Pesquisar

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão afetou 18 Estados e deixou 8,5 milhões sem água na região Sudeste

Um apagão que aconteceu na noite da terça-feira,10/11, deixou 18 Estados às escuras, danificou estações de água da região Sudeste e deixou 8,5 milhões de habitantes sem água. Quando a luz voltou, segundo a CET(Companhia de Engenharia de Tráfego) 65 semáforos estão com problemas aqui na capital paulista.
Ainda não se sabe qual foi a causa do apagão que aconteceu ontem(Terça-feira) a noite e afetou os 18 Estados e apesar de não estar na lista oficial o Distrito Federal também sofreu falta de energia. Os Estados atingidos foram:São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e parcialmente os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Há controversas quanto a causa do apagão, fala-se de fatores climáticos que teriam afetado a linha de transmissão.
Nota do Ministério diz: "Houve uma condição meteorológica adversa, com ventos e chuvas de grande intensidade concentrados na região que recebe os circuitos de transmissão da energia da usina de Itaipu e distribui essa energia para outras regiões".
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que ainda não sabe a causa exata do apagão: "Não tenho a informação concreta e objetiva do que aconteceu", disse Lula em entrevista coletiva em Brasília ao lado do presidente de Israel, Shimon Peres, que está em visita ao país. "Não quero culpar ninguém antecipadamente. Possivelmente até o fim da tarde a gente tenha a informação. Se eu falar, estou chutando. E eu não vou chutar nesse assunto."