Pesquisar

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Primeira substância consumida por 57% jovens dependentes de drogas foi o cigarro


Segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde de São Paulo, 40% dos jovens atendidos pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas(Cratod) começaram a usar drogas com idade entre 7 e 11 anos de idade. O cigarro foi a primeira droga consumida por 57% deles, a maconha foi a primeira substância consumida por 51% e o álcool por 38%, seguidos dos inalantes 18%, a cocaína por 17% e o crack 10%.
Para o autor da pesquisa e coordenador do Programa de Adolescentes do Cratod, o psicólogo Wagner Abril Souto, os jovens optam primeiramente pelas drogas consideradas lícitas, como álcool e cigarro, que embora sejam proibidas para menores de 18 anos, são de fácil acesso na sociedade.
"Normalmente, o primeiro contato acaba ocorrendo dentro da própria casa, por meio de familiares ou amigos próximos. Muitas vezes, os jovens em recuperação têm outras pessoas da família também em tratamento de combate à dependência", afirma Souto.
O levantamento apontou que 1/3 das crianças de 11 anos está fora da escola e 91% dos alunos do último ano do ensino médio apresenta defasagem escolar. A pesquisa foi feita com 112 dependentes da região central, na faixa etária de 12 a 18 anos.
"Quanto mais cedo os jovens passam a consumir drogas, maiores as chances de adquirirem dependência química. A falta de interesse na escola, o absenteísmo e os comportamentos disfuncionais, como agressividade e isolamento, são inerentes ao envolvimento com essas substâncias", analisou o psicólogo.