Pesquisar

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Anvisa aprova vacina contra HPV para homens


A  Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso da vacina que combate o Papiloma Vírus Humano, HPV, em homens com idades entre 9 e 26 anos. A vacina combate quatro tipos do vírus que causa verrugas genitais e pode causar o câncer. 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os tipos 16 e 18 respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Já os tipo 6 e 11 estão presentes em 90% das verrugas genitais. Nos homens, o HPV pode levar a câncer no pênis, no ânus e na orofaringe.
A aplicação da vacina em mulheres foi aprovada desde 2006.
O laboratório responsável pela fabricação da vacina conseguiu a aprovação com base em um estudo divulgado na “New England Journal of Medicine”, uma das principais publicações médicas do mundo, que comprovava a redução de 90% das verrugas externas na região genital.
O estudo clínico foi feito em 4.065 homens de 18 países, com idades entre 16 a 26 anos. A eficiência da vacina foi testada para os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Por atacar quatro tipos de HPV, a vacina recebe o nome de quadrivalente. Durante a pesquisa, o efeito da substância foi testado em comparação com placebos. Além do combate às verrugas, a vacina foi eficiente em 85,6% dos casos para evitar a infecção persistente pelo vírus.
O uso de vacinas contra o vírus em homens já existia no Brasil, com o remédio sendo prescrito por médicos por conta da relevância de estudos que já apontavam o efeito benéfico das imunizações no sexo masculino.
A substância não está disponível na rede pública e custa R$ 900.  Mas a agência regulatória brasileira ainda não havia aprovado a indicação de nenhuma das substâncias para homens.