Pesquisar

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Em um ano, 82 milhões de brasileiros contrairam intoxicação alimentar

Por: Riselda Morais
A intoxicação alimentar é causada pela contaminação dos alimentos em seu manuseio ou por má conservação do produto. No ano passado mais de 6 mil brasileiros morreram por intoxicação alimentar e 82 milhões de brasileiros foram internados com o problema que atinge mais gravemente crianças, idosos, gestantes e pessoas de baixa imunidade, do total metade das contaminações ocorreram dentro de casa.
Tomar alguns cuidados ao manusear os alimentos pode diminuir o volume de casos de intoxicação alimentar e principalmente proteger a sua saúde e de sua família.
- Lavar sempre as mãos antes de iniciar o preparo dos alimentos e ao reiniciá-lo após alguma interrupção.
- Lavar as mãos sempre que estiver manuseando alimentos crus como carnes, pescados ou frango e antes de manusear outros alimentos, assim, evita que um alimento contamine o outro, a chamada contaminação cruzada.
- Evitar deixar pano úmido na pia.
- Manter a cozinha, a pia e o balcão da cozinha sempre em boas condições de higiene.
- Não usar tábua de carnes de madeira.
- Evitar deixar os ovos guardados na porta da geladeira, o abre e fecha da porta pode provocar microfissuras ou quebrar a casca e contaminar a gema e não se deve consumir o ovo cru ou com a gema mole.
- Frutas, legumes e verduras que forem consumidos crus devem ser muito bem lavadas em água corrente antes do consumo dos folhosos como alfaces, coentro, cheiro verde devem ser desinfetados emergindo por 15 minutos numa solução utilizando cloro ou hipoclorito ou para cada 1 litro de água colocar 1 colher de sopa de água sanitária, em seguida enxaguar bem.
- Evitar o contato entre alimentos crus e alimentos cozidos.
Durante um churrasco, por exemplo, não use a mesma faca e nem a mesma tábua que usa para cortar a carne crua para cortar a carne assada. Um alimento cru pode contaminar o alimento assado ou cozido.
- Guardar os alimentos em recipientes fechados, evita a entrada de ar que causa deterioração por microrganismos e mantem o alimento longe de insetos como formigas, baratas, ratos e outros bichos.
- Cozinhar bem os alimentos e os consumir logo após o preparo.
- Evitar consumir alimentos vendidos na rua.
- Submeter alimentos ao cozimento ou reaquecimento a temperatura superior a 70 graus.
- Trocar panos de prato com frequência.
Estes são alguns dos cuidados que se pode ter com os alimentos para a prevenção da intoxicação alimentar.