Pesquisar

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Saiba reconhecer os sintomas de estresse em seu animal de estimação


Por: Riselda Morais



       O estresse é comum no ser humano diante das inquietudes da vida, o problema maior é que a tensão nervosa está atingindo os animais de estimação, nesta matéria, vamos falar dos sintomas de estresse apenas no melhor amigo do homem, o cão. Alguns cães são mais inquietos, mais elétricos enquanto outros mais tranquilos, mas quando estão passando por tensão nervosa percebe-se o nervosismo acima do normal. - Como pode-se perceber estes sinais?. Através de comportamentos e latidos diferentes do habitual.
Entre os sintomas de estresse no animal, estão o corpo muito tenso ou muito largado, alongamentos e bocejos mais frequentes, abano de cauda e movimentação diferentes, olhos muito arregalados ou injetados de sangue, evitar olhar você ou outros cães no  rosto, salivar muito, coçar-se ou lamber-se muito ou mostrar atividades abaixo do normal, além de ganidos, latidos e uivos excessivos e sem motivo aparente.
Assim como acontece com as pessoas, existem os cães introvertidos, retraídos, que preferem ficar pelos cantos e os extrovertidos, mas pode ser que, como os sintomas não são a doença, possam caracterizar doenças físicas no animal ao invés da tensão nervosa, por isto, ao perceber que seu cão está se comportando de forma diferente do normal leve-o ao veterinário.
Há vários fatores que deixam o cão estressado, doenças, mudança de hábitos dos donos; a mudança de residência causa estresse temporário até o animal se readaptar, vizinhança, crianças ou novos animais ou novos membros em casa. Nesses casos a reação do animal pode advir da frustração de estar levando a pior, perdendo terreno em seu território, por isto, ele pode passar a medir forças latindo e enfrentando o dono. Para desestressar o animal muitas vezes é necessário desestressar o dono primeiro, acalmando o ambiente, se o dono está tranquilo o cão se tranquiliza; casos a parte, dar carinho ao animal, proporcionar-lhe atividade física e mental e disciplina pela socialização, muitas vezes levar o animal para passear, brincar com ele e dar carinho é o suficiente para desestressar. Ao dar comando ao animal seja objetivo e categórico e lembre-se que o animal é perigoso quando os donos são perigosos e não sabem socializá-lo, além de não dar a atenção devida. O animal reflete a personalidade do dono, quer seja calmo, estressado, nervoso, perigoso, barulhento ou “zen”.