Pesquisar

terça-feira, 29 de março de 2011

O Amigo Fiel


Por Riselda Morais


Thor é da raça Collie, de grande porte, dócil com crianças e idosos

Os cães se caracterizam como animais de companhia e afeto, o amigo fiel do dono, mesmo os cães usados para realizar tarefas como defender a casa, farejar, caçar, puxar trenó possuem o instinto de amizade. Acredita-se que existam mais de 200 raças de cães, apesar da Confederação Americana de Cinofilia reconhecer apenas 140 raças e as distribuir em seis grupos segundo suas aptidões.  
 O 1º grupo é composto pelos cães de caça e tiro, entre eles o Labrador, Pointer, Cocker e Spaniel. O 2º grupo por cães de caça e presa, temos como exemplo o Beagle. O 3º grupo é composto por cães de guarda e utilidade como Boxer, Collie, Pastor Alemão, Akita e Dobberman. No 4º grupo estão as raças Terrier, como Fox Terrier e o Bull Terrier. O 5º grupo é o considerado de Cães de  Luxo, Yorkshire Terrier e o Maltês. Os cães de companhia ocupam o 6º grupo, são raças como Poodle, Lhasa  Apso, Bulldog e Dálmata.
Os cães diferenciam-se conforme a raça também em seu período de vida, dependendo da raça e do tamanho ele vive mais ou menos que os outros, geralmente os cães de pequeno porte vivem mais. A  vida  média por raça é distribuída da seguinte forma: 
7-10 anos - Grande porte - Danois, Newfoundland, King Charles Spaniel. Os Spaniels da América do Norte normalmente têm problemas com a válvula mitral, segundo veterinários.
9-11 anos - São Bernardo, Bloodhound, Chow Chow, Boxer, Bulldog Francês. Estas raças têm tendência para desenvolver uma doença semelhante à hemofilia humana, a doença Von Willebrand's.
10-13 anos - Airdale Terrier, Dalmatian, German Sheperd, Scottish Terrier (o Scottish Terrier também podem herdar a doença Von Willebrand's).
12-15 anos - Beagle, Bichon, Frise, Collie, Doberman, Papillon, Pomeranian
14-16 anos - Boston Terrier, Cairn Terrier, Cocker Spaniel,  Corgie, Golden Retriever, Irish Setter, Jack Russel Terrier, Maltese Terrier, Poodle (Standard), Schnauzer, Shih Tzo, West Highland White Terrier, Yorkshire Terrier.
15-18 anos - Dachshund, Poodle, Chihuahua. 
Seis anos da vida de um cão é equivalente a 45 anos na vida do homem; 10 anos do cão equivale a 65 anos do homem; 12 equivale a 75 e se você tem um animal com 15 anos saiba que ele é equivalente a um homem de 90 anos.
O cão atinge a adolescência entre os 8 e 24 meses. As fêmeas estão prontas para reproduzir aos 2 anos, ficam no cio 2 vezes ao ano, geralmente nos meses de fevereiro e agosto com duração de 15 dias, seu período de gestação varia entre 58 e 64 dias e a quantidade de filhotes varia conforme a raça, os cães de grande porte têm em média 8 filhotes e as raças de pequeno porte têm em média 2 filhotes, o desmame acontece a partir dos 40 dias de idade. 
Leia abaixo alguns cuidados básicos que deve ter com seu cão:
- Quando for adotar pondere a responsabilidade, o cão de raça de grande porte cresce muito, ocupa mais espaço, tem mais força que o dono e isto acarreta em muito abandono do animal depois de adulto, faça uma escolha consciente para não abandonar seu animal mais tarde.
- Cuidado com brincadeiras brutas, desestimule a mordida, enquanto o cão é pequeno morde mas não dói, esbarra em você e não te derruba, mas quando ele crescer a mordida vai doer e quando se jogar sobre teu corpo você vai cair, portanto eduque-o nas brincadeiras  também para que ele não se torne um animal violento e perigoso para as crianças e pessoas idosas.
-Os cães precisam ser vacinados e receber reforço da vacina anualmente. Entre elas, vacinas contra hepatite, parvovirose, cinomose, coronavirose, laringotranqueíte, 4 tipos de leptospirose, giardia, tosse dos canis e a já conhecida e gratuita vacina contra a raiva.
- O banho pode ser dado a partir dos 45 dias de idade, com sabão de coco ou shampo neutro, no mínimo duas vezes por mês. 
- Os pêlos precisam ser escovados diariamente para retirar os pêlos mortos e os pêlos longos devem ser tosados a cada 2 ou 3 meses. 
- Verifique se a animal está com pulga ou carrapato.
- A vermifugação deve ser feita duas vezes ao ano.
- A alimentação deve ser pontual, ração para cachorro 2 vezes ao dia e  só na hora certa. 
- Um cão gordo não significa cão bem alimentado, o excesso de peso pode trazer problemas à saúde. 
- Comida humana não serve para cachorro, arroz, feijão, chocolate, doces faz mal.
- A escovação dos dentes do animal deve ser feita de duas a três vezes por semana, para evitar cáries e formação de tártaro.
- Evite que o cão ande ou corra em piso escorregadio, que suba escadas nos primeiros meses de vida ou que brinque saltando, principalmente se for de grande porte para evitar que ele tenha uma doença articular conhecida como displasia da anca que causa dor e dificulta a locomoção. 
- Leve-o para passear com frequência, ele precisa se movimentar.