Pesquisar

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Governador Alberto Goldman dá inicio às obras da FATEC Itaquera Por: Riselda Morais

Fotos: Riselda Morais


Maquete do prédio da Faculdade de Tecnologia de Itaquera



O Governador Alberto Goldman iniciou nesta segunda-feira (24/05) às 10h30m às obras da Fatec - Faculdade de Tecnologia de Itaquera, sito, Av. Engenheiro Ardevan Machado esquina com a Av. Miguel Ignácio Cury, próximo a estação Itaquera do metrô.
As obras tiveram início hoje, com a assinatura da ordem para prosseguimento das obras do Parque Tecnológico, que têm inicio com as obras dos blocos do prédio da Fatec Itaquera. Assinaram o documento o Governador Alberto Goldman, o Prefeito Gilberto Kassab e como testemunha assinou a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Langaná, com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento, Luciano Almeida.
A previsão de implantação desta nova unidade é para 2012. A Fatec Itaquera oferecerá quatro cursos de graduação tecnológicos: Mecânica modalidade Projetos, Mecânica modalidade Soldagem, Automação Industrial e Sistemas Biomédicos além de cursos rápidos para pedreiros, carpinteiros, ferreiros e outras profissões.
A Fatec Itaquera contará com 24 salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios - Processos de produção; Processos de soldagem; Ensaios mecânicos e resistência dos materiais; Ensaios metalográficos; Ensaios não destrutivos; Metrologia; Eletricidade básica; Eletrônica analógica; Eletrônica digital; Simulação (informática); Tecnologia e sistemas de automação; Desenho; Manutenção de aparelhos médicos-hospitalares; projetos e informática. Os espaços ocuparão os dois blocos do novo prédio.
Durante o evento,ao falar sobre o Parque Tecnológico, cujas obras se iniciam com as obras da Fatec, Alberto Goldman enfatizou a evolução da região de Itaquera.
"Há 40 anos, o que era essa região e no que está se transformando agora, nem água existia... disse Goldman, nem água... mas Itaquera foi abraçada por bons representantes que trouxeram para essa região tudo que ela tem hoje", enfatizou Goldman.
"Esse é um investimento enorme do Governo de São Paulo no oferecimento de vagas para capacitação profissional. Somente na Fatec Itaquera serão 320 vagas por semestre, mais 320 vagas na Etec", explicou o governador. Segundo Goldman, "este investimento em educação, com respaldo nas obras nas áreas viárias e de saúde, é importante para atrair empresas e estimular o desenvolvimento na região leste".
A nova unidade será construída no mesmo complexo onde será o Parque Tecnológico da Zona Leste, uma ação conjunta do Estado com a Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico da região, ampliando a interação entre universidades, institutos de pesquisas, setor privado e órgãos públicos, além de estimular a expansão de indústrias intensivas em conhecimento, fomentando o surgimento de novas empresas de base tecnológica. "Isso aqui vai ser importante para atrair as empresas também para a região leste de São Paulo", disse o governador.
O empreendimento foi recentemente credenciado ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) e será voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento nos setores de Inovação e Apoio de Gestão, Têxtil e Moda, TI e Software, Inteligência de Mercado e Mídia. Além da nova Fatec Itaquera, o local abrigará instituições de pesquisas, laboratórios e empresas incubadas.
A nova unidade será a quinta da capital paulista. Hoje, a cidade de São Paulo conta com quatro unidades em funcionamento: Fatec São Paulo (Bom Retiro), Fatec Zona Leste (Cidade A. E. Carvalho), Fatec Zona Sul (Jardim São Luis) e Fatec Ipiranga.
As inscrições para o processo seletivo das Fatecs do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2010 começaram no dia 7 de maio e vão até 8 de junho. A prova será realizada no dia 4 de julho. O calendário completo para o processo seletivo do 2º semestre de 2010 está disponível no site www.vestibularfatec.com.br.
A diretora Superintendente do Centro Paula Souza, Laura Langaná lembrou que Centro administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 240 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 41 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação Tecnológica.
Estiveram presente durante o evento: O governado do Estado de São Paulo Alberto Goldman, o prefeito Gilberto Kassab, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Luciano Almeida, Laura Langaná - Diretora Superintendente do Centro Paulo Souza, Padre Rosalvino - Obras Assistenciais Dom Bosco, Coronel Suzano - representando o Secretário de Coordenação das Subprefeituras, Vereador Paulo Frange, Dep. Estadual Samuel Moreira, Dep. Federal Jorge Tadeu, Estevão Galvão, Tamura - Subprefeito de Itaquera, Eduardo Haddad - Sub. de Vila Formosa/Aricanduva, Ademir - Subprefeito de São Mateus e imprensa.