Pesquisar

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Corrida da Amizade em São Paulo

Por: Riselda Morais


Já estão abertas as inscrições para a terceira edição da Corrida da Amizade/Friendship Day, que será realizada dia 10 de julho . A prova terá 7 km e tem percurso único, quase todo plano, a largada será as 8hs  na Avenida República do Líbano, passa pelo clube a Hebraica e pelas avenidas Juscelino Kubistchek, Cidade Jardim e Marginal e chegada no Shopping Eldorado.
A prova terá premiação para os cinco primeiros colocados masculino e feminino e todos que completarem a prova receberão medalha de conclusão. Todos os inscritos recebem kit com camiseta da prova e outros produtos. 
A prova deverá contar com a participação de 4.500 pessoas e as inscrições podem ser realizada no site: http://www.corpore.org.br/. 
O prefeito Gilberto Kassab participou do lançamento oficial da prova, acompanhado pelo secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad.  A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, investirá R$ 120 mil na realização do evento, para a compra de grades, cones, cavaletes e oferecerá apoio logístico.
 “A corrida mostrará algo especial que temos na cidade de São Paulo: a solidariedade e a fraternidade entre todas as pessoas. Não apenas entre árabes e judeus, mas entre todas as comunidades étnicas e religiosas. A Cidade é acolhedora, tanto que é considerada a terra das oportunidades. Para nós, esse evento não tem como missão aproximar as pessoas. O objetivo dele é mostrar ao mundo como vivemos aqui”, afirmou Gilberto Kassab.
Com organização da ONG Iniciativa Caminho de Abraão, o trajeto simboliza a jornada que o profeta fez pelo Oriente Médio. No entanto, a prova não tem caráter religioso e busca aproximar culturas e comunidades, promovendo conhecimento e respeito através do esporte, saúde e diversão, oferecendo aos esportistas a possibilidade de participar de um evento e percurso diferenciado. 
“Com esse evento queremos homenagear São Paulo, uma cidade que sabe receber, acolher e respeitar as diferenças culturais de todos que aqui vivem”, afirma Fernando Latorre, coordenador executivo da Iniciativa Caminho de Abraão. 
A ONG Caminho de Abraão foi fundada em 2004 no Projeto de Negociação da Universidade de Harvard (EUA) pelo professor William Ury. A entidade não mantém vínculos políticos, religiosos ou partidários e não tem fins lucrativos. Foi por meio dela que foi feita a proposta da Corrida da Amizade, cuja primeira edição aconteceu em 2009. A prova faz alusão ao roteiro percorrido pelo profeta Abraão há 4 mil anos, quando ele começou sua caminhada nas ruínas de Harran e foi até Hebron/Al Khalil, totalizando 1,2 mil km.
Na cidade de São Paulo, a corrida reunirá membros das comunidades cristã, judaica e muçulmana - principais culturas monoteístas da Capital - para promover o conhecimento e respeito mútuo por meio do esporte. Segundo a ONG, São Paulo é a cidade ideal para sediar a Corrida da Amizade, pelo seu perfil de receber, acolher e respeitar as diferenças de todos que aqui vivem.