Pesquisar

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Brasileiro tira em média 600 fotos digitais ao ano

Por: Riselda Morais
Praia do Sonho - Itanhaén

Trecho da Serra

Estamos tirando mais fotos hoje. Quando usávamos as câmeras tradicionais, precisávamos comprar o filme, fazer as fotos sem saber como ficaria o resultado final, mandar revelar o filme e só então sabíamos se a foto havia ficado boa ou não, nesta época tirávamos em média 60 fotos por ano. Graças a revolução da era digital esta realidade mudou, hoje sabemos como a foto ficou na hora, se gostamos colocamos no Orkut, Facebook, Twitpic, se não simplesmente excluímos e fazemos novas fotos, nesta brincadeira divertida de fotografar fazemos 10 vezes mais fotos, a quantidade subiu para 600 fotos ao ano, segundo a Kodak.
As facilidades oferecidas pelas câmeras digitais tornaram-se preferência dos brasileiros que compraram 2,1 milhões de câmeras digitais nos primeiros 8 meses de 2010 e a marcha revolucionária continua, dá para comprar uma câmera digital por cerca de R$ 350,00 e com isto, foto e vídeo tornam-se cada vez mais acessíveis.
Na era digital, tanto podemos ter a câmera com zoom ótico, lentes angulares e qualidade de imagem como podemos ter simplesmente a câmera do iPhone ou do celular que não precisa de técnica, é só apontar, clicar e compartilhar, é espontâneo e fácil assim...
Com uma câmera digital na mão é fácil fotografar bem, desde que não se tenha medo de mexer na câmera, conheça-a, teste, experimente, mas antes leia aqui algumas dicas para fazer fotos com qualidade profissional:

1ª - Enquadramento

Há o cliche de colocar o assunto sempre no meio da foto. Se quiser deixar a foto mais interessante, desloque o objeto principal da imagem, isto fará a diferença.

2ª - Flash

Não use o flash quando não há necessidade, use-o de forma correta, se usar muito em cima do motivo vai deixar a foto muito clara e se usar muito longe a foto vai ficar escura. O flash tem alcance limitado, de aproximadamente 3 a 5 metros, não adianta usar o flash em uma foto onde o foco esteja a uma distância maior ou menor que o alcance.

O flash é um acessório necessário em um ambiente escuro mas pode ser usado também em uma foto contra a luz, neste caso ele funcionará como preenchimento. Ao fotografar uma pessoa com o sol ou uma fonte de luz ao fundo, para evitar que o sol fique brilhante e apareça apenas a silhueta da pessoa, use o flash e ambos ficarão visíveis.

3ª - Cuidado com o fundo

Escolha o local onde vai fazer a foto, tenha cuidado com o que pode aparecer. A imagem de fundo é tão importante quanto a imagem que está em primeiro plano. Evite cores ou objetos que tiram a atenção do foco.

Imagine que aquela foto maravilhosa, que a pessoa ficou linda pode ficar desvalorizada com um extintor, uma tomada, uma pixação por trás.

4ª - A Fotografia

Quando o assunto é uma pessoa, não tenha medo de chegar perto, aproxime o máximo possível, de perto percebe-se até os cílios e as sardas e impede que fique um pequeno sujeito no meio de muito nada.

5ª - Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Se o assunto é uma criança, ajoelhe-se, abaixe-se ao nível dela. Se é uma pessoa mais alta, suba em alguma coisa. Mas se for de uma arquitetura, por exemplo, ela fica mais valorizada se você fizer a foto de baixo para cima, abaixe a câmera ao máximo.

6ª - Fotos verticais

Para fazer fotos de uma farol ou uma escada, vire a câmera e faça vertical.

7ª - Iluminação

Aproveite o máximo possível a luz natural. Posicione-se de forma a deixar a sol a suas costas, aproveitando bem sua iluminação, um passo para o lado pode fazer uma diferença significante. Para suavizar contornos e realçar cores a luz difusa de um dia nublado é excelente, faça belas fotos nesses dias. A luz do flash tem uma cor diferente a do ambiente, por ser uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições aparente. Explica-se com esta iluminação a feiúra que se fica em uma foto 3x4.

8ª - Cor

As câmeras digitais vem com white balance, o controle de cor que faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. A configuração para dias ensolarados indicada por um sol, dá um tom mais amarelado as fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, torna a foto mais interessante. Apesar das configurações pré-selecionadas nem sempre ser as mais indicadas, experimente, brinque com o controle de cor até acertar a que melhor se adequa.