Pesquisar

domingo, 26 de julho de 2009

São Paulo terá maior Parque Linear do Mundo


São Paulo terá o maior parque linear do mundo, o Parque Várzeas do Tietê, lançado na segunda-feira (20) pelo governador José Serra.
Com 75 km de extensão e 107 km² de área, onde serão construidos 33 núcleos de equipamentos de esporte e lazer, 230 km de ciclovia e Via Parque (com acesso de carro aos núcleos), 77 campos de futebol e 129 quadras poliesportivas.
O investimento estimado é de 1,7 bilhão e a conclusão da primeira etapa está prevista para 2012.
Nas várzeas do Alto do Tietê serão formadas grandes piscinas naturais, que amortecerão as cheias e serão fundamentais para complementar o efeito das obras de aprofundamento da calha do Tietê (41 km) desde a barragem da Penha até a usina Edgard de Souza.
"A principal função desse parque é proteger o rio e funcionar como um regulador de enchentes, diminuindo a poluição sobre o Rio Tietê. Ao mesmo tempo, vai ser uma gigantesca área de lazer", disse o governador José Serra no lançamento da obra.
Um protocolo de intenções foi assinado pelo Governador José Serra e pelos prefeitos dos 8 municípios envolvidos no projeto, Gilberto Kassab (São Paulo), Sebastião Alves de Almeida (Guarulhos), Armando Tavares Filho (Itaquaquecetuba), Francisco Pereira de Sousa (Poá), Marcelo de Souza Cândido (Suzano), Marco Aurélio Bertaiolli (Mogi das Cruzes), Carlos Alberto Taino Júnior (Biritiba Mirim) e Antonio Adilson de Moraes (Salesópolis). Também assinaram o protocolo a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ubirajara Tannuri Felix.