Pesquisar

sábado, 27 de dezembro de 2008

O Natal nos revela Deus como Criança

Por: Riselda Morais
O Natal é um período que toca os nossos corações e não deve ser apenas dedicado ao consumismo para a alegria do comércio, aproveitemos este período para refletirmos e lembrarmos que o dia de nosso Senhor Jesus é aquele consagrado para servi-lo e honrá-lo e que o façamos de coração puro. É no Natal que aprendemos a lição do amor incondicional. O nascimento de Cristo em um ambiente pobre, em uma manjedoura, aponta para os desígnios de Deus; elevar-se na humildade, aproximar-se dos pobres, estar ao lado dos pequeninos. Maria, nossa “Mãe” eterna o esperou com zelo e o preparou para sua missão terrena.
‘“Ave Maria cheia de graça o senhor é convosco, bendita sois entre as mulheres, bendito é o fruto de vosso ventre Jesus”.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir nossa humanidade sem deixar de ser Deus.
É o reino de Deus que o menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade.
Nos símbolos de Natal temos as cores, a cor verde simboliza a esperança e a vida e a cor vermelha simboliza o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação de nosso amor que espera pelo nascimento do filho de Deus. A montagem da Árvore lembra a Árvore da Vida, citada na Bíblia: “No meio da Praça e em ambas às margens do rio cresce a árvore da vida e suas folhas servem para curar as nações. (Apocalipse 22.2). Já o presépio marca a presença de Jesus na manjedoura. O Papai Noel é uma homenagem ao padre Saint Claus que próximo a esta data distribuía presentes a população. Em sua figura o bom velhinho toma para si os atributos do “Todo Poderoso”:
a) Onisciência – Conhece cada criança e seu comportamento. E poderosamente conhece o pedido de cada uma.
b) Onipresença – Numa única hora, consegue estar em todos os lugares, na difícil missão de descer pela chaminé e deixar o presente.
c) Onipotência – Tem poder para julgar, fazer renas voarem e ainda para controlar o tempo.d) Eternidade - É sempre o mesmo por séculos.
As luzes lembram que com a encarnação o mundo acolhe a Luz do Verbo Divino, no Natal encontramos esta luz na luzes que enfeitam a árvore, iluminando nosso caminho interior e neste sentido a árvore nos revela nosso próximo como irmão e Deus como criança.
Cristo é Rei e veio para reinar; mas o seu Reino não é deste mundo; não se confunde com o “Reino do homem”; seu Reino começa neste mundo, mas se perpetua na eternidade, para onde devemos ter os olhos fixos, sem tirar os pés da terra.