quatrocentas ocupações que se enquadram no perfil de EI.
A presidente Dilma Rousseff sancionou, no inicio deste mês, a lei que amplia o limite de faturamento bruto do empreendedor individual que era de R$ 36 mil. Com a ampliação, a partir de 2012, quem trabalhar por conta e tiver faturamento bruto de até R$ 60 mil por ano, poderá fazer o cadastro de Empreendedor Individual e ter acesso aos benefícios da Previdência Social, entre eles, a aposentadoria por idade, salário maternidade e auxilio doença.