Pesquisar

domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Rousseff é a primeira presidenta do Brasil em seu primeiro discurso reafirma as promessas de campanha e promete honrar a mulher brasileira

Por: Riselda Morais


Foi eleita hoje, 31 de outubro de 2010 a primeira presidenta da história do Brasil.
O povo brasileiro escolheu a primeira mulher a governar o País. Conhecida como uma mulher forte, decidida, que luta pelos seus ideais, Dilma foi chamada de mãe do PAC, criou o programa ?Minha Casa, Minha Vida?, destacou-se com ações no Governo Lula e enfrentou um câncer ao mesmo tempo.
Foi escolhida para concorrer a presidência em 2008, quando em visita a Roma, o Presidente Lula mandou um recado ao PT: "Quero que o Brasil, depois mim, seja governado por uma mulher e já existe a pessoa adequada: Dilma Rousseff", declarou Lula à imprensa italiana, que foi a primeira a escutar da boca do chefe de Estado o nome de sua candidata e, apostando nela, ele foi seu cabo eleitoral. Dilma soube agradecer o gesto e desde que aceitou a candidatura do PT prometeu ao país a "continuidade", que resumiu na frase "muito mais de Lula, mas com alma e coração de mulher".
Durante a campanha, Dilma além de prometer continuar o Governo Lula prometeu governar para os pobres, foi eleita na primeira tentativa com mais de 55,9% dos votos enquanto o adversário José Serra PSDB teve 44,0% dos votos válidos.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente do País, Dilma declarou que recebeu do povo brasileiro a missão mais importante de sua vida. Registrou como seu primeiro compromisso honrar a mulher brasileira. "Sim, a mulher pode", disse ela. Prometeu valorizar a democracia, desde o direito de expressão até o direito a alimentação, saúde, educação e moradia. Prometeu zelar pela liberdade de imprensa, pela Constituição. Segundo ela o que mais lhe deu esperança foi a capacidade de nosso povo em se apegar a menor oportunidade, de criar e empreender. Prometeu erradicar a miséria e resaltou que essa meta será realizada com um chamado a nação e a todas as pessoas de bem do País, pediu o apoio de todos.
Dilma reconheceu que terá um duro trabalho para qualificar o desenvolvimento econômico. Prometeu cuidar da economia com toda a responsabilidade, fazer esforços pela melhoria da qualidade dos gastos públicos e pela qualificação do serviço público, ampliar os limites do Super Simples, trabalhar pelo Fundo Social do Pré Sal que é um mecanismo de poupança de longo prazo para apoiar as futuras gerações.
Dilma lembrou que se comprometeu com o combate as drogas, melhorias de segurança e da educação do País e reafirmou seu compromisso e agradeceu o povo brasileiro prometendo devolver todo o carinho recebido durante a campanha.

Dilma Vana Rousseff, nasceu em Belo Horizonte em 14 de dezembro de 1947, é economista, foi ministra-chefe da Casa Civil durante o Governo Lula, de quem declarou que nada e nem ninguém irá separá-la. Dilma nunca havia se candidatado a nenhum cargo público até candidatar-se a Presidência de República nestas eleições que colocaram no posto de primeira mulher a se eleger presidente da história de nosso País.
Dilma teve uma educação tradicional, nasceu em família de classe média alta e sempre lutou pelos seus ideais políticos desde sua juventude, principalmente durante o Golpe Militar em 1964, quando integrou organizações que defendiam a luta armada contra a Ditadura Militar, como Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares), por isto foi presa e torturada por três anos, primeiro na Oban e segundo no DOPS.
Dilma refez sua vida no Rio Grande do Sul, ao lado de Carlos Araújo por mais de trinta anos e ao lado dele ajudou a fundar o PDT . Foi secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre e mais tarde foi Secretária estadual de Minas e Energia. Filiou-se ao PT em 2001, participou da equipe que formulou o plano de governo na área de energia nas eleições de Lula a presidência em 2002, se destacou e foi indicada para o Ministério de Minas e Energia. Reconhecida por seus métodos técnicos e gerenciais, foi nomeada Ministra-chefe da Casa Civil.
Dilma receberá o cargo das mãos de seu mentor político dia 1º de Janeiro de 2011 e governará o país até 2014.