Pesquisar

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jornalista e editora Riselda Morais participa de debate na Super Rádio Tupi AM 1150/ FM 97,3



Cantor Frank Aguiar, produtora Suzana Abreu, Dep. Fed. Teresa Surita, jornalista Riselda Morais e o jornalista José Nello Marques
Foi muito bom estar na quarta-feira, 19/10 das 18hs às 19 h, na Super rádio Tupi, no programa Tupi Serviços com o jornalista José Nello Marques, debatendo os principais temas do momento com políticos, empresários, sindicatos, profissionais liberais e gente do povo analisando e dando opinião. Participando do debate em estúdio, com o cantor e Vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar, a Deputada Federal Teresa Surita - PMDB/Roraima.
Esteve em pauta, temas como o projeto lei que visa proibir a famosa palmada que os pais dão nas crianças que acabam em violência doméstica com gravidade suficiente para levar crianças queimadas, com fraturas e ossos quebrados, cortadas ou com hematomas, aos hospitais de todo o Brasil, sendo que muitas dessas lesões levam as crianças ao óbito ou as deixa marcada física e psicologicamente por toda a vida. "Os pais precisam entender que bater não educa e ao bater em seus filhos estão criando adolescentes revoltados e adultos agressivos e que bater não é a solução, mas o problema".
Para a Deputada Teresa Surita, o mais preocupante é que as chamadas palmadas fazem parte da cultura do brasileiro, e nunca pára apenas nas palmadas, mas em espancamentos e muitos casos até em morte da criança.
Outro tema debatido foi o projeto lei do deputado estadual/SP Jooji Hato, em tramitação na Assembléia Legislativa que pretende criar o toque de recolher para menores de 18 anos em todo o Estado de São Paulo. Segundo o projeto os menores não poderiam frequentar bares, restaurantes, boates, danceterias, enfim "transitar ou permanecer" na rua, sem a companhia de seus pais ou responsáveis entre as 23h30 e às 5 horas. Jooji que chama o projeto de "toque de acolher" e justifica: "Nosso grande objetivo é que as crianças perambulando sozinhas pela rua sejam levadas para o conselho tutelar e encaminhadas de volta à família, queremos pressionar os pais que põem filho no mundo e não cuidam", diz Jooji por telefone.
Outros temas em pauta foram: a falta de coleta de esgoto, que segundo dados do IBGE a região que mais faz a coleta é a sudeste com pouco mais de 60% dos domicílios e a que menos tem domicílios com a coleta é a Norte com apenas 3%; foram debatidos também os alagamentos e desabamentos que acontecem a cada temporal nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
No é hora da cidadania que vai ao ar das 17h às 19h, José Nello Marques ajuda o munícipe a resolver seus problemas com falta d'água, telefone, luz, buracos na rua, enfim, abre espaço para o ouvinte fazer sua reclamação e ser ouvido.