Pesquisar

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Para sofrer menos com as enchentes, população de São Paulo precisa se reeducar e parar de jogar lixo nas ruas


A cidade de São Paulo sofre ano após ano, chuva após chuva com os alagamentos e enchentes. Um temporal de poucos minutos é suficiente para deixar vários pontos de alagamentos na cidade, bairros em baixo d'água, as marginais Tietê e Pinheiros, além da Radial Leste, Av. Aricanduva, Av. Luiz Inácio de Anhaia Melo e tantas outras vias alagadas e paradas. Os danos causados pelas enchentes são muitos e são vários os fatores que as causam, mas tem um desses fatores que está diretamente ligado a educação dos moradores da cidade.
Os lixos jogados nas ruas, seja uma ponta de cigarro, um papel de bala, entulhos ou até mesmo sofás como é tão comum jogarem em terrenos baldios e margens de córregos se acumulam nas bocas de lobo, nos bueiros, nas galerias, poluem os córregos e os rios, obstruindo-os e impedindo a passagem da água, agravando os problemas causados pelas enchentes na cidade. Os entulhos podem ser jogados nos eco pontos, é só procurar o mais próximo. Nós, moradores desta cidade, precisamos ter consciência de que um pequeno gesto, como jogar lixo pela janela do carro é um ato que prejudica a dezenas, centenas, milhares de pessoas e não dói colocar o lixo em seu devido lugar: "LUGAR DE LIXO É NO LIXO E NÃO NO MEIO DA RUA".
Em uma operação de limpeza, no fim de semana, dias 23 e 24/01 foram retiradas 1,02 mil toneladas de lixo e entulho de bueiros, bocas de lobo e 5,5 mil toneladas de detritos foram retiradas de 5 km córregos e margens, em 100 km de ruas foram varridas 73,3 toneladas de lixo e 681 toneladas de lixo e entulhos foram retirados de pontos viciados da cidade de São Paulo.
Assim como o poder públicos tem o dever de conservar a cidade, nós moradores temos obrigação de agir com cidadania e fazer a nossa parte.