Pesquisar

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Aprenda como tratar unhas fracas

Se você já fez tudo o que sua manicure aconselhou, desde os tradicionais óleos de cravo aos esmaltes escuros, e nada de suas unhas ganharem resistência, e a cada dia que passa elas ficam ainda mais frágeis e quebradiças. Não se engane, pois os motivos podem variar desde o uso constante de produtos químicos (como detergente) a problemas alimentares.
Além de proteger os dedos de impactos traumáticos, as unhas auxiliam também para pegar objetos e ajudam o tato. São compostas basicamente de queratina e seu enfraquecimento pode estar diretamente envolvido com o hábito de fazer as unhas todas as semanas. A acetona ou qualquer outro tipo de removedor de esmalte ressecam as unhas o que as tornam quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.
A velha mania feminina de manter as mãos sempre bem feitas e com esmalte podem ressecar as unhas.
O ideal seria não pintá-las todas as semanas e hidratá-las sempre. Para quem não consegue fazer isso, uma boa dica é retirar o esmalte dois dias antes de se fazer as unhas e hidratar bem as mãos.
Mas o hábito de fazer as unhas semanalmente não é o único fator a danificar as unhas.
Tirar a cutícula deve ser sempre evitado, pois é ela quem protege a matriz da unha e impede que bactérias e fungos penetrem. Quando a matriz é danificada, infecções, defeitos graves e até definitivos podem aparecer.
É importantes que as unhas estejam sempre protegidas por luvas. Os profissionais que dependem diretamente das mãos, como cozinheiros, lavadeiras e digitadores, estão suscetíveis a traumas que podem danificar as unhas.
Tratamentos e cuidados
Para quem vai na manicure toda semana e reclama de unhas fracas, uma boa alternativa é aumentar o tempo entre as idas ao salão de beleza. Com a diminuição do uso de acetonas e removedores, é importante a hidratação constante com cremes à base de uréia. Produtos como esmaltes fortalecedores e óleos são úteis, mas nem sempre suficientes.
Há a opção de bases fortalecedoras formuladas pelo dermatologista, que são feitas de carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino. Outra opção são os medicamentos por via oral, feitos especialmente de vitaminas derivadas do complexo B. Mas antes de qualquer tratamento, é necessária uma investigação das causas do enfraquecimento das unhas.
A alimentação desregrada e carente de nutrientes pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. Se há falta de nutrientes no organismo, ele tende a direcionar o pouco que têm para órgãos essenciais e deixar de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo.
Sinais de que suas unhas estão fracas:
-Descamação com início na ponta das unhas
- Unhas quebradiças
-Unhas finas, que dobram fácil
-Unhas com aspecto poroso

Os sintomas da TPM podem ser combatidos com boa alimentação

Quase todos os sintomas da TPM têm alguma relação com os nutrientes da nossa alimentação.
Estima-se que cerca de 30% das mulheres queixam-se dos sintomas típicos da Tensão Pré-Menstrual, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Os sintomas podem ser inchaço, dor nas pernas, dor de cabeça, mastalgia (dor nos seios) ou irritação - ou dois ou mais sintomas juntos.
Pode ser mais fácil do que se imagina conseguir o alívio destes sintomas, pois quase todos têm alguma relação com os nutrientes da nossa alimentação, que podem estar em excesso ou em escassez. Para isso, só são necessários alguns ajustes para que o benefícios apareçam.
Nervosismo, irritabilidade, depressão e choro, são causados pelas baixas do cálcio e da vitamina B6 no organismo da mulher, geralmente dez dias antes da menstruação. Ao invés de gastar dinheiro com medicamentos, é melhor optar pelos alimentos simples e que têm fácil acesso.
O cálcio é encontrado no leite e seus derivados (prefira os desnatados). Salmão, folhas verdes e tofu também são uma boa escolha.
A vitamina B6 é encontrada nas carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja. Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho.
Sabe aquela vontade incontrolável de comer chocolate? O causador é a ausência de magnésio nas células, que além de atrapalhar o equilíbrio, a queda dessa substância prejudica também a absorção do cálcio. Como o cacau é rico nesse nutriente, o organismo acaba pedindo o doce, para tentar reverter o quadro. Mas tome cuidado, o chocolate não é indicado como remédio e sua ingestão deve ser moderada.
Os ácidos graxos são essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico), que são encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (melancia, melão, alcachofra, etc) também é recomendado para diminuir a sensação de peso e edemas.
É recomendável consumir esses alimentos durante o mês inteiro, mas se isso não for possível, inicie o consumo por volta de 10 a 15 dias antes da menstruação.
Assim como existem os alimentos benéficos, há também aqueles que podem agravar os sintomas da TPM. Os grandes vilões são os ricos em açúcar, em gordura, em álcool, sal e cafeína.
Segundo especialistas em nutrição, o excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, conseqüentemente, ansiedade, depressão e desejo de mais doce. O álcool também pode causar hipoglicemia.
A ingestão de alimentos ricos em gordura, como óleo, manteiga, margarina e carnes gordurosas, pode aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne.
A cafeína aumenta a tensão e sensibilidade, ou seja, contra-indicado para as mulheres que sofrem com a Tensão Pré Menstrual. Quem tem problemas de retenção de líquido, caracterizado por inchaços (inclusive nos seios) não deve consumir sal.

São Paulo imuniza 8,4 milhões contra rubéola


Até o dia 1º de setembro, o Estado de São Paulo imunizou 8.432.185 paulistas contra rubéola, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, do total 4.490.586 foram mulheres e 3.941.599 homens.
O resultado representa a cobertura de 59,2% dos paulistanos entre 20 e 39 anos.
A expectativa é que cerca de 13,5 milhões de paulistas recebem a vacina Dupla Viral, que protege contra rubéola e sarampo até o dia 12 de setembro.
Estão a disposição da população, neste período, cerca de 15 mil postos de vacinação fixos e volantes, 57 mil profissionais de saúde e quatro mil carros durante a campanha.
Foram registrados 1.659 casos de rubéola no Estado de São Paulo durante o ano passado, sendo 1.122 (68%) dos casos em homens, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Foi o número mais alto da doença registrado desde 2000, quando contraíram a doença 2.566 pessoas.
A maior incidência da doença entre os homens, é mais acentuada na faixa etária de 20 a 29 anos (50,5%) dos casos e de 30 a 39 anos (28,6%).
Nas mulheres a incidência é similar dos 20 aos 39 anos, público-alvo da campanha.

Saber ouvir é característica de pessoas inteligentes


Saber ouvir com atenção, interesse e respeito é uma característica importante das pessoas criativas. As soluções criativas de problemas requerem o conhecimento de todos os aspectos relevantes da situação e, na maioria das vezes, as informações vêm do diálogo com pessoas envolvidas ou afetadas pelo problema. Garimpar informações exige boas habilidades de comunicação, especialmente a de ouvir com atenção e sem preconceitos.
Os 6 maus hábitos que você deve combater - Os ouvintes desatentos e ineficazes apresentam um ou mais dos seguintes maus hábitos de escuta. Faça uma reflexão honesta e veja em quais deles você se enquadra sempre, às vezes ou nunca.
O Enganador - Todos os sinais externos estão presentes: balançando a cabeça, contato visual e murmurando ocasionalmente "Hum, Hum". Contudo o enganador não está concentrado na mensagem. Sua mente está vagando, muito longe.
O Interrompedor - Ele não deixa a outra pessoa terminar sua fala, não faz perguntas esclarecedoras e nem procura por mais informações. Ele está muito ansioso para falar e mostra pouco respeito pelo interlocutor.
O Racional (ou Lógico) Está sempre tentando interpretar o que o interlocutor está dizendo e por que. Ele julga prematuramente as palavras do orador e tenta enquadrá-las num modelo lógico. Raramente procura prestar atenção nos sentimentos e emoções que estão por trás da mensagem.
O Egocêntrico - Esta pessoa usa as palavras do interlocutor unicamente como um meio para falar sobre si. Quando o orador diz alguma coisa, qualquer coisa, ela se apossa do tema e muda o foco para suas opiniões, histórias ou fatos.
O Argumentador - Escuta o suficiente para usar as palavras do interlocutor contra ele. No pior caso, é uma pessoa que quer provar que a outra está errada. Na melhor hipótese, quer que o interlocutor considere outros pontos de vista, bancando o advogado do diabo. Em todos os casos resulta numa interferência inoportuna.
O Conselheiro - Interfere na comunicação, pois não permite ao orador articular completamente seus pensamentos e sentimentos. Não ajuda o interlocutor a resolver seus problemas, mostra falta de tato e deprecia o orador perante os outros ouvintes.
A chave para nos tornarmos bons ouvintes é assumir um comportamento ativo, saindo da passividade. Uma pessoa com bons hábitos de ouvinte se concentra no orador, interpreta suas palavras, avalia seus significados e responde efetivamente. A lista a seguir apresenta as sete atitudes chaves para se tornar um ouvinte atento e efetivo.
1. Procure por áreas de interesse
Motive a si mesmo perguntando: "O que há de bom e interessante para mim?" Preste atenção e se concentre no orador procurando idéias, pontos de vista, informações e comentários interessantes e valiosos.
2. Julgue o conteúdo e não a pessoa
Mantenha uma atitude positiva e focalize o que está sendo dito - o conteúdo da mensagem. Não deixe sua concentração ser desviada por falhas irrelevantes no desempenho do orador, por sua aparência ou por seus sentimentos em relação a ele. Mostre respeito pelas pessoas e aceite as diferenças.
3. Segure seus julgamentos
Ao ouvir idéias diferentes das suas, evite reações apressadas de defesa de seus pontos de vista. Tenha paciência, espere o interlocutor completar seu raciocínio para que você possa compreender integralmente o seu ponto de vista. Mantenha uma mente aberta e respeite os sentimentos e o direito das pessoas terem seus próprios pensamentos.
4. Focalize as macro idéias
O bom ouvinte procura identificar e focalizar as macro idéias da mensagem ao invés de se concentrar em cada palavra. Ele procura pelos princípios, conceitos e suposições nos quais o orador fundamenta sua mensagem. Esta estratégia favorece a concentração, serve para organizar o conteúdo e facilita a compreensão da mensagem.
5. Seja um anotador flexível e seletivo
Não tome nota de tudo que ouvir, pois isto ocasionará a perda de informações importantes. Anote as idéias e pensamentos mais importantes que expressam os princípios, conceitos e suposições que fundamentam a mensagem.
6. Resista a distrações
A melhor maneira de evitar distrações é fugir da passividade e adotar um comportamento mais ativo. Mantenha contato visual com o orador ou interlocutor e use expressões faciais discretas para mostrar sua concordância ou dúvidas sobre um ponto de sua mensagem. Nos momentos adequados faça comentários e pedidos de esclarecimentos. Estes hábitos forçam o ouvinte a ficar mais atento de modo a ter condições de formular perguntas e comentários inteligentes.
7. Resuma mentalmente
O ato de resumir mentalmente favorece a memorização do que foi ouvido e ajuda a se manter concentrado na mensagem. Converse consigo mesmo coisas como: "Ah, eu entendo; o que ele diz significa ABC; isto parece se conectar com o que ele disse sobre XYZ". Com este hábito você poderá contornar o problema criado pelo fato de que o pensamento é mais rápido do que a fala. O truque de resumir mentalmente evita que seu pensamento seja desviado para outros assuntos.
A adoção destes bons hábitos requer um esforço permanente. Após cada evento como ouvinte, faça uma reflexão e veja onde necessita melhorar. O cultivo de bons hábitos requer paciência e persistência.

Jovens brasileiros são mais otimistas


Os brasileiros em geral sempre foram considerados as pessoas mais acolhedoras do mundo, além dessa fama, ganharam recentemente um novo título: o de mais otimistas.
Os brasileiros são os jovens mais otimistas do mundo, segundo pesquisa realizada em 132 países, com jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos.
Segundo dados da pesquisa, nossos brasileiros têm mais esperança de felicidade futura do que qualquer outro jovem do mundo.
Os brasileiros alcançaram uma nota de 9,29 em uma escala de 0 a 10, enquanto os jovens americanos atingiram a escala de 9,11 e os Venezuelanos atingiram 8,27 ocupando o terceiro lugar.
Considerando a expectativa de felicidade para os próximos cinco anos, os jovens do Zimbábue ficaram em último lugar, o País africano vive em crise política e econômica tirando as expectativas e esperanças dos jovens que ficaram com nota 4,68, ocupando o último lugar no ranking.

Programa de Incentivos Fiscais e Pólo Institucional para a Zona Leste

Com o intuito de fomentar a geração de emprego e renda na região onde vivem 4,5 milhões de pessoas, a Prefeitura de São Paulo ampliará o Programa de Incentivos Fiscais para a Zona Leste. A apresentação do projeto de expansão da área de abrangência do Programa e também de um Pólo Institucional que será instalado na região foi feita na Subprefeitura de Itaquera. O Programa de Incentivos Fiscais para a Zona Leste, cujo projeto de ampliação foi enviado à Câmara Municipal, tem como objetivo estimular a instalação de novas indústrias, comércios e prestadores de serviços ao longo dos eixos da avenida Jacu-Pêssego, da Linha Vermelha do Metrô e da Linha E da CPTM, bem como apoiar as empresas já instaladas na região. Diante do grande potencial de oportunidades de emprego e renda que a região apresenta, o poder público, tanto municipal quanto estadual, vem demonstrando ao setor privado os esforços realizados para atrair empresas para a região. Um exemplo são as obras de prolongamento executados na avenida Jacu-Pêssego - cuja conclusão está prevista para 2010 - que permitirão a ligação com quatro importantes rodovias: Ayrton Senna, Dutra, Anchieta e Imigrantes (sendo estas duas pelo trecho sul do Rodoanel). Além de possibilitar o acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, e ao porto de Santos. As empresas que aderirem ao Programa terão redução de tributos pelo prazo de 10 anos. Impostos como o ITBI e IPTU terão uma redução de 50% e o ISS de 60% (respeitando o mínimo legal de 2%). Também será emitido um Certificado de Incentivo ao Desenvolvimento, que dá direito a 40% do valor dos investimentos para atividades comerciais e de até 60% para atividades industriais e de prestadores de serviços.
O Programa de Incentivos Seletivos com incentivos fiscais para estimular a instalação de empresas na Zona Leste foi criado pelo Projeto de Lei nº 14.654, em outubro de 2007. O projeto, aprovado na íntegra pela Câmara Municipal, abrangia apenas os bairros de São Mateus e Itaquera, numa área de 15 milhões de metros quadrados. A nova versão amplia a área do Programa para os bairros de Ermelino Matarazzo, Guaianases, São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Cidade Tiradentes, totalizando uma área aproximada de 24 milhões de metros quadrados. Até o momento, 31 empresas procuraram a Prefeitura com interesse em instalar-se na Zona Leste. Deste total, metade é proveniente de outras cidades. O ramo de atividade dessas empresas é variado: Tecnologia de Informação (TI), têxtil e confecções, artefatos de couro e calçados finos, equipamentos elétricos e eletrônicos, perfumes e cosméticos, entre outros.
O Pólo Institucional de Itaquera será instalado em uma área estratégica na região, próximo da estação do Metrô, do Shopping de Itaquera e do Poupatempo. O local foi escolhido por ser central na região, dispor de ótima infra-estrutura de transportes públicos e por concentrar grandes glebas públicas ainda não utilizadas. Com o objetivo de suprir a carência da população da Zona Leste e dar apoio ao desenvolvimento econômico da região, o Pólo Institucional de Itaquera prevê a instalação de uma série de equipamentos culturais e de capacitação profissional que oferecerão diversos serviços à população. Dentre eles, a implantação do edifício do Centro Paula Souza, onde serão instaladas uma unidade da Etec e outra da Fatec; uma incubadora de empresas e um conjunto de laboratórios que servirão como apoio às indústrias que se instalarem na região.
A sede do Fórum de Itaquera será transferida para o Pólo Institucional. No local também serão criados um Centro Cultural da Juventude, um Centro de Convenções e Exposições, uma praça de alimentação e serviços, praças e áreas verdes, ciclovias, parque linear, entre outros serviços.

Acaba fila para transplante de córnea na capital

A fila de espera para transplante de córnea na capital, Grande São Paulo e litoral do Estado de São Paulo acabou.
É a primeira vez na história que isso acontece, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Na prática, essas cirurgias já podem ser realizadas, na maioria das vezes, com data e hora marcada.
Em agosto, o número de inscrições de pacientes na Central de Transplantes, órgão da Secretaria, praticamente empatou com o total de cirurgias realizadas. Foram 6,3 inscrições diárias, em média, contra 6 transplantes nessas três regiões.
Na terça-feira (02/09), a Central registrava pela manhã apenas três pessoas na lista de pacientes ativos (considerados aptos a realizar um transplante) da capital, região metropolitana e litoral. Na segunda-feira (01/09) o número chegou a zero, um marco inédito. O resultado é fruto do aprimoramento do trabalho de captação de potenciais doadores nos hospitais paulistas. Atualmente essas três regiões são responsáveis por cerca de 50% das córneas captadas em todo o Estado.
Entre os transplantados em agosto nessas três regiões o tempo médio de espera foi de 1,6 mês, e 54,7% fizeram a cirurgia com menos de 30 dias de inscrição na lista da Secretaria. Há um ano a espera era de 5,2 meses. Em agosto de 2002 o tempo para transplante de córnea na capital ultrapassava os dois anos.
De janeiro a agosto foram realizados 1.490 transplantes de córneas na capital, Grande São Paulo e litoral, 79% a mais do que os 832 registrados no mesmo período do ano passado.
Em todo o Estado o número de transplantes este ano chega a 4.048, contra 3.185 de janeiro a agosto de 2007. Se o mesmo ritmo for mantido São Paulo deverá chegar ao final do ano com recorde histórico em transplantes de córneas.
O aumento da captação de córneas no Estado começou a ocorrer em 2005, graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Banco de Olhos de Sorocaba, considerado o mais capacitado do país, que passou a captar o tecido em hospitais da capital e região metropolitana, reforçando o trabalho das Organizações de Procura de Córneas (OPC) que já atuavam nessa região. "O crescimento da captação e dos transplantes de córnea é uma tendência em todo o Estado. Na capital a fila acabou antes, mas com o reforço da captação e sensibilização da sociedade para a doação essa situação também deverá ocorrer em breve nas regionais do interior", afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

Campanha “Fique Sabendo” em SP realiza 100 mil testes de HIV

Cerca de 100 mil pessoas em todo o Estado já fizeram o teste de HIV durante a primeira semana da Campanha "Fique Sabendo", promovida pela Secretaria de Estado da Saúde. A campanha, que termina na sexta-feira, 4, conta com 1.627 unidades de saúde espalhadas por 213 municípios paulistas. Somente no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, na zona sul da capital, foram realizados 414 exames durante a primeira semana da campanha, um aumento de 80,6% na procura habitual da unidade, que é de 80 exames semanais.
A campanha "Fique Sabendo", que faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa de Combate à Aids no Estado de São Paulo, é desenvolvida pelo Centro Estadual de Referência e Treinamento em DST/Aids e pelo Instituto Adolfo Lutz, órgãos da Secretaria, em parceria com os municípios paulistas. O objetivo é diagnosticar precocemente infecções por HIV através de exames de HIV, Sífilis e Hepatite até o dia 5 de setembro.

Sobrado desaba na Zona Leste da Capital e deixa uma pessoa morta







Um sobrado desabou na avenida Pires do Rio, na zona leste da capital paulista nesta sexta-feira 05/09 por volta das 16 horas.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou, por meio de sua assessoria, a morte de uma das vítimas do desabamento do sobrado em São Paulo.
Outras quatro pessoas foram resgatadas, segundo o Corpo de Bombeiros que trabalhou incansavelmente no local.
Segundo a secretaria, a vítima fatal, ainda não identificada, deu entrada sem vida no hospital Tide Setúbal por volta das 16:40 hs.
De acordo com a secretaria, outra vítima, também socorrida ao hospital Tide Setúbal, é um homem de 43 anos. Ele teve escoriações leves e a secretaria estima que ele receberá alta hospitalar em breve.
Uma mulher de 78 anos também foi encaminhada à unidade. Ela mora ao lado do sobrado que desabou e estava muito nervosa depois do desabamento.
Os Bombeiros enviaram 14 carros para atender a ocorrência e fazem a busca das vítimas.
O helicóptero Águia também foi enviado para o local.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a avenida Pires do Rio nos dois sentidos, na altura da rua Lourdes Vessoni.
Segundo informações da CET, as três vítimas seriam operários que trabalhavam em uma obra quando aconteceu o desabamento do sobrado.

Condôminos inadimplentes terão nome no SPC

Por: Riselda Morais
O Governador José Serra sancionou a lei nº 446/04 que obriga os cartórios do Estado a aceitarem o protesto dos moradores inadimplentes que estiverem devendo o condomínio ou o aluguel.
A cidade de São Paulo tem mais de 32 mil condomínio com mais de 6 milhões de moradores e a taxa de inadimplentes constantes é em torno de 4%. Outros 8% são considerados impontuais, ficam sem pagar por cerca de 90 dias. A lei permite incluir o nome dos devedores na lista de proteção ao crédito e o procedimento deve ser adotado a partir deste mês. Antes de colocar o nome do inadimplente na lista do serviço de proteção ao crédito os condomínios devem alertar os moradores sobre a nova lei de protesto de devedores e incluir um aviso no boleto de cobrança sobre a nova lei. Com a ação nos cartórios o devedor é comunicado que se não pagar em três dias seu nome vai para a lista de devedores das entidades de proteção ao crédito e o trâmite em cartório, do momento de entrada da ação até o momento em que o nome do devedor constar na lista deve durar menos de uma semana. O condomínio precisa ter precaução para não mandar o nome da pessoa errada para não sofre um processo por danos morais, é preciso ter certeza de quem é o real proprietário do imóvel.

Regulamentada lei que restitui IPVA de veículos roubados

Acaba de ser regulamentada a lei que dispensa o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos motoristas que tiveram os veículos roubados ou furtados em solo paulista.
A nova regra garante ao contribuinte a dispensa proporcional do pagamento do IPVA, a partir do mês seguinte ao da ocorrência do fato, à razão de um/doze avos por mês do valor do imposto devido ao Estado. Caso o IPVA já tenha sido pago, o proprietário deverá solicitar a restituição.
Para ter direito ao benefício, basta que a vítima de roubo ou furto do veículo registre boletim de ocorrência. Como todo o sistema é informatizado, o registro da ocorrência policial ativa um bloqueio no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que repassa as informações para a Secretaria da Fazenda, que autorizará a dispensa do IPVA.
No caso de o proprietário conseguir recuperar o veículo, volta a ser devido o IPVA no exercício em que ocorrer a recuperação, proporcionalmente aos meses que restarem até o final do respectivo ano, à razão de um/doze avos por mês.
A divulgação da relação dos contribuintes com direito ao ressarcimento com o respectivo valor da restituição será feita todo dia 28 de fevereiro do ano seguinte ao da ocorrência do furto ou roubo.
A frota de veículos no Estado de São Paulo chega a 16 milhões de carros. Desse total, cerca de 11 milhões são tributáveis, ou seja, recolhem o IPVA. Os demais estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação; veículos oficiais ou pertencerem a taxistas, portadores de necessidades especiais, partidos políticos, igrejas e entidades sem fins lucrativos.
Em 2008, o valor do IPVA foi reduzido em 1,48% no valor venal em decorrência do aumento da oferta de carros usados. Este ano, a Secretaria da Fazenda prevê arrecadar em torno de R$ 7 bilhões com o imposto.

PM localiza desmanche e prende quadrilha na zona leste

Policiais da 3ª Companhia do 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) prenderam, na tarde de segunda-feira (1º), uma quadrilha que mantinha um desmanche de veículos no Parque São Lucas, zona leste da Capital. Os policiais apreenderam algumas placas de carro e cinco automóveis.
Por meio de uma denúncia anônima, os policiais militares foram verificar a existência de um desmanche na rua Dr. Arnaldo Barbosa. No local, os PMs confirmaram a informação e surpreenderam o balconista E.B., de 35 anos, o mecânico M.T.S., 23, e os ajudantes M.L.C., 19, e A.E.M., 22, os quais foram abordados e detidos.
Foram apreendidos quatro veículos Palio e um Troller T4, além de seis placas de carro e dois celulares, produtos de furtos e roubos. A quadrilha foi presa em flagrante e encaminhada ao 42º Distrito Policial (Parque São Lucas), onde foi indiciada por receptação.

Polícia Militar de São Paulo vai receber 410 novos bafômetros




A Polícia Militar do Estado de São Paulo acaba de adquirir mais 410 etilômetros –conhecidos como bafômetros , em licitação finalizada esta semana.
Com um investimento de R$ 2,3 milhões por parte do Governo do Estado, os aparelhos deverão ser entregues à PM em um prazo de 60 à 90 dias. A corporação é responsável, desde o ano passado, pela realização da Operação Direção Segura.
A licitação foi vencida pela importadora Ribco do Brasil, que representou os produtos da empresa americana Intox Imeters.
O preço final de cada unidade do etilômetro ficou abaixo do preço de referência (considerado o preço de mercado): foi de R$ 6.500 para R$ 5.680.
Operação Direção Segura
Nessas operações, motoristas que dirigem alcoolizados são autuados em flagrante, têm a carteira de habilitação apreendida, recebem multa e, conforme a dosagem de álcool no sangue, podem ser presos em flagrante. Os novos bafômetros serão destinados, na maior parte, à Grande São Paulo e ao Interior do Estado, num total de 308 e mais 102 para a Capital. Com isso, todas as cidades com mais de 20 mil habitantes terão um bafômetro próprio.
Em junho, a Polícia Rodoviária recebeu 62 bafômetros comprados pelo DER.
Com a aquisição, que quadruplicou o número de etilômetros disponíveis, as operações Direção Segura nas estradas estaduais passaram a empregar um total de 79 equipamentos.
Todo pelotão de Polícia Rodoviária já conta com pelo menos um bafômetro.
Na capital, a PM mais que quadruplicou sua capacidade de fiscalização dos casos de embriaguez ao volante, ao receber lote de 40 bafômetros da CET.
No momento, a Polícia Militar conta com 51 equipamentos na Capital, todos operados pelo Programa de Policiamento de Trânsito, coordenado pelo 34º BPM/M. Hoje, em todo o Estado, a PM possui 158 aparelhos.

Certificação comprova excelência do trabalho realizado pelo GRAAC

Reconhecido pela excelência de sua gestão e pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, o Grupo de Apoio ao Adolescente à Criança com Câncer – GRAACC ganhou também a certificação de qualidade de seu voluntariado. Em 28 de agosto, o voluntariado da entidade recebeu o ISO 9001:2000 da ABS Quality Evaluation – QE, um dos líderes mundiais em certificação. "Com isso, podemos tornar o trabalho dos voluntários mais homogêneo e padronizado, e unir e capitalizar esforços para aprimorar continuamente os serviços prestados aos pacientes e familiares, humanizando o nosso atendimento hospitalar", diz Dr. Sérgio Petrilli, superintendente geral do GRAACC.
No Brasil, raras entidades do gênero têm essa certificação.
Segundo Sérgio Luis Custódia, country manager da ABS, certificar o sistema de gestão do GRAACC com a ISO 9001 foi muito gratificante, pois, diferentemente de algumas empresas, que se certificam porque o mercado exige, o GRAACC buscou a certificação voluntariamente. "Além disso, seu sistema de gestão está muito bem estruturado. Prova disso foi a ausência de não-conformidades nas auditorias feitas. Estamos felizes e honrados por fazer parte desse processo."
O GRAACC reúne 350 voluntários que atuam em 17 setores do hospital que mantém em São Paulo para tratamento do câncer infantil. Além disso, congrega mais de 3 mil voluntários que trabalham em eventos pontuais de mobilização para a causa e captação de recursos financeiros.
Segundo Sérgio Petrilli, o grupo de voluntários é a alma da organização não-governamental. "Temos uma ampla diversidade de colaboradores: estudantes, profissionais liberais, executivos de grandes empresas, donas de casa, das mais diversas faixas etárias", diz Petrilli.
"Nosso objetivo foi garantir um corpo de voluntários solidário e com habilidades necessárias aos serviços prestados, estimular e valorizar o comprometimento e a pró-atividade, e contribuir na humanização do atendimento hospitalar e no processo de captação de recursos", afirma Vera Secaf, coordenadora do setor de qualidade do voluntariado do GRAACC.
"Ao conquistar o ISO 9001, o GRAACC inova na busca da excelência", diz Petrilli. "O certificado ajudará o GRAACC a manter os serviços dentro dos melhores padrões de qualidade do tratamento do câncer, garantindo às nossas crianças e aos nossos adolescentes o direito de serem assistidos adequadamente e alcançarem todas as chances de cura", completa.
O GRAACC é uma organização sem fins lucrativos, criada com a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura, dentro do mais avançado padrão científico, com qualidade de vida.
O GRAACC realiza mensalmente uma média de 1.550 consultas médicas, 3.000 procedimentos ambulatoriais e 100 procedimentos cirúrgicos.

Santuário de Aparecida é o maior centro de peregrinação da América Latina

Por: Riselda Morais







A cidade de Aparecida, situada a 160 km da capital paulista, nasceu em 1745 com a construção da Capela do Morro do Coqueiro para abrigar a imagem Santa e hoje ela é o maior centro de peregrinação da América Latina, por isto, ela é conhecida como a "Capital Mariana da Fé".
O nome da cidade é uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a "Padroeira do Brasil", com o passar dos anos e a divulgação dos milagres, com a grande quantidade de fiéis que procuram a cidade, em 1888 foi construída a Basílica Velha e com o crescente número de peregrinos foi necessária a construção da nova Basílica que hoje recebe cerca de oito milhões de pessoas por ano e vive em constante construção.
As pessoas que visitam Aparecida podem contribuir com a construção da Basílica através da "Campanha do Tijolinho" depositando o valor de um tijolinho em uma urna e da "Campanha dos Devotos".
O Santuário tem ambulatório médico anexo à nave leste próximo a passarela, berçário no subsolo, o museu Nossa Senhora Aparecida no subsolo do Santuário Nacional que atualmente expõe uma mostra de longa duração intitulada: "Rainha do Céu, Mãe dos Homens, Aparecida do Brasil", Sala dos Milagres, ponto de encontro, praça de alimentação e muitas outras estruturas para acolher os peregrinos.
Os devotos não medem esforços para visitar o Santuário, chegam de ônibus, de carro, a pé, de moto, bicicleta, a cavalo, não importando o meio de transporte, diante da Mãe Aparecida seus filhos chegam angustiados buscando esperanças de cura, de Paz, de emprego, de dias melhores.
Diante de Nossa Senhora, os pecadores ricos e pobres, humildes e poderosos, príncipes, princesas e presidentes, patrões e empregados ficam impressionados, encantados com seu poder, com a grandiosidade do Santuário e com sua beleza.
Na sala dos milagres chegam flores, fardas, fotos, uniformes, discos, panelas, membros humanos feitos de cera ou gesso e todos os tipos de objetos que representam um perigo ou risco vencido e uma graça alcançada. Milhares de velas são acesas em agradecimento.
É a fé quem leva o romeiro à Aparecida, é com fé que ele se põe a orar diante da imagem milagrosa, que dobra seus joelhos, fecha os olhos e faz suas orações, faz pedidos, promessas e agradece pelas graças alcançadas, se entrega sob sua proteção de joelhos, de pés descalços e despojados das vaidades humanas se reconhece pecador e carecido de perdão, porque estar perto de Nossa Senhora é também estar perto de Jesus e seguir o caminho da Salvação.
"Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre Jesus".