Pesquisar

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Preconceito e incitação pública de violência contra Nordestinos no Twitter

Por: Riselda Morais

Neste 1º de Novembro de 2010, fiquei impressionada com a maldade, o ódio que algumas pessoas preconceituosas manifestaram através da rede social Twitter contra os Nordestinos.
Alguns internautas esqueceram que o Brasil vive uma democracia e quiseram impor o candidato José Serra do PSDB de São Paulo como única opção aceitável para a Presidência da República, uma vez que a candidata do PT Dilma Rousseff foi eleita pela maioria do povo brasileiro, decidiram descontar suas frustrações e preconceitos em cima do povo Nordestino, que assim como todos os brasileiros, independente do Estado, naturalidade, cor, raça ou religião têm o direito e a liberdade de escolher seus representantes independente de partido, cor, raça ou religião, mas sim aquele ou aquela que julgar mais capaz de lhes representar.
Achei no mínimo curioso quando li estes twitters:





Não é o povo Nordestino BURRO por exercer a cidadania, seu direito de cidadão brasileiro de escolher seu representante,aquele candidato que julgou ser digno de lhe representar, se cada um fez ou não a melhor escolha só no decorrer do mandato da presidente se saberá, mas não há advinhos, senhor e senhora da verdade, sabe tudo que pode apontar o dedo e dizer quem presta e quem não presta.
O que é ser inteligente para você? Ter preconceitos? Ser má? Ignorar a democracia de um País?
A frase "Nordestino não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado", escrita pela estudante de Direito (direito? ela sabe o que significa isso?)Mayara Petruso me deixou indignada e com pena dessa criatura ignorante, preconceituosa e má que estimula a violência, a intolerância em uma cidade cosmopolita como São Paulo, na qual o que a maioria dos moradores mais desejam é o fim da violência. Então é este o tipo de contribuição que as pessoas "inteligentes" têm a dar a cidade de São Paulo?
Sou uma Nordestina, radicada em São Paulo desde 1988, aqui formei família, abri uma empresa, trabalho como jornalista e editora apoiando e divulgando as reinvidicações da população, acompanhando e divulgando o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo e pelo Governo do Estado de São Paulo independente de partido, o que me interessa é o crescimento, o desenvolvimento da cidade, é fazer uma ponte entre a população, quer seja a pessoa paulista ou não, do Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste ou Nordeste do País e os governantes, deixando o povo mais perto de seus representantes já que eles governam para todos e, para mim não é a região que faz uma pessoa melhor que a outra e sim o caráter, a dignidade, a generosidade, a bondade, a capacidade de amar ao próximo. Por estes trabalhos já fui homenageada como "Cidadã que Contribui para o desenvolvimento e progresso da Cidade de São Paulo".


"Ama o teu próximo como a ti mesmo" (G1 5,14)



Mayara Petruso, que se diz estudante de Direito e os seguidores que acham que os nordestinos são burros parecem não conhecer as leis de nosso país que coibem a discriminação racial.

Const. Federal Lei Nº 7.716/89
Art. 1º
Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de 2 a 5 anos.

Art. 20
. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de 1 a 3 anos e multa.

Código Penal

Injúria

Art. 140.
Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes à raça, etnia, religião ou origem: Pena: reclusão de 1 a 3 anos e multa