Pesquisar

quarta-feira, 31 de março de 2010

Tuberculose ainda é uma das doenças que mais mata no Brasil

Identificada em 1882, há 228 anos, pelo bacteriologista alemão Robert Koch, a tuberculose é uma das doenças que mais mata no Brasil, são cerca de 80 mil novos casos e cinco mil mortes ao ano, ela atinge 1/3 da população mundial ou 1,7 milhão de pessoas por ano.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microrganismo, o “Bacilo de Koch”, cientificamente conhecido como Mycobacterium tuberculosis.
Existem vários tipos de tuberculose: pulmonar, meníngea (meninge - membrana que envolve o cérebro), miliar, óssea, renal, cutânea, genital e outras. A forma mais frequente e mais contagiosa é a pulmonar.
Segundo especialistas, uma pessoa com a forma pulmonar da tuberculose, se não for tratada pode infectar de 10 a 15 pessoas em um período de um ano, já que a transmissão é direta, de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso.
No caso da pulmonar, a via aérea é a principal forma de transmissão da doença , a bactéria espalha-se pelo ar quando é eliminada através da tosse, da fala e do espirro, a contaminação é favorecida em ambientes fechados. A maioria dos casos ocorre em pacientes do sexo masculino e em idade produtiva, as maiores vítimas são das classes menos favorecidas, por isto é apontada como um “mal social”, sua proliferação está intimamente ligada às condições precárias de vida.
As principais causas do contágio são falta de saneamento básico, baixa qualidade nutricional na alimentação e falta de informação sobre a doença, fatores que aumentam a chance de infecção pelo bacilo incluem além da desnutrição, o alcoolismo, tabagismo e doenças imunossupressoras, AIDS por exemplo. Os Estados brasileiros com maior incidência são Rio de Janeiro, Amazonas e Ceará.
Alguns dos sintomas da tuberculose são: No início do quadro, tosse seca e contínua; com a evolução do quadro, tosse com catarro, podendo ser com pus ou sangue; febre baixa, geralmente no final da tarde; perda de apetite; suores noturnos; perda de peso; fraqueza, cansaço, prostração; palidez; já em casos graves: dificuldade para respirar; dor no peito; tosse com eliminação de sangue.
O diagnóstico da tuberculose só é feito por um médico, utilizando-se de exames clínicos e complementares como a radiografia de tórax e baciloscopia que consiste em procurar os bacilos da tuberculose no catarro. A tuberculose tem cura e o tratamento dura em média 6 meses. As crianças são imunizadas nos primeiros meses de vidas, através da vacina BCG.