Pesquisar

domingo, 2 de maio de 2010

Casa feita com garrafas PET é bioclimática e segura

Por: Riselda Morais

Reutilização e Reciclagem: Garrafas PET têm inúmeras funções, pode -se fazer vasos de plantas, paredes, telhados, brinquedos, móveis, arte, barcos, fabricar cadeiras, tapetes, linhas, cordas, vassouras, travesseiros e camisetas

Casa feita com garrafas contruida pela boliviana Engrid Macias




Riselda Morais veste camiseta feita de fios de garrafa PET


A garrafa que conhecemos como PET feita com polietileno tereftalato que origina o nome PET, surgiu em 1988 como uma opção mais barata e leve na substituição das pesadas garrafas de vidro, com isso, foi oferecida ao consumidor um opção de embalagem sem uma solução para o recolhimento e reutilização das das mesmas e não se falou na época em reciclagem.
A degradação do plástico na natureza ou em aterro sanitário, tem uma expectativa de 400 anos para acontecer e infelizmente uma cena lamentável tem se repetido nos rios, córregos, mananciais, enfim, na natureza que são as garrafas de plástico não-biodegradável poluindo, agredindo o habitat natural, imagine o acúmulo por 4 séculos.
Hoje o Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, que mesmo sendo um produto 100% reciclável, tem um volume de reciclagem de apenas 50%, ou seja, por ano, na prática mais de 1 bilhão e meio de garrafas são descartadas no meio ambiente. O mundo produz cerca de 7 milhões de toneladas dessa resina termoplástica ao ano.
É chegada a hora de pensarmos: “Não quero que a natureza seja melhor, quero ser uma pessoa melhor para a natureza”. Podemos começar a ser melhor para a natureza com o pequeno gesto de separar o lixo reciclável em nossas casas, não jogando-os no meio ambiente.
As garrafas PET são recicláveis e podem render dinheiro. O uso da garrafa vai além da utilização para fazer aquelas árvores de natal no final de ano, o produto reciclado pode gerar produtos como brinquedos, móveis, arte, barcos, fabricação de cadeiras, tapetes, linhas, cordas, vassouras, escovas de dente, travesseiros e camisetas. Difícil de acreditar?. Belas, macias e confortáveis camisetas são produzidas com a PET reciclada, afirmo porque tenho uma conforme você pode ver na foto ao lado, esta é uma camiseta ecologicamente correta, feita de fios de garrafas pet, é leve, suave ao toque e confortável. Esta é uma das minhas contribuições com a preservação da natureza. Pense no que você também pode fazer para preservá-la.
Para produzir esta camiseta o material foi moído, transformado em flocos e depois foram extraídas as fibras, o poliéster que foi misturado em partes iguais com fibras de algodão, as fibras foram transformadas nesta camiseta gostosa de usar.
Criativo como o povo brasileiro é, tem usado o material reciclado para criar aquecedor de água, móveis baratos, confortáveis e resistentes, suporte para plataformas flutuantes (isto economiza madeira logo preserva as árvores). As garrafas PET inteiras podem ser utilizadas para fazer iluminação interna, aproveitando o sol.
Se acha que a utilização da PET para por aí, veja esta forma de utilização é ainda melhor.
A Boliviana Engrid Macias construiu sua casa com garrafas PET.
Segundo Engrid o custo da construção baixa entre 40% e 60% em comparação ao preço da construção tradicional, a temperatura da casa é bioclimática, isto quer dizer que quando está frio lá fora, dentro será quente e vice-versa. Durante a construção da casa dela foram usados vários tipos de garrafas, mas não foram misturadas na mesma parede e para ela o segredo é ter garrafas suficientes para terminar a obra. Nas colunas foram usadas garrafas de 500 ou 600 ml formando um círculo de 11 garrafas, amarrados no centro entrelaçadamente os gargalos com sisal ou nylon, a mistura da massa foi feita na proporção de 1:6:0,5 significa 1 medida de cimento, 6 de areia e 1/2 de cal. Para encher as garrafas foi usado um funil feito com o gargalo de uma garrafa menor, o material deve ser seco para facilitar, os sólidos podem ser areia, terra, resíduos de compostagem, palha de arroz ou trigo.
Nas paredes cada garrafa foi amarrada entre si, no gargalo e na base, com sisal ou fios de nylon, como se fosse uma rede. A base foi entrelaçada dando uma volta com o laço quando foi colocada, da mesma forma, nos gargalos foi dada uma volta de modo a entrelaçar umas garrafas com as outras em uma forma losangular. Na mistura para as paredes foi usado uma mistura de terra com calcário (barro similar a argila). A proporção é de 1:6:1 significa 1 medida de cimento, 6 de argila e 1 de cal para evitar problemas em épocas de chuva ou pode-se usar a mesma mistura usada para fazer as colunas.
No Brasil o meio ambiente também começou a ser beneficiado com a reutilização das garrafas.
O eletricista Antônio Duarte, da cidade do Espírito Santo, construiu e panteteou a “Casa Ecológica”, na qual substituiu os tijolos por garrafas pet. Uma casa foi construída e duas estão em execução, segundo ele, além do baixo custo a casa pode ser construída em apenas uma semana porque as paredes são entregues prontas com a tubulação elétrica e hidráulica incluídas.
As casas construídas pelo potiguar têm uma forma de construção diferente, são paredes de concreto com garrafas pet e fica 30% mais resistente do que as que são construídas com tijolos. Em uma casa de 46 metros de área coberta, dois quartos, banheiro, sala e cozinha, ele usou cerca de 2.700 garrafas para a construção, sendo 2.600 de dois litros e 100 de um litro. A casa reciclada tem baixo custo, é a prova de fogo e de bala, como as garrafas estão cheias de areia compactada, a areia tanto apaga o fogo em caso de incêndio como impossibilita a passagem de um projétil.
Dar a destinação correta de reciclagem e reaproveitamento às garrafas pet evitam um grave problema ambiental e pode render dinheiro. Pense nisso: separe o lixo reciclável do orgânico.