Pesquisar

domingo, 2 de maio de 2010

Campanha de vacinação contra a gripe A H1N1

Os idosos com doenças crônicas já podem procurar um dos 200 postos de vacinação, inclusive as AMAs da capital paulista e postos volantes para tomar a vacina contra a Gripe A H1N1.
A vacinação abrange não apenas idosos com doenças crônicas, grupo estipulado para ser atendido nesta 4ª etapa (24/04 a 21/05), como também as pessoas que estavam nos grupos específicos já imunizados, mas que ainda não foram vacinados. Nestas etapas estão os jovens entre 20 e 29 anos, crianças de 6 a 23 meses de idade e portadores de doenças crônicas. A data de imunização para gestantes vai até 21/05.
Para atender um maior número de pessoas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estendeu o horário das Assistências Médicas Ambulatoriais que até o dia 30/04 estarão aplicando a vacina até as 21 horas.
As doses das vacinas estão disponíveis também em Unidades Básicas de Saúde, Shopping Centers, estações da CPTM e Metrô, nos terminais Barra Funda e Tietê na capital paulista e em um total de 3,8 mil postos de saúde em todo o Estado, o horário de vacinação é das 08 às 17 horas.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde a imunização contra a gripe A H1N1 segue satisfatória, mais de 7,99 milhões de pessoas já foram vacinas.
No Estado de São Paulo, vários grupos já superaram a meta de vacinação. Mais de 90% das crianças de seis meses foram imunizadas. Entre os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos a cobertura já é de 93% e no primeiro mês de vacinação 85% das grávidas já foram imunizadas. Entre os trabalhadores de saúde a cobertura supera os 96% e os indígenas 100%.
Levantamento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde mostra grande adesão dos idosos com doenças crônicas à campanha contra Gripe A H1N1. Até as 14 horas do sábado, 24, primeiro dia da nova fase, foram vacinados 335.810 idosos, o que corresponde a 37% da população maior de 60 anos que precisa ser imunizada. Ao todo, mais de nove milhões de pessoas já foram vacinadas no Estado. A quarta etapa, para pessoas com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, vai até o dia 7 de maio.
Mais de 849 mil das crianças de seis meses a um ano e 11 meses foram imunizadas. Outros dois milhões de portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, 352 mil grávidas e mais de 689 mil profissionais da saúde também já se vacinaram. A imunização dos indígenas já bateu os 100% da meta. Espera-se imunizar nesta 4ª fase, aproximadamente 250 mil pessoas com mais de 60 anos ou portadores de doenças crônicas na capital paulista e cerca de 907 mil em todo o Estado.
“Os números mostram que a campanha ganhou adesão nas diversas faixas da população que precisa ser imunizada, como grávidas e portadores de doenças crônicas. É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe.”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
A Campanha Nacional contra a gripe pandêmica ocorre em todos os municípios brasileiros, só na primeira etapa foram aplicadas mais de 170 mil doses. O Brasil ampliou a vacinação para outros três grupos, crianças de 06 meses a 02 anos de idade, adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos, a recomendação da OMS - Organização Mundial da Saúde é que fossem imunizados trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde.
A vacina é segura e eficaz e sua única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.
Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:
1 - Doença Respiratória Crônica (ex. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Grave)
2 - Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. Cardiopatias congênitas, Insuficiência cardíaca, pacientes com seqüelas por Febre reumatóide)
3 - Doença Cerebrovascular (ex. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)
4 - Doença Neurológica (ex. Paralisia cerebral, distrofia muscular)
5 - Doença Hepática crônica (ex. Cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)
6 - Doença Renal Crônica (ex. Paciente com insuficiência renal crônica em diálise)
7 - Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III - antiga obesidade mórbida)
8 - Doença Hematológica (ex. anemia falciforme)
9 - Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, Câncer)
10 - Outras condições (ex. Síndrome de Down)