Pesquisar

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Chacoalhar o bebê pode causar a Sindrome do Bebê Sacudido

A única forma de um bebê se comunicar é chorando. Através do choro ele informa se está com fome, com sono, com cólicas, dores, incomodado com a fralda molhada, ou com o ambiente barulhento, agitado.
Com todos estes motivos para chorar, é natural que uma criança chore até três horas por dia.
Muitas vezes, pais ou babás reagem a este choro sacudindo o bebê, não embalando levemente como se fosse colocar para dormir, e ao sacudir o bebê de forma violenta, ou até mesmo ao brincar jogando-o para o alto e pegando-o para o ver rir, o adulto está cometendo um ato perigoso do qual poderá se arrepender amargamente ao prejudicar a criança, podendo provocar danos neurológicos, cegueira e até mesmo a morte do bebê.
Para conscientizar pais e babás do perigo que é chacoalhar um bebê, foi lançada uma Campanha Internacional que já está em mais de 150 países, começou na Austrália e acaba de chegar ao Brasil. O objetivo é chamar atenção de médicos, outros cuidadores, educadores, pais e babás para o problema e suas consequências ou para a Síndrome do Bebê Sacudido.
No Brasil os responsáveis pelo lançamento da Campanha são o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência da Universidade Federal de São Carlos e o Instituto Zero a Seis, voltado para promoção de ações em favor da criança e presidido pelo psicoterapeuta João Figueiró. "Essa também é a causa mais comum de traumatismo craniano não acidental entre crianças menores de três anos", afirma o psicoterapeuta.
Os prejuízos a saúde do bebê ao ser chacoalhado, ocorre porque no primeiro ano de vida o organismo ainda está em pleno desenvolvimento. Os nervos e vasos sanguineos são mais frágeis, assim como as estruturas do pescoço. Os neurôneos estão desprotegidos, a membrana que protege o cérebro ainda está em construção.
Ao ser chacoalhado o cérebro se desloca, já que tem um volume menor que a caixa craniana e um dos resultados pode ser a ruptura de vasos e hemorragia intracraniana.
Para prevenir a Síndrome do Bebê Sacudido a campanha pretende orientar sobre formas de acalmar a criança durante as crises de choro. E criar meios para fortalecer a relação entre mãe e bebê para que ela evite maus-tratos. Mãe que tem um vínculo forte com o filho, protege.