Pesquisar

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pastel da Maria vence pela segunda vez o concurso “O Melhor Pastel de Feira de São Paulo”

 Por: Riselda Morais                                                               Foto: Antonio Carlos
Jornalista Riselda Morais faz parte do júri
                                                                                               Foto: Antonio Carlos
Prefeito Gilberto Kassab entrega prêmio à ganhadora Barraca da Maria



As dez Barracas Finalistas

Júri composto por Jornalistas, críticos de gastronomia e culinaristas


Foi realizada nesta segunda-feira, 22 de agosto, a grande final do Concurso “O Melhor Pastel de Feira de São Paulo”, na Praça Charles Miller. Os ganhadores foram escolhidos entre as dez barracas finalistas, por um júri especializado composto por críticos de gastronomia, chefs de cozinha e jornalistas. Os critérios analisados para eleger “O Melhor Pastel da Cidade de São Paulo” foram atendimento, óleo de fritura, higiene, qualidade e sabor dos pastéis.
O Pastel da Maria, da zona norte de São Paulo, ganhou pela segunda vez,  na primeira edição do Concurso em 2009 e nesta edição de 2011. O prêmio de  8 mil reais e o certificado foram entregues pelo prefeito Gilberto Kassab, acompanhado do Secretário das Subprefeituras Ronaldo Camargo, deputado Joogi Hato, o Presidente do Sindicato dos Feirantes, Clóvis e outras autoridades. O segundo lugar ficou com o Pastel da Soninha que recebeu o prêmio de  R$ 2.000,00  e o terceiro lugar com  Pastéis Agena, ganhadora do concurso em 2010. Nesta edição, Helena Midori não segurou o título de “O Melhor Pastel de São Paulo” em 2011, mas manteve-se como o melhor pastel da Zona Leste I e recebeu o prêmio de R$ 1.000,00.  O quarto melhor pastel e melhor da zona sul é de Leo e Elaine; o pastel da Maria também ficou com o quinto lugar como melhor pastel da Zona Norte; o melhor pastel da Leste II é o da pastelaria Yukari, ganhou em sexto lugar; pastéis Agena ganhou também o sétimo lugar como melhor da Leste I e o oitavo lugar ficou com pastéis Yamashiro.
A apresentadora e culinarista Palmirinha, declarou que adora pastel de feira e lembrou que ela também já trabalhou assim, recordou o quanto é difícil acordar muito cedo, ir para a feira e atender muito bem a todos.
O Deputado Joogi Hato, parabenizou o Prefeito Gilberto Kassab por ter regularizado a profissão e pelo concurso.
O prefeito Gilberto Kassab parabenizou os dez finalistas e realizou a entrega dos prêmios. “Antes os pasteleiros viviam fugindo por que eram perseguidos nas feiras  mas hoje, além de apoio recebem incentivos para trabalhar, respeitando as normas de higiene e qualidade”, enfatizou Kassab.
O prefeito Gilberto Kassab entregou certificados também, aos responsáveis pelas 10 melhores barracas da caldo de cana da capital, eles foram eleitos em votação popular, nomeada “Circuito da Garapa”. Entre os melhores caldos de cana está do Milton Lima, Comércio de Cana Cordeiro, Masahaki Harakaki, do José Carlos da Silva, Noshitaki, Kanashiro, Nilva Arakaki, Ailton, Lindaura da Silva e da Maria de Lurdes Abreu Markesine.
O Concurso “Melhor Pastel de Feira de São Paulo” foi composto por três etapas, nas quais, mais de 800 feiras participaram. A primeira fase foi por votação popular, foram para a segunda fase 43 barracas que foram visitadas por juizes à paisana, em sua maioria, estudantes de gastronomia que fizeram visitas surpresas e anônimas. Comprovaram a qualidade do pastel e do atendimento, elegendo 10 pastéis finalistas; na terceira etapa, a grande final contou com um júri formado por 50 pessoas, uma parte de jurados técnicos, críticos de gastronomia, culinaristas, chefs de cozinha e outra de jurados Vip composto por jornalistas. Entre os 50 jurados, estava a Culinarista e apresentadora Palmirinha, a jornalista Riselda Morais, a mineira Benedita Ricardo de Oliveira (Benê), o culinarista Alvaro Rodrigues,  entre outros.
O concurso “Melhor Pastel de Feira de São Paulo”, criado  pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, através da Supervisão Geral de Abastecimento, ao realizar esta terceira edição, além de valorizar as riquezas culturais e gastronômicas das feiras livres, tem o objetivo de divulgar as regras de higiene que os feirantes devem seguir para comercializar seus produtos e a forma correta de destinar o óleo da fritura dos pastéis, este quesito de conscientização ambiental garantiu ao competidor bônus em sua nota.