Pesquisar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

China passa a frente dos Estados Unidos e Brasil tem 2 entre os 500 supercomputadores

Por: Riselda Morais 
                                                                        Tianhe-1A

Entre os 500 supercomputadores mais poderosos dois computadores brasileiros estão entre os mais rápidos do mundo, segundo o site Top500.org, que é composto por pessoas de diversas universidades do mundo e listou os melhores supercomputadores do planeta. A China superou os Estados Unidos, e aparece em primeiro lugar com o Tianhe-1A, a máquina construída pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa e instalado no Centro Nacional de Supercomputação, em Tianjin.
MANNHEIM, Alemanha; BERKELEY, Califórnia, e Knoxville, Tennessee-A edição 36 da lista TOP500 observou de perto os mais poderosos supercomputadores do mundo e confirma os boatos de aquisição do primeiro lugar pelo sistema chinês Tianhe-1A, no Centro Nacional de Supercomputadores em Tianjin, alcançando um nível de desempenho de 2,57 petaflops / s (quatrilhões de cálculos por segundo).
Os brasileiros ficaram em 29° lugar com o Tupã, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), e em 115º posição com o Galileu, do Núcleo de Atendimento em Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Das 10 melhores máquinas, cinco são dos Estados Unidos e os outros estão na China (dois supercomputadores), Japão, França e Alemanha.
Notícias do desempenho do sistema chinês surgiu no final de outubro. Como resultado, um sistema - Cray XT5 "Jaguar" sistema do Departamento dos EUA (DOE) da Energia do Oak Ridge Leadership Computing Facility em Tennessee - está classificado em segundo lugar. Jaguar alcançado 1,75 petaflop / s Linpack execução, a aplicação de benchmark TOP500.
O terceiro lugar é agora ocupado por um sistema chinês chamado nebulosas, que também foi derrubado um lugar na lista TOP500 junho de 2010 com o aparecimento de Tianhe-1A. Localizado no Centro Nacional de Supercomputação em Shenzhen, nebulosas realizada em 1,27 petaflop / s.
Tsubame 2,0 no Instituto de Tecnologia de Tóquio é o número quatro, por ter alcançado um desempenho de 1,19 petaflops / s. Tsubame é a única máquina japonesa no TOP10.
No número cinco é Hopper, um sistema Cray XE6 no DOE Nacional de Pesquisa Energética Computação Científica (NERSC) Center, na Califórnia. Hopper apenas quebrou a barreira do petaflop / s com 1,05 petaflop / s, tornando-o o segundo sistema mais poderoso os EUA e só a máquina EUA terceiros para a realização petaflop / s de desempenho.
Dos 10 principais sistemas, sete alcançaram desempenho igual ou superior a 1 petaflop / s. Cinco dos sistemas no Top 10 são novos na lista. Das 10 melhores, cinco são dos Estados Unidos e os outros estão na China, Japão, França e Alemanha. O sistema mais poderoso da Europa é um sistema Bull no CEA francês (Commissariat à l'énergie atomique et aux alternativas de energias ou Atômica e Energias Alternativas da Comissão), classificada em número de seis.
A lista completa TOP500 e análise de acompanhamento serão discutidos em uma sessão especial de 17 de novembro na Conferência SC10 em computação de alto desempenho, redes, armazenamento e análise a ser realizada 13-19 novembro em New Orleans, Louisiana
Acelerar o Desempenho
Os dois sistemas chineses e Tsubame 2.0 são usam GPUs (unidades de processamento gráfico) para acelerar a computação. No total, 17 sistemas em GPUs TOP500 uso de aceleradores, com 6 usando o processador Cell, dez deles usando chips da NVIDIA e um usando chips da ATI Radeon.
A China também está acelerando a passagem em computação de alto desempenho e agora tem 42 sistemas na lista TOP500, movendo-se passado no Japão, França, Alemanha e Reino Unido para se tornar o número dois países trás os EUA

Mudanças geográficas
Embora os EUA continuem sendo o principal consumidor de sistemas de HPC com 275 dos 500 sistemas, esse número caiu de 282 em junho de 2010. A participação europeia - 124 sistemas, contra 144 - ainda é substancialmente maior do que a quota da Ásia (84 sistemas - acima de 57). países dominantes na Ásia são China, com 42 sistemas (acima de 24), Japão com 26 sistemas (acima de 18), e Índia, com quatro sistemas (de cinco).
Na Europa, Alemanha e França, encontrou-se com o Reino Unido, que caiu da nação n º 1 europeu de 38, há seis meses a 24 sobre a nova lista. Alemanha e França, o Reino Unido passou e agora têm 26 e 25 sistemas cada um, embora a França está para baixo a partir de 29 e na Alemanha é de até 24 sistemas em comparação com seis meses atrás.

Outros destaques da lista mais recente
· Cray Inc., a empresa dos EUA, que foi sinônimo de supercomputação, recuperou o segundo lugar em termos de quota de mercado medida em desempenho, passando à frente de HP, mas ainda está atrás da IBM. Cray XT e sistemas XE continuam a ser muito popular para clientes de grande investigação, quatro dos quais estão no Top 10.

· HP ainda está à frente da Cray medido pelo número de sistemas, e ambos estão à frente da IBM.
· Intel domina o mercado de processadores high-end, com 79,6 por cento (398) de todos os sistemas que utilizam processadores Intel, embora esta seja ligeiramente abaixo dos seis meses (406 sistemas, 81,2 por cento).
· Intel agora é seguido pela família AMD Opteron, com 57 sistemas (11,4 por cento), acima de 47. A participação dos processadores IBM Power está em ligeiro declínio, com agora 40 sistemas (8,0 por cento), abaixo dos 42.
· processadores Quad-core são usados em 73 por cento (365) dos sistemas, enquanto 19 por cento (95 sistemas) já estão utilizando os processadores com seis ou mais núcleos.
Em apenas seis meses, segundo o site, o nível de entrada para a lista subiu para 31,1 teraflop / s (trilhões de cálculos por segundo) no benchmark Linpack, comparado a 24,7 TFLOP / s há seis meses.
· O sistema de última classificada na mais recente lista foi listado na posição 305 no TOP500 anterior apenas seis meses atrás. Esta taxa de rotatividade é de cerca de média, após a taxa de substituição mais baixa, há seis meses.
· O desempenho total de todos os 500 sistemas cresceu para 44,2 Pflop / s, em comparação a 32,4 Pflop / s, há seis meses e 27,6 PFlop / s um ano atrás.

 No Brasil:
Neste ano, chegou ao Brasil um supercomputador para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Foram necessários vários caminhões para transporte cerca de 90 volumes que compunham a máquina. Ela foi adquirida por R$ 50 milhões pela Fapesp em conjunto com o Ministério da ciência e Tecnologia e do Finep, Financiadora de Estudos e Projetos.
            Segundo informações oficiais, o supercomputador, produzido pela Cray, terá um sistema composto de 13 gabinetes. Eles permitirão gerar previsões de tempo mais pontuais, com maior antecedência e de melhor qualidade.