Pesquisar

terça-feira, 29 de março de 2011

Brasil ultrapassa marca de 81,3 milhões de Internautas


Por: Riselda Morais
Campus Party 2011
Palestras "Mídias Sociais"
A Internet chegou ao Brasil em 1991, começou cheia de desafios de Infraestrutura e a confiança conquistada era nenhuma, mas evoluiu, despertou o interesse da população e com isto os brasileiros passaram a ser, em janeiro de 2010, os Internautas que mais tempo ficavam online, ficando em média 45 horas navegando, o que demonstrou um nível de engajamento maior que dos europeus e norte- americanos. Segundo pesquisa, os internautas brasileiros estão mais jovens, quanto ao gênero - masculino e feminino - o uso da internet é quase igual, apenas dois pontos a mais para os homens, ambos estão mais escolarizados, oito em cada dez são economicamente ativos e 42% deles pertencem as classes A e B o que revela aumento no número de  internautas das classes C, D e E que corresponde a mais da metade dos internautas e 50% deles são heavy users, quer dizer, fazem acessos todos os dias.
Hoje, vinte anos depois da chegada da Internet no Brasil somos 81,3 milhões de internautas, ocupamos o segundo lugar no ranking de acessos e a Internet ainda está em franca expansão,  nossa principal atividade é a busca, o horário em que os internautas usam mais é entre as 11 e 18 horas e consomem serviços como Member Communities, eCommerce, Travel e Video; as categorias com maiores audiências segundo o Ibope são Portais, Buscadorese Member Communities; Telecom, Serviços de Internet e Entretenimento já os que mais cresceram na última década são Noticias e Informações; Familia e Estilo de Vida e Educação e Carreira.
Entre os brasileiros com mais de 12 anos, 54% costumam acessar a Internet em lan house ou em casa, navegam em média três horas por dia e costumam postar conteúdo da própria autoria para se relacionar no Orkut e no MSN.
A Internet está presente em mais de 150 países, o uso das Redes Sociais é global, 1 em cada 4,5 minutos - 22% do tempo e o equivalente a 110 bilhões de minutos do planeta são usados em redes sociais e blogs o que fez com que três das quatro marcas online mais populares sejam as redes sociais Facebook, YouTube e Wikipedia que são visitados por três em cada quatro consumidores.
O perfil dos usuários das redes sociais, segundo pesquisa do Ibope, são em sua maioria adultos que acessam a rede em casa, mais de uma vez ao dia para trocar mensagens, se informar e entreter.
Segundo estatísticas apresentadas em nota oficial durante comemoração do quinto ano da rede social Twitter os usuários postam em média 140 milhões de tweets por dia e aproximadamente um bilhão de tweets por semana. Ao contrário do Orkut, o crescimento do microblog Twitter é muito rápido, para se ter uma idéia, há um ano, o número de tweets diários era de apenas 50 milhões, comparando com os 140 milhões de  mensagens de texto de 140 caracteres ou menos diariamente postados atualmente o crescimento foi de 180% nos últimos 12 meses. 
No ano passado, os usuários do Twitter enviaram 25 bilhões de tweets e a companhia acumulou mais de 100 milhões de novas contas registradas. Neste ano o número de novas contas também é significativo, só no mês de fevereiro foram cerca de 460 mil novas contas abertas no microblog. Para atingir a marca de um bilhão de posts, pela primeira vez, o Twitter levou 3 anos, 2 meses e 1 dia.